Vargem Grande: Colisão entre motocicleta e bicicleta deixa dois feridos

Destacado

Na tarde deste domingo (19), ocorreu um acidente na avenida Castelo Branco, no centro de Vargem Grande. A colisão foi entre motocicleta e bicicleta.

Segundo informações, do Diretor do Hospital de Vargem Grande, as duas vítimas do acidente, José de Ribamar Veras Cunha, 65 anos e Joelson Reis Barros, 32 anos, sofreram apenas escoriações leves pelo corpo.

Aguardem mais informações.

Prefeitura de Nina Rodrigues anuncia programação oficial dos 58 anos da cidade

Destacado


Já é tradicional a comemoração do aniversário de Nina Rodrigues, este ano em comemoração aos 58 anos de emancipação politica, o prefeito Rodrigues da Iara surpreendeu a todos, trazendo bandas de renome nacional, como Brasas do Forró, entre outras atrações. Este dia 30, ficará gravado na mente do povo de Nina Rodrigues e das demais cidades.

Em conversa com o prefeito, ele deixou um convite especial a todos,“venha comemorar com a gente, preparamos uma grande festa pra você e sua família’, enfatizou Rodrigues da Iara.

Veja a baixo a programação da festa :
21:00h Banda Mesa de Bar
23:00h Brasas do Forró
01:00h Bruno Shinoda
03:00h Jhony Boy

17 jovens desmaiam e vão para o hospital após passarem mal em gincana escolar

Destacado

Pelo menos 17 jovens passaram mal e precisaram de socorro médico depois do terceiro dia de uma gincana que estava sendo realizada por uma escola no bairro da Cohab, na tarde dessa quarta-feira (18), em São Luís.

Segundo informações de testemunhas, possivelmente os jovens teriam inalado um tipo de fumaça e acabaram passando muito mal, o que ocasionou tumulto e correria. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estiveram no local para socorrer as vítimas.

Conselheiros tutelares estiveram no Socorrinho do Anil para onde os jovens foram encaminhados e de acordo com informações médicas foi descartada a possibilidade de desmaio por conta de intoxicação alimentar ou inalação da fumaça.

Em nota de esclarecimento, a Seduc informou que alguém ainda sem identificação estourou um sinalizador fazendo com que vários alunos passassem mal. Esclareceu ainda, que as equipes estiveram no local para dar suporte às vítimas e que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas cabíveis no âmbito administrativo e pedagógico assim que o responsável for identificado.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que na tarde desta quarta-feira (18) a comunidade escolar do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, escola da rede pública estadual localizada no bairro da Cohab, estava realizando uma Gincana, quando, ao final, alguém que ainda não foi identificado estourou um sinalizador, causando tumulto e levando vários estudantes a passar mal. A Seduc esclarece que o Samu e o Corpo de Bombeiros foram imediatamente acionados, para prestar socorro às vitimas. Ao todo, 17 estudantes foram levados ao pronto-socorro e já foram liberados, após atendimento.

Por fim, a Seduc informa que equipes da Secretaria estiveram no local dando todo o suporte às vitimas e acompanhando a apuração da situação junto às autoridades, a fim de compreender o ocorrido e tomar as medidas cabíveis no âmbito administrativo e pedagógico, assim que for identificada a responsabilidade dos fatos.

Imparcial



Falso padre é preso após aplicar golpes em São Luís

Destacado

Na terça-feira (17), Adeildo Lima dos Santos, vulgo “Lima” foi preso após se passar por padre nos bairros do Coqueiro e da Estiva, zona rural de São Luís.Segundo informações, Adeildo estava se passando por um religioso e pedindo doações em seu nome e em nome da Igreja Católica.

Dentre as vitimas encontram-se pessoas de vários setores sociais da população ludovicense.O falso padre pedia valores em espécie ou transferências bancarias alegando que era para uma futura reforma nas instalações da Igreja. O mesmo já tem varias passagens em delegacias maranhenses, afirmou que faz isso há vários anos, e que nos últimos 3 meses deva ter faturado algo em torno de R$ 10 mil só com esta prática delituosa.

As investigações continuam a fim de identificar e localizar possíveis compassas do mesmo, visto que algumas das contas bancárias que receberam os valores não eram de sua propriedade. Após os procedimentos de praxe, foi encaminhado ao complexo penitenciário de pedrinhas onde ficará à disposição da justiça.

