Polícia prende dupla suspeita de desviar mercadorias de empresa em São Luís

Destacado

Genilson de Lima Medeiros e Lucas Mota Alves são suspeitos de realizar fraude e desviar mercadorias em supermercado de São Luís — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Mediante fraude, a polícia diz que eles faziam compras em nomes de terceiros e depois revendiam os produtos por preço abaixo do mercado.

A Polícia Civil prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira (1º) Genilson de Lima Medeiros, de 28 anos; e Lucas Mota Alves, de 21 anos. Eles foram identificados como integrantes de uma associação criminosa que, mediante fraude, desviava mercadorias de uma empresa de atacado e varejo em São Luís.

Segundo a polícia, Genilson fazia uso da função de caixa para fraudar créditos e realizar compras em nome de terceiros. As mercadorias eram recebidas por Lucas e outro indivíduo identificado como Lenilson Passinho Silva, que guardavam os bens e vendiam por valores abaixo de mercado.

A polícia também informou que uma grande quantidade de móveis e eletrodomésticos foram recuperados e que investiga a identificação de receptadores.

G1

Veículo colide contra motocicleta e deixa 4 mortos na BR-222 no MA

Destacado

Acidente aconteceu na madrugada deste domingo (4) próximo ao km 500 da BR-222, na localidade conhecida como Curva da Ladeira, em Buriticupu.

Veículo de passeio ficou completamente destruído após colisão contra motocicleta na BR-222 em Buriticupu — Foto: Divulgação

Veículo de passeio ficou completamente destruído após colisão contra motocicleta na BR-222 em Buriticupu — Foto: Divulgação

Um veículo de passeio colidiu contra uma motocicleta na madrugada deste domingo (4) e deixou quatro pessoas mortas na BR-222, no município de Buriticupu, a 395 km de São Luís.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu por volta das 4h, próximo ao km 500 da BR-222, na localidade conhecida como Curva da Ladeira, em Buriticupu, quando três pessoas após saírem de uma festa ocupando uma motocicleta, sendo o condutor e duas passageiras, bateram frontalmente contra um veículo de passeio que vinha em alta velocidade.

De acordo com a PRF após o carro bater contra a motocicleta, ele perdeu o controle, saiu da pista e colidiu em seguida em um mourão. Os três ocupantes da motocicleta e o condutor do automóvel não resistiram a gravidade dos ferimentos e morreram no local do acidente.

As vítimas foram identificadas como Isael Machado, que estava dirigindo o veículo de passeio, Felipe da Silva, Niranilde Ferreira e Laurilene Silva que estavam ocupando a motocicleta. Todos os corpos foram removidos para a cidade de Buriticupu.

Veículo colide contra motocicleta e deixa 4 mortos na BR-222 em Buriticupu — Foto: Divulgação
Veículo colide contra motocicleta e deixa 4 mortos na BR-222 em Buriticupu — Foto: Divulgação

Veículo colide contra motocicleta e deixa 4 mortos na BR-222 em Buriticupu — Foto: Divulgação

G1

Nina Rodrigues: Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização e combate a Hepatite Viral

Destacado

Profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Nina Rodrigues, realizaram no dia 30 de julho, ação de combate a Hepatite Viral e Saúde Bucal.

O Tema da ação que é bem sugestivo e chama a atenção da população que a Hepatite não está somente próxima ou contidas naqueles lugares ou recipientes que comumente pensamos serem fatores de risco.

O Tema As Hepatites podem estar onde você menos espera, nos mostra que em qualquer lugar e a qualquer hora poderemos ser contaminados por o vírus da doença.Então, é necessário se precaver.

Além de ações de conscientização sobre os perigos da doença, também foram realizadas palestra sobre a saúde bucal também fora realizada na Unidade Básica de Saúde da Sede do município.

É o prefeito Rodrigues da Iara trabalhando para deixar Nina Rodrigues, uma cidade cada vez melhor para se viver.

Já é tradição o lava pratos do São João em Nina Rodrigues

Destacado

A cidade de Nina Rodrigues se diferencia das demais, em função de diversos aspectos e um deles é o tradicional lava pratos de São João. A festa acontecerá hoje (13), na praça Rui Costa e terá atrações como a cantora Mayara Lins e o boi de Nina Rodrigues que é referência nos arraias do estado do Maranhão e leva o nome da cidade para além das fronteiras. Além disso, terá os bois Mocidade de Nina Rodrigues, Pingo de ouro e forró Resteg.


Sem dúvidas é um evento imperdível.

