15 municípios do MA iniciam nova etapa de recadastramento biométrico

Destacado

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a previsão do recadastramento biométrico obrigatório será a partir do mês de outubro.

Por G1 MA — São Luís


Eleitor cadastra biometria — Foto: Divulgação/Ascom TRE-RJ

Eleitor cadastra biometria — Foto: Divulgação/Ascom TRE-RJ

O recadastramento da biometria no ciclo 2019-2020 será realizado em 15 municípios do Maranhão. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), uma última reunião entre juízes e prefeitos foi realizada na quinta-feira (22) para discutir sobre a implantação da biometria no estado.

Durante a reunião foram firmados termos de cooperação em que as prefeituras se comprometeram em disponibilizar espaço físico para instalação dos postos de atendimento, pessoal, limpeza, vigilância, link de internet, mobília e apoio na divulgação.

O TRE será responsável pelo suporte técnico e operacional, capacitação dos servidores, adequação das instalações elétrica e lógica e a distribuição dos materiais para a divulgação como panfletos, cartazes, peças para whatshapp e spot para veicular em carros de som e rádios.

Ainda de acordo com o TRE, o recadastramento biométrico obrigatório será a partir de outubro. Os 15 municípios que estão incluídos na última fase são: Anapurus, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Cedral, Central do Maranhão, Porto Rico do Maranhão, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Conceição do Lago Açú, Lago Verde, Turilândia, Satubinha, Marajá do Sena, Apicum-Açu e Serrano do Maranhão.

No Maranhão, existem cerca de 4 milhões 592 mil 387 eleitores, 3 milhões 787 mil 177 (82,47%) que já passaram pelo cadastro de biometria, restando serem alcançados cerca de 805 mil (17,53%) até dezembro de 2019.

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

Destacado

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na tarde desta sexta-feira (23), decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

Segundo o texto, que já foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o emprego dos militares será autorizado apenas mediante requerimento do governador de cada estado da região. A Amazônia Legal é um território que abrange a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.

De acordo com o decreto, o período de emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios vai deste sábado (24) a 24 de setembro. Estão previstas ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate de focos de incêndio. Conforme o texto, as operações deverão ocorrer em articulação com os órgãos de segurança pública e órgãos e entidades de proteção ambiental. 

O governador de Roraima, Antonio Denarium, que chegou a participar da reunião ministerial que definiu o uso das Forças Armadas, disse a jornalistas, no Palácio do Planalto, que já assinou o pedido para que militares combatam incêndios no estado.

Denarium afirmou que, hoje, os estados da região  não têm condições de combater sozinhos os incêndios florestais. “Por isso, estamos solicitando ajuda do governo federal, para que, em parceria com o estado, com o Corpo de Bombeiros Militar e o Corpo de Bombeiros Civil, fazer o combate aos incêndios que estão em toda a Região Norte.” Ele disse que outros governadores da região também deverão solicitar o apoio. Uma reunião entre governadores da região e o presidente da República está prevista para a próxima terça-feira (27), em Brasília, informou Denarium. 

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios. Pelo decreto, caberá ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, definir a “alocação dos meios disponíveis e os comandos que serão responsáveis pela operação”.

Pronunciamento

O presidente Jair Bolsonaro convocou para esta noite rede nacional de rádio e televisão para anunciar medidas do governo federal para conter incêndios na Floresta Amazônica.

A decisão sobre o pronunciamento, que vai ao ar às 20h30, foi confirmada pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom), após reunião ministerial coordenada pelo próprio presidente, durante a tarde, no Palácio do Planalto. Fonte Agência Brasil

Acidente entre carro e van mata motorista na Avenida dos Portugueses, em São Luís

Destacado

A esposa do motorista do carro ficou ferida e foi socorrida. Passageiros da van ficaram gravemente feridos.


Carro ficou com a parte dianteira destruída após o acidente na BR-135 — Foto: Alessandra Rodrigues/Rádio Mirante AM

Carro ficou com a parte dianteira destruída após o acidente na BR-135 — Foto: Alessandra Rodrigues/Rádio Mirante AM

Uma batida frontal entre uma van e um carro de passeio, deixou ao menos uma pessoa morta e vários feridos na tarde desta sexta-feira (23) na Avenida dos Portugueses, acesso para a BR-135, em São Luís. A van estava no sentido Porto do Itaqui > Anjo da Guarda, enquanto o carro transitava no sentido contrário.

A vítima do acidente que faleceu foi identificada como Miguel Lopes Dutra, de 42 anos, que era o motorista do carro. A esposa dele, Iara Correia da Silva Dutra, foi socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência e o estado de saúde é estável.

Segundo o Corpo de Bombeiros, várias pessoas na van tiveram ferimentos graves. Os bombeiros estimam que cerca de nove pessoas estavam na van, enquanto outras pessoas na região informaram que eram treze pessoas.

Bandidos levam relógios e celulares após arrombamento da CASA SAMPAIO

Destacado

Na madrugada de hoje, 23, bandidos arrombaram e entraram pelo teto, quebrando o forro, da CASA SAMPAIO, que fica no centro comercial de Coroatá, na rua Senador Leite.

