Tribunal do RS manda soltar presos acusados da tragédia de Santa Maria

Flávio Ilha, O Globo

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul mandou soltar nesta sexta-feira quatro réus presos pelo envolvimento nas 242 mortes do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria. A decisão da 1ª Câmara Criminal causou revolta nos pais de vítimas do incêndio e foi baseada num recurso da defesa do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos. A decisão dos três desembargadores foi unânime, e os quatro foram soltos hoje, e deixaram a Penitenciária Estadual de Santa Maria por volta das 21h30m.

Os quatro réus no processo que tinham sido presos no dia seguinte à tragédia são os dois sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor do grupo, Luciano Bonilha Leão. A ordem de soltura foi remetida hoje mesmo à Superintendência dos Serviços Penitenciários do estado. Segundo o relator do processo, Manuel José Martinez Lucas, passados quatro meses da tragédia, não é mais possível admitir a garantia da ordem pública como “fundamento geral e irrestrito” para manter a prisão.

 

Prefeito realiza Audiência Pública de 4 meses de governo

audiencia pública de quatro meses. 001audiencia pública de quatro meses. 002

Foi realizada ontem no prédio da Câmara Municipal de Vargem Grande, audiência pública para prestação de contas dos quatro meses da administração do prefeito Edvalddo Nascimento. A audiência foi bastante concorrida, e mostrou o interesse que está despertando na sociedade para as ações públicas no município. Secretários expuseram suas ações nesse quatro meses e a população pode avaliar o desempenho de cada um. A continuidade dessas ações fará com que a população acompanhe as realizações do governo. Por outra parte, o poder executivo poderá fazer uma avaliação individual de cada pasta e ao mesmo tempo estabelecer metas a serem cumpridas por cada secretaria.