Motorista de aplicativo realiza arrastão no Filipinho

Destacado

Na noite dessa terça-feira (21), a polícia prendeu um motorista de aplicativo no bairro Ivar Saldanha, em São Luís, após uma denúncia de arrastão no bairro Filipinho.

De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu quando um carro Celta se aproximou de um ponto de ônibus e quatro homens cercaram as vítimas recolhendo os celulares. A polícia conseguiu localizar um dos aparelhos após o rastreio de GPS do celular de uma das vítimas.

Após descobrir a localização, a polícia se dirigiu ao local e realizou a prisão do suspeito. Inicialmente ele negou o envolvimento e afirmou que trabalhava como motorista de aplicativo, mas durante uma busca policial foram encontrados oito aparelhos celulares.

O motorista foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A polícia ainda não sabe a localização dos outros comparsas, mas abriu uma investigação para localizar os demais envolvidos.

Imparcial

Vargem Grande: Colisão entre motocicleta e bicicleta deixa dois feridos

Destacado

Na tarde deste domingo (19), ocorreu um acidente na avenida Castelo Branco, no centro de Vargem Grande. A colisão foi entre motocicleta e bicicleta.

Segundo informações, do Diretor do Hospital de Vargem Grande, as duas vítimas do acidente, José de Ribamar Veras Cunha, 65 anos e Joelson Reis Barros, 32 anos, sofreram apenas escoriações leves pelo corpo.

Aguardem mais informações.

“ESTELIONATO SENTIMENTAL” GERA RESSARCIMENTO E PRISÃO

Destacado

Resultado de imagem para “ESTELIONATO SENTIMENTAL” GERA RESSARCIMENTO E PRISÃO
Imagem meramente ilustrativa

Compreende-se como “estelionato sentimental” toda forma de um(a) namorado(a) buscar vantagem econômica ilícita do outro parceiro na constância do relacionamento. No geral, o(a) companheiro(a) aproveitador(a) sabe escolher muito bem suas vítimas (pessoas carentes, fragilizadas, solitárias, idosas). São situações onde a vítima, que pode ser homem ou mulher, alega que o companheiro aproveitou-se da influência afetiva a fim de explorá-la economicamente.

Porém, é importante observar que nem todo pedido de ajuda financeira no curso de um relacionamento amoroso será considerado conduta ilícita. Afinal, é comum que namorados e companheiros entre si pratiquem a ajuda mútua e espontânea, a popular “troca de favores”, visando a estabilidade da relação afetiva.

Contudo, no “estelionato sentimental” o que ocorre é o abuso do direito à ajuda mútua, pois o(a) aproveitador(a) passa a extrapolar os limites da legítima cooperação, induzindo a vítima a lhe conceder reiterados empréstimos, a fazer incontáveis compras de roupas e sapatos, a pagar suas contas telefônicas, sempre com a promessa falsa de que providenciará o pagamento tão logo comece um emprego já certo, tome posse de pretenso cargo público já conquistado ou receba suposta herança.

Portanto, o(a) namorado(a) aproveitador(a) age com calculada deslealdade ao criar legítima expectativa na vítima de que reembolsará os valores por ela dados em empréstimos ou gastos nas compras e pagamentos. E é justamente dessa ilicitude que poderá emergir o dever do namorado(a) infrator(a) indenizar o parceiro prejudicado.

E o que fazer? Poderá ser ajuizada Ação Indenizatória para que o réu seja condenado ao ressarcimento das dívidas contraídas ao longo do relacionamento, bem como pagar pelos eventuais danos morais demonstrados. Na maioria dos casos, o dano moral é bastante evidente, pois, frequentemente, o parceiro explorado termina com seu nome negativado em virtude da ganância do namorado. Muitas vezes, o dinheiro tirado da vítima é utilizado para financiar outros relacionamentos, e a pessoa enganada passa a enfrentar constrangimentos perante amigos e familiares.

