Governo realiza audiência pública com 36 policiais penitenciários aprovados em concurso público

Destacado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap), realizou, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da própria Seap, na Vila Palmeira, audiência pública com 36 policiais penitenciários aprovados em concurso regido pelo edital nº. 01/2016.

O momento, que tratou sobre questões de protocolo de segurança e a lotação dos novos servidores, foi conduzido pelo subsecretário de Estado de Administração penitenciária, Rafael Velasco.

“Os senhores e senhoras, a partir de agora, serão incumbidos de uma responsabilidade na qual fará parte de suas vidas todos os dias. Tenham orgulho de suas funções e tenham orgulho da farda que vocês irão vestir. Sejam bem-vindos”, diz Velasco.

Com a posse dos novos agentes, o quadro da segurança penitenciaria do Maranhão passa a contar, ao todo, com 3.077 servidores. Atualmente são 635 agentes efetivos, 877 agentes penitenciários temporários e 1.529 auxiliares de segurança trabalhando para a melhoria da Execução Penal.

Os agentes irão compor o quadro de funcionários da nova Unidade de Segurança Máxima, quando as obras de construção forem concluídas. Alguns deles devem começar as atividades, no sistema prisional do Maranhão, nos próximos dias. Até o fim do mês, todos já devem ter dado início aos trabalhos em área s como  a Supervisão de Segurança Interna (SSI).

No início da solenidade, todos os presentes prestaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento dos dois agentes penitenciários ocorridas nos últimos dias e houve momentos de reflexão sobre a importância do seus trabalhos para a sociedade.

Povoado Campestre deverá receber duas grandes obras com a marca do governo Rodrigues da Iara

Destacado

O povoado Campestre, é uma comunidade rural do município de Nina Rodrigues, que tem recebido grandes investimentos por parte do governo Rodrigues da Iara.

Ainda no primeiro semestre de 2020, será inaugurada uma escola, que contará com duas salas de aula, biblioteca, refeitório, banheiro. Uma escola realmente digna, com a marca do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues.

Além da escola, também será entregue ao povoado, um novo sistema de abastecimento de água, que irá suprir a necessidade dos colegiados e da população em geral.

Por que a oposição incomoda?

Destacado

Há alguns dias, ouvir comentários sobre uma possível publicação em um blog, que falava sobre um evento em um interior da cidade, em que a oposição estava reunida. A postagem criticava, “uma foto”, que segundo quem escreveu o conteúdo, é estranho os pré candidatos não estarem ao lado do povo.

Mas vamos ao fatos, uma única foto representa o desprestígio de todas as figuras públicas?, quem estava no local perto da oposição, garante que as pessoas do povoado não se aproximaram?, e a pergunta chave, se a oposição está em descrédito, por que perder tempo criticando?

Eu não consigo entender, pois ainda acredito no dito popular que diz , “ninguém odeio o feio, nem inveja o fraco”.

Prefeito Rodrigues aniversária e a cidade de Nina Rodrigues que ganha presentes

Destacado

Hoje (20), é aniversario do prefeito da cidade de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara e ele escolheu justamente esta data, para anunciar mais dois tratores à população de Nina Rodrigues. Essa ação, é a continuidade do trabalho que já vem sendo feito desde o início da gestão.

Esses equipamentos, tem o objetivo de reforçar a assistência técnica e à produção agrícola em Nina Rodrıgues. Além disso, serão usados nas propriedades rurais e deverão auxiliar no trabalho dos agricultores e na manutenção das estradas vicinais do município. Os tratores também irão atender produtores rurais, no preparo da terra, deixando-a pronta para o cultivo.

Segundo o prefeito Rodrıgues “Essas e outras máquinas serão colocadas a serviço da população Ninense. A zona rural é importante para a cidade, por isso devemos tratá-la com muito carinho”, enfatizou o prefeito.

Prefeitura de Nina Rodrigues faz uma verdadeira revolução nas estradas vicinais do município.

Destacado

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura e Transporte, está fazendo uma grande revolução no município com a construção e recuperação de estradas vicinais, que irão melhorar significativamente a qualidade de vida dos Ninenses que vivem na zona rural.

O prefeito Rodrıgues da Iara acaba de entregar a população duas importantes estradas, a estrada do povoado Cajueiro com uma extensão de aproximadamente 7 quilômetros, e a estrada, sistema de drenagem e tubulação do povoado Cumbre com extensão aproximada de 1,5 quilômetros.

O prefeito Rodrıgues da Iara falou da sua satisfação ao concluir essas obras tão importantes para o município. “Assumimos o compromisso de recuperar a estradas vicinais do município, e mais ainda, estamos construindo novas estradas onde só havia mata fechada, facilitando a chegada e o acesso de serviços públicos de qualidade aos moradores dessas comunidades.

Segundo o prefeito Rodrigues da Iara, a escavadeira hidráulica é apenas um dos presentes que serão entregues a população

Destacado

A cidade de Nina Rodrigues administrada pelo prefeito Rodrigues da Iara, adquiriu uma escavadeira hidráulica que será utilizada na melhoria da infraestrutura do município, em especial na construção de açudes e na conservação das estradas vicinais.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar do deputado Hildo Rocha e será entregue oficialmente pelo prefeito Rodrigues da Iara no próximo dia 30, quando Nina Rodrigues irá comemorar 58 anos de emancipação política.