TIRO EM SANTA RITA: DUPLA É PRESA EM AÇÃO CONJUNTA ENTRE AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR, APÓS ASSALTO

Destacado

Era noite de sexta-feira (12), quando a guarnição foi informada através da equipe de agentes da Polícia Civil, que dois indivíduos, Alessandro Guimarães 21 anos morador pov. Carionguinho e um menor das iniciais G . G 17 anos morador pov. Carionguinho, em uma moto Bros Preta efetuaram um assalto e fizeram um disparo de arma de fogo em via pública, na Travessa Bandeirantes.
A vítima informou que a dupla seguiu em fuga para o Bairro Gonçalo, em Santa Rita. A GU Juntamente com apoio da Polícia Civil fazendo ronda no referido bairro, avistou dois indivíduos em uma moto Honda  Bros Preta , que ao, avistarem  as viaturas empreenderam fuga,  e logo perderam o controle da moto e caíram, houve uma tentativa de fuga para um  Matagal , mais sem êxito.

Os mesmos estavam de posse dos pertences da vítima, e com a arma de fogo tipo garruncha; os conduzidos  foram apresentados na DP de Rosário sem lesões corporais, para as devidas providências.
Material Apreendido:1- Celular Samsung Preto 1- Celular Samsung Prata1- Garrucha1- Moto Honda Bros NXA4942

ITAPECURÚ-MIRIM: “DEDO DURO” É PRESO POR SUSPEITA DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL DE 11 ANOS DE IDADE

Destacado

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia Especial da Mulher de Itapecuru-Mirim, deu cumprimento na última sexta-feira (12) ao mandado de prisão preventiva decretado em desfavor de José Ribamar Siqueira, conhecido como “ Dedo Duro” pela prática do crime de estupro de vulnerável. 
De acordo com informações, “Dedo Duro” seria vizinho da vítima, uma criança de 11 anos, e teria praticado os abusos sexuais oferecendo pequenas quantias de dinheiro em troca da prática sexual.  
A operação policial ocorreu no Bairro Torre, Itapecuru Mirim/MA e foi comandada pela Delegada Tainara Mendes Cunha.

Vereador mata prefeito em briga por causa de cerca, em Minas Gerais

Destacado

sábado, julho 13, 2019 | Postado por Blog do Neto Weba | | 

Naque (MG) – O prefeito de um município mineiro distante 258 km da capital, Belo Horizonte, foi morto com seis tiros na manhã deste sábado (13/07/2019), após uma discussão com um vereador da mesma cidade. Segundo a Polícia Militar , Hélio Pinto de Carvalho (PSDB-Mg), o prefeito, discutiu com Marcos Alves de Lima (PSDC-MG) quando foi alvejado. O motivo, ainda segundo a PMMG, teria sido por conta de uma cerca que o tucano queria impedir que Alves instalasse, na intenção de demarcar territórios.
A PM de Naque (MG) disse ao G1 que Lima tem um lote no município. O prefeito quis impedir a demarcação, o que gerou o desentendimento. Segundo testemunhas, Carvalho teria agredido o vereador com chicotadas quando ele sacou a arma e abriu fogo.
O prefeito chegou a ser socorrido e encaminhado a um hospital em Ipatinga, cidade a 40 quilômetros de distância de onde ocorreu o crime. Apesar dos esforços, ele não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 9h50. Os disparos foram efetuados contra o tórax e as pernas da vítima.
Lima fugiu, mas foi detido em Governador Valadares (MG). Às autoridades, o vereador afirmou que atirou para se defender: ele apresentou as escoriações no corpo, que teriam acontecido durante uma luta corporal com Carvalho. O caso será investigado pela Polícia Civil de Ipatinga.
G1 MG

A capacitação para o servidor público em Vargem Grande é urgente e necessária.

Destacado

O Instituto Legislativo Brasileiro e a Controladoria Geral do Distrito Federal, em parceria, assinaram um protocolo de intenções para fortalecer a capacitação dos servidores do DF. Em outros entes da federação, municípios estão promovendo capacitação para professores da educação infantil e fundamental, graças a avaliação que foi divulgada recentemente do nível da educação do Brasil comparado com outros países da América do Sul. E esses dados são de anos anteriores.

Essa preocupação desses governantes nos remete a uma reflexão sobre a qualidade e a habilitação do servidor público do município de Vargem Grande, na função que ocupa. Muitos estão nas funções que lhe foram concedidas, mais perdidos que cego em tiroteio. E pelo que se sabe, a qualidade administrativa, é uma necessidade para que o município se desenvolva e atinja níveis por todos desejados.