Importante alertar que para se aumentar as chances de êxito na Ação Judicial o interessado deverá fazer uso de todos os elementos, que tiver em mãos, capazes de ajudar na demonstração de que o parceiro atuou de modo desleal, abusando da confiança da vítima, sempre visando obter vantagem financeira. Assim, servirão como provas mensagens de texto (sms, WhatsApp, e-mail), extratos, comprovantes de transferências e depósitos bancários, além de prova testemunhal.

Como se nota, a princípio, o “estelionato sentimental” diz respeito à esfera da responsabilização cível, mas, a depender do caso concreto, poderá ter repercussão também na esfera penal, pois a mesma ilicitude poderá aí configurar, simultaneamente, a prática do artigo 171, do Código Penal, o famoso crime de estelionato, o que poderá significar prisão de 1 a 5 anos. Resumindo: aconselha-se a quem estiver vivenciando situação semelhante que procure um advogado de sua confiança, a fim de fazer valer os seus direitos. Afinal, a Justiça é para todos!

Por Dr. Couto de Novaes

Governo realiza audiência pública com 36 policiais penitenciários aprovados em concurso público

Destacado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap), realizou, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da própria Seap, na Vila Palmeira, audiência pública com 36 policiais penitenciários aprovados em concurso regido pelo edital nº. 01/2016.

O momento, que tratou sobre questões de protocolo de segurança e a lotação dos novos servidores, foi conduzido pelo subsecretário de Estado de Administração penitenciária, Rafael Velasco.

“Os senhores e senhoras, a partir de agora, serão incumbidos de uma responsabilidade na qual fará parte de suas vidas todos os dias. Tenham orgulho de suas funções e tenham orgulho da farda que vocês irão vestir. Sejam bem-vindos”, diz Velasco.

Com a posse dos novos agentes, o quadro da segurança penitenciaria do Maranhão passa a contar, ao todo, com 3.077 servidores. Atualmente são 635 agentes efetivos, 877 agentes penitenciários temporários e 1.529 auxiliares de segurança trabalhando para a melhoria da Execução Penal.

Os agentes irão compor o quadro de funcionários da nova Unidade de Segurança Máxima, quando as obras de construção forem concluídas. Alguns deles devem começar as atividades, no sistema prisional do Maranhão, nos próximos dias. Até o fim do mês, todos já devem ter dado início aos trabalhos em área s como  a Supervisão de Segurança Interna (SSI).

No início da solenidade, todos os presentes prestaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento dos dois agentes penitenciários ocorridas nos últimos dias e houve momentos de reflexão sobre a importância do seus trabalhos para a sociedade.

Axé, arrocha e muita alegria marcam a festa da virada na Avenida Litorânea

Destacado

Litorânea foi o palco principal das comemorações do ano novo e concentrou milhares de pessoas (Foto: Carlinhos Pereira)

Saudando 2020, a festa da virada na Avenida Litorânea reuniu milhares de pessoas ao som de muita música e desejos de um novo ano melhor. A programação do Réveillon do Maranhão, na noite de terça-feira (31), contou com atrações de vários estilos musicais como samba, forró, arrocha, música eletrônica e a força contagiante do axé na voz da baiana Daniela Mercury, ponto alto do evento. A cantora subiu ao palco para cantar sucessos e relembrar seus mais de 30 anos de carreira.

Ao som de música eletrônica, a festa da virada iniciou às 18h, com a Dj Vanessa Serra esquentando o público para a vasta agenda musical. Seguiram apresentações dos artistas Márcio Guimarães, Michael Wesley, banda Feijoada Completa, que abriram para o show de Daniela Mercury. Lembrando suas mais de três décadas de carreira e 19 discos lançados, a baiana cantou sucessos consagrados como ‘Swing da Cor’, ‘O Canto da Cidade’, ‘Rapunzel’ e ‘Maimbê Dandá’, animando a multidão que aguardava os fogos anunciando a chegada de 2020.