Segundo o prefeito Rodrigues, “Esse é apenas, um dos presentes que vamos entregar a nossa população.”

Prefeitura de Nina Rodrigues confirma o pagamento do décimo terceiro salário

Destacado

A secretaria municipal de Finanças de Nina Rodrigues concluiu na manhã desta terça-feira (10) o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais referente ao ano de 2019. A primeira parcela já havia sido paga no mês de junho.

Salário em dia e pagamento antecipado do décimo terceiro, se tornou um marco da gestão do prefeito Rodrigues da Iara, que apesar de pouca idade, tem demonstrado um enorme comprometimento, com o servidores públicos municipais.

Roseana Sarney confirma que disputará vaga de deputada estadual

Destacado

A declaração, feita durante o evento de entrega da medalha Manuel Beckman ao presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, na manhã desta segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa, quase passa despercebida pelos correligionários presentes.

Ao tentar conceder a palavra para Roseana, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), ouviu a seguinte resposta. “Deixarei para usar a palavra quando for deputada estadual”. Sacramentou a ex-governadora.

Para bom entendedor, meia palavra basta. Roseana já havia informado que para não atrasar sua participação em outros eventos marcados para esta segunda-feira (02), não faria uso da palavra.

Com a cúpula Sarneysta presente, causou estranheza a ausência de Adriano Sarney (PV).

FONTE – Maramais

Em nova avaliação do TCE, Câmara de Vargem Grande permanece na lista das que cumprem a Lei da Transparência

Destacado

A atual gestão da Câmara Municipal de Vargem Grande, presidida pelo Vereador Braga (PSDB), segue colhendo os frutos da incansável luta que travou, juntamente com os demais membros da mesa diretora e principalmente com sua equipe técnica, para solucionar todas as pendências que impossibilitava a Casa de obter a Certidão REGULAR do Portal Transparência do Tribunal de Contas do Maranhão  (TCE-MA).
Ademais, a Lei da Transparência, Lei complementar 131/2009 foi criada para divulgar em tempo real a receita e despesas de toda entidade pública (com o prazo máximo de 24h) em um site na internet. Mas só isso não basta, é necessário seguir algumas exigências técnicas que irão validar se essas informações estão corretas perante as fiscalizações do Ministério Público. 
O principal órgão externo de controle das despesas dos municípios é o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em síntese, o órgão de controle constata-se que a Câmara de Vargem Grande cumpre com todas as exigências de transparência previstas no art. 48, incisos II e III, c/c o art. 48-A da Lei Complementar nº 101/2000. 
O Portal da Transparência ganha cada vez mais força e incrementos, visto que a importância do tema coincide com a necessidade cada vez maior da sociedade em acompanhar os gastos públicos, e se estão feitos de forma responsável ou não. Uma vez que o principal órgão de controle atesta a transparência e o uso adequado dos meios de informar aos cidadãos sobre os gastos público por parte da Câmara de Vargem Grande, é um sinal claro e evidente de que as coisas estão no caminho correto. 
O trabalho de atualização e modernização do Portal da Transparência foi reconhecido pelo TCE-MA em documento expedido nos meses de maio e agosto, e novamente mantido em nova avaliação no mês de novembro, realizada pela Supervisão de Controle Externo do TCE que continua atestando que a Câmara Municipal de Vargem Grande cumpre com as exigências legais. 
Segue certidão:

Câmara Municipal de Vargem Grande aprova Moção de Pesar pelo falecimento de José de Fátima

Destacado

Por iniciativa do vereador Farid Trabulsi e com a aprovação dos demais vereadores da Casa Legislativa, foi aprovada na Câmara Municipal de Vargem Grande a Moção de Pesar em homenagem ao titular deste blog, José de Fátima.

Como justificativa para a criação da Moção, o vereador destacou que José de Fátima residiu por muitos anos na cidade e se tornou um profissional de excelência, atuando nas diversas áreas do jornalismo.

José de Fátima, iniciou sua carreira profissional de forma prematura, passou por diversos veículos de comunicação, além de atuar como Secretário Adjunto de Comunicação nos municípios de Vargem Grande, Nina Rodrigues e demais cidades vizinhas.

Em oportuno, em meio a esse momento que estou sendo tomada pela dor da saudade, agradeço a homenagem e o reconhecimento dado ao trabalho e em especial a pessoa de José de Fátima Souza.

Veja a Moção:

Câmara Municipal de Nina Rodrigues emite nota de pesar pelo falecimento do vereador Antônio Amorim

Destacado

A presidente da Câmara Municipal de Nina Rodrigues Cita Braga, em nome dos demais vereadores que compõem aquela Casa Legislativa, manifesta o sentimento de pesar pelo falecimento do vereador do município de São Benedito do Rio Preto, Antônio Lopes Amorim, nascido em 03 de setembro de 1970.

Antônio Amorim, filho de Dona Alzira Lopes Amorim, foi um importante parlamentar e estava sempre disposto a ajudar a população mais vulnerável, com seu jeito humilde de ser, conquistou cinco mandatos consecutivos. O vereador, buscava voos ainda mais altos, mas teve seus planos mudados por Deus.

Nesse momento de dor, a Câmara Municipal de Nina Rodrigues, deseja que os familiares e amigos tenham o conforto necessário para compreender a perda do tão querido Antônio Amorim.