De acordo com o repórter Antonio Silva, da TV NAZARÉ e da FM Educativa, os bandidos tiveram acesso ao depósito e a escritórios da empresa onde também funciona um banco postal.

“Eles levaram celulares, levaram vários relógios. Ainda não foi contabilizado  o prejuízo, a gente da loja, Elizângela Mendes, disse que já comunicou à central da Casa Sampaio. Uma equipe de técnicos está chegando ao local para poder fazer a verificação”, disse em áudio enviado ao jornalista Sena Freitas (FCTV).

O alarme não disparou e toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança do estabelecimento e a Polícia Civil está investigando, ninguém foi preso até agora.

A Casa Sampaio está há 15 anos em Coroatá e foi a primeira vez que passou por um arrombamento.

Criação de novos municípios avança no Maranhão

Destacado

Atualmente 28 distritos lutam pela emancipação no Maranhão

Por: George Raposo

Além da discussão nacional acerca da criação de novos estados, o Maranhão também vive uma discussão interna sobre a possibilidade de emancipação de povoados que querem virar municípios.

Nesta semana, representantes de várias regiões do estado participaram da primeira assembleia deliberativa de fundação da Federação dos Comitês Pró-Emancipação do Estado do Maranhão (Fecopema). O evento ocorreu no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa, em São Luís.

Ao longo do dia foram feitas explanações sobre o funcionamento da federação, leitura e aprovação da proposta do estatuto da entidade, composição da chapa da diretoria e, ao final, a aprovação e posse da nova diretoria.

Atualmente, 28 distritos do Maranhão lutam pela emancipação, dentre eles, Maracanã, Maiobão e Vitória do Araçagy, localizados na Região Metropolitana de São Luís; Auzilândia, povoado de Alto Alegre do Maranhão; Belém do Maranhão, povoado de Tuntun; Novo Bacabal, de Bacabal, Palestina, de Brejo, dentre outros.

O professor Ronald Chaves, que faz parte do Comitê Distrital Vitória do Araçagy, de São José de Ribamar, falou sobre importância da municipalização e qual o objetivo real do Projeto Emancipação Já.

“A gente precisa explicar para que a sociedade entenda que o projeto de emancipação vai muito além do que meramente criar municípios, e sim promover qualidade de vida. Dessa forma, a gente vai poder promover para as presentes e futuras gerações uma perspectiva de vida melhor”, disse o professor Ronald Chaves.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Social, deputado Dr. Yglésio (PDT), disse que a emancipação dos povoados tem que ser debatida com cautela e responsabilidade. Fonte O Imparcial

País gera 43,8 mil empregos formais em julho

Destacado

carteira de trabalho

Pelo quarto mês consecutivo, houve geração de emprego formal no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (23), pelo Ministério da Economia. Em julho, foi registrada a abertura de 43.820 vagas de trabalho com carteira assinada, crescimento de 0,11% em relação ao estoque de junho.

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo positivo em julho deste ano foi resultado de 1.331.189 admissões contra 1.287.369 desligamentos. Em julho de 2018, o resultado foi melhor: com saldo positivo de 47.319.

Nos sete meses do ano, foram criados 461.411 postos de trabalho (9.600.447 admissões e 9.139.036 desligamentos). Na comparação com o mesmo período de 2018, houve crescimento de 2,93%. O resultado de janeiro a julho deste ano é o melhor para o período desde 2014 (632.224).

Dos oito setores econômicos, sete contrataram mais do que demitiram em julho. O saldo ficou positivo na construção civil (18.721), serviços ( 8.948), indústria de transformação (5.391), comércio (4.887), agropecuária (4.645), extrativa mineral (1.049) e serviços industriais de utilidade pública (494). Apenas administração pública descreveu saldo negativo (315).

Resultados regionais

Segundo o ministério, todas as regiões do Brasil tiveram crescimento no mercado formal de trabalho em julho. O maior saldo foi na Região Sudeste, com 23.851 vagas de emprego com carteira assinada, crescimento de 0,12%. Em seguida, vêm Centro-Oeste (9.940 postos, 0,30%); Norte (7.091 postos, 0,39%); Nordeste (2.582 postos, 0,04%) e Sul (356 postos, 0,00%).

Das 27 unidades da federação, 20 terminaram julho com saldo positivo no emprego. A maior parte das vagas foi aberta em São Paulo, onde foram criados 20.204 postos de trabalho; Minas Gerais, com 10.609 novas vagas, e Mato Grosso, que teve saldo positivo de 4.169 postos.

Reforma Trabalhista

Do saldo total de julho, 6.286 vagas foram resultado da reforma trabalhista, número equivalente a 14,34% do total. A maior parte destes empregos veio na modalidade intermitente (quando o empregado recebe por horas de trabalho), que teve saldo de 5.546 postos, principalmente em ocupações como alimentador de linha de produção, servente de obras e faxineiro. Na categoria de trabalho em regime de tempo parcial, foram 740 vagas, em ocupações como faxineiro, auxiliar de escritório e operador de caixa.