Cantora Daniela Mercury comandou o show da virada do ano na Litorânea (Foto: Gilson Teixeira)

A cantora Daniela Mercury enfatizou a emoção de iniciar o novo ano no Réveillon do Maranhão. Com banda completa e grupo de bailarinos, a artista baiana mostrou porque se mantém como ícone do axé music, sendo referência de muitos novos artistas. “O Maranhão é um estado lindo, cheio de energia positiva e este show reflete a alegria deste povo, a riqueza desta cultura que amamos e que devemos sempre reverenciar, porque é a cultura do Brasil e que se fortalecerá com o este novo ano que chega para trazer benção, alegria e amor para nós todos”, comentou a cantora.

Após o show da baiana, a banda My Love manteve o ritmo para saudar o novo ano e levou o público a dançar e cantar com grandes sucessos do arrocha. O repertório foi desde os clássicos do gênero, incluindo canções do Asas Livres, Pablo, Leo Magalhães, Tayrone, Silvanno Salles; até os mais novos nomes, como Unha Pintada e Anna Catarina.

Com a diversidade de estilos, o Réveillon do Maranhão reuniu milhares de pessoas para prestigiar a música e reverenciar a alegria. “Uma festa linda, com o que a gente gosta de ouvir e não tem lugar melhor para receber o Ano Novo. E que venha com paz, com saúde e com muito amor para todo mundo”, disse a servidora pública Ana Maria Garcês, 34 anos, que prestigiou toda a festa com familiares e amigos.

Governo e prefeitura articularam grande estrutura de segurança para garantir a tranquilidade das festas do Réveillon (Foto: Handson Chagas)

Na segurança, uma grande estrutura foi articulada para garantir a tranquilidade dos quatro dias de festas do Réveillon na capital. O trabalho teve ação conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e Prefeitura de São Luís.

“Foi uma grande festa liderada pelo governador Flávio Dino, onde procuramos fazer um evento eclético, para atender a vários gostos e produções culturais que temos no Maranhão. Conseguimos atingir nosso objetivo principal no atendimento ao público maranhense e aos turistas, proporcionar espaço para os nossos artistas e valorizar nossa cultura. Tenho certeza que quem participou desta festa adorou e vai prestigiar novamente”, pontuou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

O Réveillon do Maranhão foi realizado de 28 a 31 de dezembro, com dezenas de shows incuindo reggae, samba e celebração ao bumba-meu-boi, contemplando a diversidade e riqueza cultural do Maranhão.

Carnaval

Com o encerramento das festividades do Réveillon, a Secma entra no ritmo do Carnaval com uma programação que vai contemplar a produção cultural maranhense na agenda de pré-carnaval. “O Maranhão produz cultura o ano inteiro. Temos sempre agentes da cultura trabalhando para que possamos, cada vez mais, valorizar nossa cultura, arte e artistas”, afirmou Anderson Lindoso.

Homem é preso com grande quantidade de drogas em Chapadinha

Destacado

Após receber denuncia de possível venda de drogas na Travessa Zezico Silva no Bairro Campo Velho, Chapadinha/MA.

Policiais Militares do 16º Batalhão deslocaram até o endereço citado e constataram o fato, então prenderam em flagrante delito o individuo Francisco de Aquino Silva, 27 anos de idade e que no momento da abordagem ele percebeu a aproximação dos Policiais Militares e tentou se desfazer de uma sacola de cor azul, ao ser feito a averiguação do conteúdo da referida sacola, foi encontrada uma certa quantidade de substância similar a Maconha.

Francisco de Aquino Silva estava de posse de 57 (cinquenta e sete) porções de substâncias similares à maconha, R$ 62,75 (sessenta e dois reais e setenta e cinco centavos). O mesmo juntamente com as substâncias de entorpecentes, o dinheiro e documento pessoal apreendido, foram entregues na delegacia de Polícia Civil, para serem tomadas as devidas providências.

FONTE – 16° BATALHÃO DE POLICIA MILITAR – MA

Povoado Campestre deverá receber duas grandes obras com a marca do governo Rodrigues da Iara

Destacado

O povoado Campestre, é uma comunidade rural do município de Nina Rodrigues, que tem recebido grandes investimentos por parte do governo Rodrigues da Iara.