É prática comum no interior do Maranhão, não se verificar a competência ou a capacidade para um servidor exercer determinada função. O escolhido, quase sempre é pela sua capacidade de influência política,e poucas vezes pela sua aptidão e competência para o cargo.

Participei e acompanhei várias manifestações populares do Sindicato dos servidores públicos do município, e em nenhuma delas, vi o servidor manifestando o desejo de conhecer melhor a função que ocupa e a sua capacitação para o exercício da função.

Existem excelentes professores que não são bons administradores. Bons Doutores, que também não são bons gestores. Não necessariamente a capacidade profissional para o qual está habilitado o ser humano, é a mesma para a direção administrativa de órgãos ou entes federativos.

Por que não aproveitamos o momento, para qualificar e adequar o profissional às funções que ocupam no município? Estamos priorizando construções suntuosas e talvez, esquecendo quem nelas vai trabalhar. É claro que devemos enfeitar o boi, mas sem deixar de lado, o treinamento do brincante que veste a couraça e vai brincar debaixo.

O administrador em qualquer esfera, tem que ser antes de tudo corajoso e determinado, para que possa deixar impressa as suas digitais na história do município. Parodiando o que diz o padre Antonio , Ou o administrador toca fogo na sua administração, ou joga sua administração no fogo.

Hoje na História: A Primeira Copa do Mundo

Destacado


Em 13 de julho de 1930, a França derrotou o México por 4×1 e os EUA venceram a Bélgica por 3×0 nos primeiros jogos da Copa do Mundo de futebol, jogados simultaneamente na cidade anfitriã, em Montevidéu, no Uruguai. Desde então, a Copa do Mundo se tornou o evento esportivo mais assistido do mundo.

Depois da decisão de 1929, de excluir o futebol da programação dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1932), o presidente da FIFA, Jules Rimet, ajudou a organizar um torneio internacional em 1930. Para a decepção de muitos futebolistas europeus, o Uruguai, vencedor consecutivo da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, e de 1928, em Amsterdã, foi escolhido para sediar a Copa do Mundo inaugural.

Por causa da depressão na Europa, muitos jogadores desse continente, com medo de perder seus empregos diurnos, não foram capazes ou não quiseram participar do torneio. Como resultado, algumas das equipes mais qualificadas da Europa, como a Inglaterra (três vezes medalhista de ouro olímpica), a Itália, a Espanha, a Alemanha e a Holanda não puderam participar da primeira Copa do Mundo. No entanto, quando o Uruguai aceitou pagar as despesas de viagem, Rimet conseguiu convencer a Bélgica, a França, a Romênia e a Iugoslávia a atravessarem o oceano. Na Romênia, o rei Carlos II escolheu sozinho os jogadores da equipe, deu-lhes férias de três meses de seus trabalhos e lhes garantiu que estariam empregados ao retornarem.

Dos que participaram do torneio, Uruguai e Argentina eram os favoritos absolutos, enquanto França e EUA também eram adversários fortes. Na primeira rodada, o francês Lucien Laurent marcou o primeiro gol da história das Copas do Mundo. Na segunda partida, a França perdeu de 1×0 para a Argentina em meio a uma controvérsia: os árbitros terminaram a partida seis minutos antes do tempo normal. Assim que foi descoberto o problema, os árbitros tiveram que trazer os jogadores argentinos de volta ao campo para jogar os minutos finais. O Brasil venceu a Bolívia por 4×0, mas por ter perdido de 2×1 para a Iugoslávia na primeira partida, acabou não se classificando para a fase final.

Na primeira final de Copa do Mundo, realizada em 30 de julho, 93 mil espectadores foram assistir ao Uruguai derrotar a Argentina por 4-2 em uma reprise do jogo que valeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928. O Uruguai veio a ganhar sua segunda Copa do Mundo em 1950, de forma traumática para a equipe brasileira, que perdeu de 2×1 em um Maracanã lotado e com o favoritismo ao seu lado.

A compra de votos e a corrupção

Destacado

Roberto Veloso

Um dos maiores problemas das eleições é a compra de votos, que desnatura completamente o conceito de representação popular, consagrada na Constituição Federal. Diz a Carta Magna, no parágrafo único do art. 1º, que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.

Se o voto é obtido mediante corrupção, o eleito não tem compromisso com o eleitor – detentor da soberania popular -, por isso a malversação do dinheiro público. Toda a administração fica contaminada e a população sofre com a falta de serviços públicos de qualidade. O dinheiro utilizado para a compra de votos é tomado de volta dos cofres públicos, muitas vezes em espécie na agência bancária.