Em julho de 2019, houve 18.984 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado, envolvendo 13.918 estabelecimentos, em um universo de 12.592 empresas. Um total de 45 empregados realizou mais de um desligamento mediante acordo com o empregador. Fonte Agência Brasil

Nomeado há menos de um mês, aliado de Josimar cai do Incra

Destacado

O empresário Mauro Rogério Maranhão Pinto, o Mauro da Hidraele, não é mais o superintendente do Incra no Maranhão.
Nomeado há menos de um mês, por indicação do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (reveja), ele foi exonerado na tarde de ontem (22).
Segundo apurou o Blog do Gilberto Léda, Mauro da Hidraele encontrou forte resistência no órgão para realizar mudanças de cunho administrativo.
Sem apoio dos comandados, ele acabou optando por deixar o comando da gestão.

Do Gilberto Lêda

Vereador morre vítima de AVC em Hospital de Matões

Destacado

Faleceu na madrugada desta sexta feira (23), no Hospital Divino Espírito Santo de Matões, o vereador Solimar Clímaco (PV), de 45 anos, vítima de AVC.

Solimar era um dos mais conhecidos vereadores da cidade e integrava a oposição ao prefeito Ferdinando Coutinho. 
Solimar Clímaco era natural da cidade de Timon -MA deixa família, esposa e filhos.

Do Elias Lacerda

Chapadinha Urgente! Assaltantes disfarçados de fiscais invadem casa, agridem o dono e levam grande quantia em dinheiro

Destacado

Blog do William Fernandes – sexta, 23 de agosto de 2019
Um grupo de homens usando fardamento falso de fiscais da saúde entrou em uma residência na Rua Gustavo Barbosa, em Chapadinha e praticou um ousado assalto, na manhã desta sexta, 23 de agosto.
Os bandidos agrediram o dono da casa, vasculharam todos os cômodos e conseguiram fugir levando grande quantia em dinheiro e outros pertences importantes. Câmeras de segurança registraram os assaltantes.

A vítima foi conduzida à UPA, e está em observação.
O bando chegou e fugiu em um carro Siena Branco de placas OCQ 5482, que, segundo a polícia, são frias. Eles fugiram pela MA 230, sentido Anapurus. A polícia já montou barreiras e comunicou o fato a vários destacamentos da região.
Um dos assaltantes foi identificado pela polícia, Fonte William Fernandes

Suspeitos de participar de estupro coletivo e divulgar imagens na web são presos no MA

Destacado

Imagens foram divulgadas por meio de aplicativos de mensagens; Segundo a polícia, um terceiro homem suspeito de ter gravado o vídeo continua foragido.

Por G1 MA — São Luís


Polícia apura caso de estupro gravado com celular em Santa InêsBom Dia Mirante00:00/02:22

Polícia apura caso de estupro gravado com celular em Santa Inês

Polícia apura caso de estupro gravado com celular em Santa Inês

Dois dos três suspeitos de participarem de um estupro coletivo contra uma mulher e divulgar o vídeo na internet foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional de Santa Inês, a 250 km de São Luís.

Segundo a polícia, desses três homens, dois deles aparecem em um vídeo abusando sexualmente de uma mulher e o outro é apontado como a pessoa que gravou. O terceiro homem suspeito de ter gravado continua foragido e foi identificado apenas como Rogério.

Dois dos três suspeitos de participarem de um estupro coletivo contra uma mulher foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional de Santa Inês. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Dois dos três suspeitos de participarem de um estupro coletivo contra uma mulher foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional de Santa Inês. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

O vídeo foi divulgado por meio de aplicativos de mensagens e através da divulgação, a família da vítima teve conhecimento sobre o ocorrido. Os familiares denunciaram o caso na Delegacia da Mulher e alegam que a vítima sofre de problemas psicológicos.

A polícia continua as investigações sobre o crime em que todo o ato foi gravado sem consentimento da vítima e depois foi divulgado. Além disso, a polícia apura se existem outras pessoas envolvidas no caso.

EM ANAJATUBA, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VIRA BAR

Destacado

A UBS do Povoado Carro Quebrado, Anajatuba,   132km de São Luís, foi cedida  pela Prefeitura, para instalação de um bar,  uma atitude ” bondosa ” que  incentiva a diversão ao invés de investir na saúde.  
A comunidade do Carro Quebrado já sofre com o abandono total de ações da prefeitura,  reportagem do Anajatuba em Foco, esteve lá e presenciou a carência e sofrimento que a população enfrenta diariamente; entender quais razões levaram o prefeito a tomar essa drástica atitude é um mistério, ou é mesmo fruto de sua administração desastrosa. O blog Anajatuba soube que uma denúncia fora feita no ministério público, e espera que a câmara de vereadores assuma sua função fiscalizadora das ações do prefeito,  pois atitudes como essa, são passíveis de ação de improbidade administrativa.
Do Anajatuba em Foco