Ainda no primeiro semestre de 2020, será inaugurada uma escola, que contará com duas salas de aula, biblioteca, refeitório, banheiro. Uma escola realmente digna, com a marca do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues.

Além da escola, também será entregue ao povoado, um novo sistema de abastecimento de água, que irá suprir a necessidade dos colegiados e da população em geral.

Por que a oposição incomoda?

Destacado

Há alguns dias, ouvir comentários sobre uma possível publicação em um blog, que falava sobre um evento em um interior da cidade, em que a oposição estava reunida. A postagem criticava, “uma foto”, que segundo quem escreveu o conteúdo, é estranho os pré candidatos não estarem ao lado do povo.

Mas vamos ao fatos, uma única foto representa o desprestígio de todas as figuras públicas?, quem estava no local perto da oposição, garante que as pessoas do povoado não se aproximaram?, e a pergunta chave, se a oposição está em descrédito, por que perder tempo criticando?

Eu não consigo entender, pois ainda acredito no dito popular que diz , “ninguém odeio o feio, nem inveja o fraco”.

Prefeito Rodrigues aniversária e a cidade de Nina Rodrigues que ganha presentes

Destacado

Hoje (20), é aniversario do prefeito da cidade de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara e ele escolheu justamente esta data, para anunciar mais dois tratores à população de Nina Rodrigues. Essa ação, é a continuidade do trabalho que já vem sendo feito desde o início da gestão.

Esses equipamentos, tem o objetivo de reforçar a assistência técnica e à produção agrícola em Nina Rodrıgues. Além disso, serão usados nas propriedades rurais e deverão auxiliar no trabalho dos agricultores e na manutenção das estradas vicinais do município. Os tratores também irão atender produtores rurais, no preparo da terra, deixando-a pronta para o cultivo.

Segundo o prefeito Rodrıgues “Essas e outras máquinas serão colocadas a serviço da população Ninense. A zona rural é importante para a cidade, por isso devemos tratá-la com muito carinho”, enfatizou o prefeito.

17 jovens desmaiam e vão para o hospital após passarem mal em gincana escolar

Destacado

Pelo menos 17 jovens passaram mal e precisaram de socorro médico depois do terceiro dia de uma gincana que estava sendo realizada por uma escola no bairro da Cohab, na tarde dessa quarta-feira (18), em São Luís.

Segundo informações de testemunhas, possivelmente os jovens teriam inalado um tipo de fumaça e acabaram passando muito mal, o que ocasionou tumulto e correria. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estiveram no local para socorrer as vítimas.

Conselheiros tutelares estiveram no Socorrinho do Anil para onde os jovens foram encaminhados e de acordo com informações médicas foi descartada a possibilidade de desmaio por conta de intoxicação alimentar ou inalação da fumaça.

Em nota de esclarecimento, a Seduc informou que alguém ainda sem identificação estourou um sinalizador fazendo com que vários alunos passassem mal. Esclareceu ainda, que as equipes estiveram no local para dar suporte às vítimas e que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas cabíveis no âmbito administrativo e pedagógico assim que o responsável for identificado.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que na tarde desta quarta-feira (18) a comunidade escolar do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, escola da rede pública estadual localizada no bairro da Cohab, estava realizando uma Gincana, quando, ao final, alguém que ainda não foi identificado estourou um sinalizador, causando tumulto e levando vários estudantes a passar mal. A Seduc esclarece que o Samu e o Corpo de Bombeiros foram imediatamente acionados, para prestar socorro às vitimas. Ao todo, 17 estudantes foram levados ao pronto-socorro e já foram liberados, após atendimento.

Por fim, a Seduc informa que equipes da Secretaria estiveram no local dando todo o suporte às vitimas e acompanhando a apuração da situação junto às autoridades, a fim de compreender o ocorrido e tomar as medidas cabíveis no âmbito administrativo e pedagógico, assim que for identificada a responsabilidade dos fatos.

Imparcial