Prefeitura de Nina Rodrigues faz uma verdadeira revolução nas estradas vicinais do município.

Destacado

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura e Transporte, está fazendo uma grande revolução no município com a construção e recuperação de estradas vicinais, que irão melhorar significativamente a qualidade de vida dos Ninenses que vivem na zona rural.

O prefeito Rodrıgues da Iara acaba de entregar a população duas importantes estradas, a estrada do povoado Cajueiro com uma extensão de aproximadamente 7 quilômetros, e a estrada, sistema de drenagem e tubulação do povoado Cumbre com extensão aproximada de 1,5 quilômetros.

O prefeito Rodrıgues da Iara falou da sua satisfação ao concluir essas obras tão importantes para o município. “Assumimos o compromisso de recuperar a estradas vicinais do município, e mais ainda, estamos construindo novas estradas onde só havia mata fechada, facilitando a chegada e o acesso de serviços públicos de qualidade aos moradores dessas comunidades.

Segundo o prefeito Rodrigues da Iara, a escavadeira hidráulica é apenas um dos presentes que serão entregues a população

Destacado

A cidade de Nina Rodrigues administrada pelo prefeito Rodrigues da Iara, adquiriu uma escavadeira hidráulica que será utilizada na melhoria da infraestrutura do município, em especial na construção de açudes e na conservação das estradas vicinais.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar do deputado Hildo Rocha e será entregue oficialmente pelo prefeito Rodrigues da Iara no próximo dia 30, quando Nina Rodrigues irá comemorar 58 anos de emancipação política.

Segundo o prefeito Rodrigues, “Esse é apenas, um dos presentes que vamos entregar a nossa população.”

Prefeitura de Nina Rodrigues confirma o pagamento do décimo terceiro salário

Destacado

A secretaria municipal de Finanças de Nina Rodrigues concluiu na manhã desta terça-feira (10) o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais referente ao ano de 2019. A primeira parcela já havia sido paga no mês de junho.

Salário em dia e pagamento antecipado do décimo terceiro, se tornou um marco da gestão do prefeito Rodrigues da Iara, que apesar de pouca idade, tem demonstrado um enorme comprometimento, com o servidores públicos municipais.

Em nova avaliação do TCE, Câmara de Vargem Grande permanece na lista das que cumprem a Lei da Transparência

Destacado

A atual gestão da Câmara Municipal de Vargem Grande, presidida pelo Vereador Braga (PSDB), segue colhendo os frutos da incansável luta que travou, juntamente com os demais membros da mesa diretora e principalmente com sua equipe técnica, para solucionar todas as pendências que impossibilitava a Casa de obter a Certidão REGULAR do Portal Transparência do Tribunal de Contas do Maranhão  (TCE-MA).
Ademais, a Lei da Transparência, Lei complementar 131/2009 foi criada para divulgar em tempo real a receita e despesas de toda entidade pública (com o prazo máximo de 24h) em um site na internet. Mas só isso não basta, é necessário seguir algumas exigências técnicas que irão validar se essas informações estão corretas perante as fiscalizações do Ministério Público. 
O principal órgão externo de controle das despesas dos municípios é o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em síntese, o órgão de controle constata-se que a Câmara de Vargem Grande cumpre com todas as exigências de transparência previstas no art. 48, incisos II e III, c/c o art. 48-A da Lei Complementar nº 101/2000. 
O Portal da Transparência ganha cada vez mais força e incrementos, visto que a importância do tema coincide com a necessidade cada vez maior da sociedade em acompanhar os gastos públicos, e se estão feitos de forma responsável ou não. Uma vez que o principal órgão de controle atesta a transparência e o uso adequado dos meios de informar aos cidadãos sobre os gastos público por parte da Câmara de Vargem Grande, é um sinal claro e evidente de que as coisas estão no caminho correto. 
O trabalho de atualização e modernização do Portal da Transparência foi reconhecido pelo TCE-MA em documento expedido nos meses de maio e agosto, e novamente mantido em nova avaliação no mês de novembro, realizada pela Supervisão de Controle Externo do TCE que continua atestando que a Câmara Municipal de Vargem Grande cumpre com as exigências legais. 
Segue certidão:

Traficantes são presos com 150g de maconha no Povoado Leite

Destacado

A Polícia Civil, prendeu em flagrante delito na última quarta feira (13) os indivíduos; JOSIÉ NASCIMENTO CARNEIRO CARVALHO de 27 anos, CARLOS ANTONIO CARVALHO ABREU, 24 anos, RAIMUNDO ERBETE BEZERRA BARBOSA, 44 anos, e ILQUIAS ALMEIDA GONÇALVES FILHO de 29 anos. Com eles estava a menor de 16 anos (G.D.L.) que também foi apreendida na operação.

