Novo exame de sangue descobrirá qualquer tipo de câncer dez anos antes de se manifestar

Dentro de dois anos, será possível que um simples exame de sangue possa identificar quaisquer tipos de tumores cancerígenos até dez anos antes que eles se manifestem no organismo. O exame é chamado entre seus desenvolvedores de “biópsia líquida” e é capaz de fazer uma extensa análise do DNA encontrado no sangue, de forma a prever qualquer sinal de eventuais tumores.

O procedimento está ainda sendo desenvolvido pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos, de acordo com informações do jornal britânico Daily Mail. Até aqui as pesquisas já realizaram o teste para diagnosticar 161 pacientes de câncer nos pulmões, próstata ou mama.

Exame para detectar câncer precocemente

Os resultados apontam acerto em 90% dos exames. No caso de tumores difíceis de identificar, como o de pâncreas, o aproveitamento é mais baixo, de 55%, mas ainda assim bastante proveitoso, uma vez que este tipo de câncer geralmente é percebido somente em estágios avançados.

A “biópsia líquida” deve ser capaz de identificar qualquer tipo de tumor em qualquer órgão do corpo. No sistema, ocorre um processo complexo de análise de DNA que procura sinais que sejam relacionados ao aparecimento de tumores.

Se o desenvolvimento do projeto der certo, os pesquisadores preveem que seja aplicado como um exame de rotina, como os feitos para detectar colesterol alto ou elevada pressão arterial.

Os pesquisadores estimam que após a popularização deste exame, o número de mortes causadas pelo câncer possa cair até 50%. A empresa Grail, apoiada por multibilionários como Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, tem como objetivo realizar os primeiros testes de mercado já em 2019.

Leia mais: https://www.cidadesemfoco.com/novo-exame-de-sangue-descobrira-qualquer-tipo-de-cancer-dez-anos-antes-de-se-manifestar/#ixzz5abFn8xtM

Lula passará Natal sozinho na cela da PF e sem direito à ceia

                                            Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não terá direito a uma ceia de Natal especial nesta segunda-feira (24/12). A Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR) não permite a visita de familiares em feriados nem a entrada de comidas. Assim, preso ali desde abril, o líder petista terá direito ao cardápio padrão: arroz, feijão, salada e carne. As informações são do O Globo.

Alimentos não perecíveis, como chocolates e frutas secas, fornecidas pelas visitas, podem completar a refeição do ex-presidente, condenado na Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, a 12 anos e 1 mês de cadeia. Desde 7 de abril, ele cumpre a pena em uma sala adaptada para lhe servir de cela na superintendência da PF na capital curitibana.

Dessa forma, Lula antecipou o Natal para a quinta-feira (20), quando recebeu a visita dos filhos. Na ocasião, eles lancharam juntos.

Embora esteja sozinho na cela e vá ficar isolado durante o Natal, o ex-presidente terá o apoio de militantes do PT, que prometem fazer uma vigília em frente à PF nesta segunda. Estão programados um ato ecumênico e uma ceia provida pelos aliados.

São esperadas 800 pessoas na vigília para o ex-presidente na Superintendência da PF em Curitiba. Há previsão de caravanas de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC) para o evento. As tradicionais saudações de bom dia, boma tarde e boa noite a Lula também estão previstas.

Agências bancárias abrem em horário especial nesta segunda-feira

As agências bancárias abrem nesta segunda-feira (24/12), véspera do Natal, em horário especial para o atendimento ao público. Nos estados com horário igual ao de Brasília, o período de funcionamento será das 9h às 11h. Estados com 1 ou 2 horas de diferença em relação à capital federal, o atendimento será das 8h às 10h (9h às 11h ou 10h às 12h, em Brasília). Se a diferença for de 3 horas, as agências abrem das 7h às 9h (10h às 12h, em Brasília).

O próximo dia 28 será o último dia útil do ano para atendimento ao público com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Já no dia 31 de dezembro (segunda-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

Agência Brasil

POLÍCIA MILITAR DE CODÓ EFETUA PRISÃO DE DOIS JOVENS ACUSADOS DE ROUBO DE MOTO

Por volta das 23:30 deste sábado (22/12), policiais da força tática do 17º BPM efetuaram a prisão em flagrante de dois homens identificados por  Adrian Felipe Silva de 18 anos  e um menor de idade identificado pelas iniciais F.R.da.S de 17 anos após terem tomado de assalto uma motocicleta modelo Honda Pop 110 de cor preta e placa de identificação PTF-5738 de uma vítima ao ser abordada na Rua Mandacaru no bairro São Pedro, onde no momento do crime estariam armados com uma arma de fogo modelo não especificado, bem como teriam utilizado de bastante violência contra a vitima que ficou com algumas lesões no rosto.

Com base nas informações e características repassadas a guarnição iniciou buscas nos possíveis locais de dispersão dos elementos sendo minutos depois localizados e a motocicleta recuperada. Durante abordagem os elementos afirmaram ter repassado a arma de fogo utilizada no assalto para outro elemento conhecido apenas como “Dourado”. Após buscas no interior das residências dos criminosos foi encontrada uma arma de fogo de fabricação caseira “garruncha”, possivelmente utilizada na prática de assaltos.

Logo em seguida os acusados receberam voz de prisão e foram conduzidos para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó para que as medidas cabíveis sejam adotadas. A motocicleta foi removida para o pátio da delegacia.

MATERIAL APREENDIDO:

01 Motocicleta Honda Pop 110 preta, placa PTF5738

01 arma de fogo de fabricação caseira “garruncha”

ASSCOM 17° BPM