A corrupção eleitoral é assim geradora da corrupção na administração pública, que se vê assaltada pelos inescrupulosos e malfeitores eleitos com o voto comprado, muitas vezes a preço vil. Por isso, várias entidades, ainda no ano de 1998, conseguiram inserir o art. 41-A na Lei 9.504/97, a Lei das Eleições.i

No que concerne à captação ilícita de sufrágio, o uso indevido do poder econômico e/ou político se destinará à dação, oferecimento, promessa ou entrega de bens ou promessa de qualquer vantagem, com o fim de obter o voto do eleitor.

Não vende o voto apenas quem recebe R$ 100,00 ou um remédio ou uma dentadura. Há também a compra quando alguém vota em um sujeito porque ele prometeu regularizar um lote clandestino em uma invasão. A cultura da compra do voto é tão forte, que muitos eleitores se acostumaram a só votar se houver o recebimento de uma vantagem.

Entre as condutas julgadas pela Justiça Eleitoral passíveis de ensejar a cassação do diploma por corrupção eleitoral podemos destacar: a) doação de cestas básicas; b) fornecimento de carteira de habilitação; c) distribuição de padrão de luz; d) manutenção em período eleitoral de “cursinho pré-vestibular” gratuito; e) oferta de emprego; f) depósito de quantia em dinheiro em contas-salário; g) distribuição de vales-compra de um supermercado; h) distribuição de dinheiro em espécie.

Desde a aprovação desse dispositivo até os dias atuais muitos mandatos foram cassados em razão da corrupção eleitoral, mas ainda é preciso avançar muito, porque a maioria das ações é realizada longe dos olhos da Justiça Eleitoral. Para isso é preciso o envolvimento de toda a população denunciando os corruptos e confiando na ação dos promotores e juízes na punição dos responsáveis.

O surgimento da possibilidade de ser cassado o registro ou diploma em razão da compra de apenas um voto representou um avanço enorme no ordenamento jurídico brasileiro. Essa possibilidade somente se tornou possível pela mobilização da sociedade brasileira, que, utilizando-se do exercício da democracia direta estabelecida na Constituição, propôs um projeto de lei de iniciativa popular, depois aprovado pelo Congresso Nacional.

Infelizmente, há ainda um movimento forte em defesa dos corruptos. A dificuldade para punir quem pratica desvio de dinheiro público no Brasil é imensa. Mobilizam-se autoridades, setores da imprensa e pessoas ligadas aos criminosos para criarem todas as dificuldades possíveis a fim de a velha prática continuar a campear, aumentando a pobreza e a má prestação dos serviços públicos.

A compra de votos é maior onde não há educação e acesso à informação. A pobreza e o analfabetismo são campos propícios para a propagação de condutas dessa natureza, muitas vezes acobertada pela ausência de estrutura da máquina fiscalizadora e controlada, no caso, polícia, corte de contas e Ministério Público.

Uma das formas de combater a corrupção eleitoral é aumentar a qualidade de vida da população, com educação, emprego e acesso à informação.

Roberto Veloso

Assaltantes invadem agência dos Correios e fazem reféns em Lago da Pedra

Destacado

edra; VÍDEO

Polícia precisou negociar com os dois assaltantes a libertação de um vigilante feito de refém.

Por G1 MA — São Luís


Dupla que assalto a agência dos Correios de Lago da Pedra na manhã desta sexta-feira (12) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dupla que assalto a agência dos Correios de Lago da Pedra na manhã desta sexta-feira (12) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (12), dois homens invadiram uma agência dos Correios e fizeram um vigilante de refém em Lago da Pedra, a 245 km de São Luís. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Civil, por volta das 10h da manhã, dois homens entraram no local se passando por clientes. Eles renderam os vigilantes, anunciaram o assalto e exigiram do gerente a senha do cofre. Depois, ainda roubaram clientes e o dinheiro dos guichês.

Ao saber do caso, viaturas das polícias civil e militar conseguiram chegar ao local ainda durante o assalto e cercaram a agência. Testemunhas registraram o momento em que um dos assaltantes fez um vigilante e outro homem de refém, mas acabou se entregando após negociação com a polícia. Confira.

Momento em que os assaltantes se entregam durante roubo aos Correios de Lago da PedraG1 MA–:–/–:–

Momento em que os assaltantes se entregam durante roubo aos Correios de Lago da Pedra

Momento em que os assaltantes se entregam durante roubo aos Correios de Lago da Pedra

Após serem presos, a dupla foi encaminhada para a Delegacia de Lago da Pedra. O inquérito do crime será feito pela Polícia Federal.Fonte G1