Ambos, são acusados de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico. A operação policial aconteceu no Povoado Leite, dentro do estacionamento do Restaurante da Vitória.

Segundo relatos dos policias que comandaram a operação, quando os criminosos avistaram a equipe, imediatante eles arremessaram a droga para um terreno baldio ao lado do restaurante, na tentativa de se desfazer do material. Porém, a ação não teve exito e a policia apreendeu com eles aproximadamente 150g de maconha.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é drogas-1024x768.jpg

Estes indivíduos acusados de tráfico de drogas, já são velhos conhecidos da polícia e atualmente, atuavam nas áreas de Itapecuru, Leite, Vargem Grande e Presidente Vargas.

Polícia prende grupo suspeito de estupros, tráfico e homicídios no Maranhão

Destacado

‘Operação Malta’ foi realizada em Carolina e prendeu ao menos 13 pessoas.

Grupo preso após a 'Operação Malta' realizada em Carolina, no Maranhão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Grupo preso após a ‘Operação Malta’ realizada em Carolina, no Maranhão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil realizou uma operação nesta quinta-feira (14) e cumpriu 10 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão em Carolina, no sul do Maranhão. Ao menos 13 pessoas foram presas, sendo três autuadas em flagrante. São elas:

  • Constantino Campelo do Nascimento
  • Adaílton de Holanda da Silva
  • Romário Ferreira da Silva
  • Clesio Sousa da Silva
  • Haroldo da Conceição Noleto Miranda
  • Brenda Ferreira Noronha
  • José de Ribamar Peres Damasceno Neves
  • Gabriel da Silva Pereira de Sousa
  • Hilário Cardoso dos Santos
  • Duyllio Paiz Cardoso Rocha
  • Ailton Oliveira da Silva
  • Celso André Fernandes Duarte

Segundo a polícia, os suspeitos foram presos por crimes de tentativa de latrocínio, tortura, estupro de vulnerável, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado, receptação, entre outros.

No total foram recuperados dois aparelhos celulares e três motocicletas. Também foram apreendidos porções de maconha, 250 munições de arma de fogo e uma espingarda.

G1

Seguradora Líder, administradora do DPVAT, rebate críticas de ineficiência e diz que ampliou combate a fraudes

Destacado

Consórcio formado por 73 seguradoras é responsável pela gestão do seguro obrigatório que o governo decidiu extinguir a partir de 2020, alegando fraudes e altos custos.

A Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro DPVAT, rebateu ao G1 as críticas feitas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) de ineficiência no chamado “seguro obrigatório”.

A Susep, autarquia vinculada ao Ministério da Economia que fiscaliza os seguros, disse ter sido consultada pelo governo antes de ser anunciado, na última segunda (11), o fim do DPVAT, a partir do ano que vem.

E que comprovou com dados a “baixa eficiência” do seguro, mas não detalhou quais foram as informações apresentadas ao ministério.

Afirmou apenas que a operação do DPVAT representa 1,9% do volume de receitas de seguros no país, mas consome 19% dos recursos de fiscalização da superintendência.

“Não há nada que indique ineficiência na gestão do Seguro DPVAT”, afirma a gestora do seguro obrigatório. “Ao contrário. A Seguradora Líder acumulou redução de despesa total da ordem de 9,9%, de janeiro a outubro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.”

A Líder é um consórcio de 73 seguradoras (veja a lista completa ao fim da reportagem) que administra o DPVAT desde 2007. Inclui as operadoras mais conhecidas do país e também uma empresa que tem entre seus sócios o presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar.

Juntas, as seguradoras que formam o consórcio representam 70% do mercado, segundo a própria Líder.

Fraudes

A superintendente da Susep, Solange Teixeira, disse ainda, na última terça, que “havia uma corrupção enorme” no modelo do seguro obrigatório. Um dia antes, ao anunciar o fim do DPVAT, o governo mencionou que a medida tem o potencial de evitar fraudes.

Em 2015, o DPVAT foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra fraudes chamada “Tempo de despertar”. Na época, a PF e o Ministério Público estimaram que os prejuízos aos cofres públicos poderiam ser de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

Nesta quarta, a Seguradora Líder disse que, desde 2017, aumentou a prevenção, detecção e investigação de fraudes na administração do DPVAT. Em 2018, 11.898 tentativas foram detectadas, evitando, segundo a seguradora, a perda de R$ 69,6 milhões.

TCU viu ‘transformação’

Entre 2014 e 2015, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o cálculo dos valores do DPVAT e constatou “despesas administrativas irregulares, acordos judiciais antieconômicos e provisões superestimadas com pagamento de indenizações em valores superiores aos limites estabelecidos em lei”.

Em relatório de julho último, o TCU disse que “após a Operação Tempo de Despertar, a administração da Seguradora Líder sofreu grande transformação”.

O tribunal citou mudanças no quadro de administradores e a implementação de ações de combate a fraudes, o que “resultou em relevantes superávits financeiros nos anos de 2016 a 2018”.

E destacou que “no fim de 2016, iniciou-se um movimento de grande redução da tarifa do DPVAT”. Os valores do seguro vêm caindo desde 2017. Em 2019, ficou mais barato também para motocicletas, responsáveis por 70% dos pedidos de indenização.

A Líder afirmou que intensificou o combate a fraudes desde 2017. Naquele ano, 17.550 tentativas foram descobertas — 44,8% do total de fraudes evitadas entre 2008 e 2016.

Segundo a seguradora, até setembro de 2019 a fraude mais comum foi a documental, com 84,86% do total, seguida por declarações falsas (10,12%).

Veja quem é a Seguradora Líder, que administra o DPVAT — Foto: Wagner Magalhães/G1

Veja quem é a Seguradora Líder, que administra o DPVAT — Foto: Wagner Magalhães/G1

Tempo para pagar indenização

A Líder afirmou ainda que tem aprimorado seus sistemas para redução de tempo e custos nos processos e pagamentos das indenizações.

Entre as mudanças estão a internalização de atividades, como revisão de perícia médica, análise e aprovação de pagamentos para indenizações por invalidez permanente. E a criação de um aplicativo que permite iniciar o processo de pedido de indenização pelo celular.

De acordo com a empresa, com essas medidas, o tempo de pagamento de indenização caísse de até 30 dias, que é o prazo determinado por lei, para entre 7 e 9 dias úteis, após a entrega de toda a documentação.

Além disso, segundo a Líder, o número de pagamentos cresceu 7,7% de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o balanço no site do consórcio, em 2018, 65 milhões de veículos pagaram o DPVAT e a arrecadação foi de R$ 4,7 bilhões.

Por lei, metade deste valor é destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O montante pago em indenizações foi de R$ 1,4 bilhão. E a Líder diz ter encerrado o ano com lucro de R$ 1,1 milhão (0,02% da arrecadação).

Atualmente, de acordo com o governo federal, o DPVAT tem reservas de R$ 8,9 bilhões, sendo que o valor estimado para cobrir as obrigações efetivas do seguro até o fim de 2025, quando a Líder deixará de administra-lo é de aproximadamente R$ 4,2 bilhões.

Reclamações

A Susep também apontou que “o volume de reclamações do DPVAT é um dos maiores do mercado, sendo a empresa administradora do seguro [Líder] a segunda colocada no ranking de reclamações”.

G1 perguntou à superintendência quais são as principais queixas, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

“Nenhuma seguradora no mercado nacional possui 65 milhões de clientes e, tampouco, recepciona, por ano, cerca de 600 mil pedidos de indenizações”, rebateu a Líder. “O correto seria comparar a frequência de reclamações frente ao número de segurados ou ao número de indenizações reclamadas. Certamente o resultado seria outro.”

Segundo o consórcio, em 2018, a empresa teve 8.132 reclamações para 65,2 milhões de bilhetes (veículos que pagaram seguro) — o que representa 0,01% do volume total. Confrontando o número de acidentes recepcionados e o de reclamações, a porcentagem sobe para 1,36%. A empresa também disse que há reclamações não procedentes.

A Líder também respondeu à informação da Susep de que o DPVAT é alvo de “milhares de ações judiciais”. Segundo a gestora, o número de processos caiu mais de 15% nos primeiros oito meses de 2019, passando de 420 mil para 357 mil.

“No histórico de entradas de novas ações nos últimos 4 anos, a seguradora também acumula recuos, chegando a uma redução de 51% com a comparação dos 8 primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2015”. O índice de êxito nas ações, de acordo com a seguradora, é de mais de 70%.

Veja quem integra a Seguradora Líder

  • AIG SEGUROS BRASIL S/A
  • ALFA PREVIDÊNCIA E VIDA S/A
  • ALFA SEGURADORA S/A
  • ALIANÇA DO BRASIL SEGUROS S/A
  • AMERICAN LIFE COMPANHIA DE SEGUROS
  • ANGELUS SEGUROS S/A
  • ARGO SEGUROS BRASIL S/A
  • ARUANA SEGURADORA S/A.
  • ASSURANT SEGURADORA S.A.
  • ATLÂNTICA CIA DE SEGUROS
  • AUSTRAL SEGURADORA S/A
  • AXA CORPORATE SOLUTIONS SEGUROS S/A
  • AXA SEGUROS S/A
  • AZUL COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS
  • BANESTES SEGUROS S/A
  • BMG SEGUROS S/A
  • BRADESCO AUTO/RE COMPANHIA DE SEGUROS
  • BRASIL VEÍCULOS CIA. DE SEGUROS
  • BTG PACTUAL VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • CAIXA SEGURADORA S/A
  • CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • CENTAURO VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • CESCEBRASIL SEGUROS DE GARANTIAS E CRÉDITO S/A
  • CHUBB SEGUROS BRASIL S/A
  • CIA DE SEGUROS ALIANÇA DA BAHIA
  • CIA DE SEGUROS ALIANÇA DO BRASIL
  • CIA DE SEGUROS PREVIDÊNCIA DO SUL
  • CIA EXCELSIOR DE SEGUROS
  • COMPREV SEGURADORA S/A
  • COMPREV VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • DAYPREV VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • ESSOR SEGUROS S/A
  • FAIRFAX BRASIL SEGUROS CORPORATIVOS S/A
  • FATOR SEGURADORA S/A
  • GAZIN SEGUROS S.A.
  • GENERALI BRASIL SEGUROS S/A
  • GENTE SEGURADORA S/A
  • ICATU SEGUROS S/A
  • INVESTPREV SEGURADORA S/A
  • INVESTPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S/A
  • ITAÚ SEGUROS DE AUTO E RESIDÊNCIA S/A
  • MAPFRE PREVIDÊNCIA S/A
  • MAPFRE SEGUROS GERAIS S/A
  • MAPFRE VIDA S/A
  • MBM SEGURADORA S/A
  • MG SEGUROS, VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • MITSUI SUMITOMO SEGUROS S/A
  • MONGERAL AEGON SEGUROS E PREVIDÊNCIA S/A
  • OMINT SEGUROS S/A
  • PORTO SEGURO CIA DE SEGUROS GERAIS
  • PORTO SEGURO VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • POTTENCIAL SEGURADORA S/A
  • PREVIMAX PREVIDÊNCIA PRIVADA E SEGURADORA S/A
  • PREVIMIL VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • RIO GRANDE SEGUROS E PREVIDÊNCIA S/A
  • SABEMI SEGURADORA S/A
  • SAFRA SEGUROS GERAIS S/A
  • SAFRA VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
  • SANCOR SEGUROS DO BRASIL S.A.
  • SEGURADORA LÍDER DO CONSÓRCIO DO SEGURO DPVAT S.A.
  • SINAF PREVIDENCIAL CIA. DE SEGUROS
  • SOMPO SEGUROS S/A
  • STARR INTERNATIONAL BRASIL SEGURADORA S.A.
  • SUHAI SEGURADORA S/A
  • SWISS RE CORPORATE SOLUTIONS BRASIL SEGUROS S/A
  • TOKIO MARINE SEGURADORA S/A
  • TOO SEGUROS S/A
  • TRAVELERS SEGUROS BRASIL S/A
  • UNIÃO SEGURADORA S/A – VIDA E PREVIDÊNCIA
  • USEBENS SEGUROS S/A
  • VANGUARDA CIA DE SEGUROS GERAIS
  • XL SEGUROS BRASIL S/A
  • ZURICH SANTANDER BRASIL SEGUROS E PREVIDÊNCIA S/A