PF DESARTICULA QUADRILHA ACUSADA DE COMÉRCIO DE MADEIRA ILEGAL NO MARANHÃO

Destacado

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação KHIZI contra uma organização criminosa responsável pelo comércio ilegal de madeira, com atuação em seis estados. Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de prisão temporária no Piauí, Pará, Maranhão e Bahia.

O inquérito policial foi instaurado em 2017 e apontou a existência de conluio entre empresários do setor madeireiro, servidores públicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), todos para viabilizar o comércio e transporte interestadual de madeira sem origem comprovada.

Segundo a investigação, o transporte e comercialização ilícitos era lastreado em Documentos de Origem Florestal inidôneos e em notas fiscais produzidas com informações falsas sobre quantidade, espécie e valor da mercadoria. A organização criminosa tinha atuação nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Também foi descoberto o esquema de pagamento de propinas a agentes públicos, responsáveis pela fiscalização tributária e ambiental, atraindo a incidência dos delitos de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas, corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação ao descaminho, sonegação de tributos”, informou a Polícia Federal.

Também foi determinada a apreensão de veículos usados para viabilizar o transporte de madeira, indisponibilidade de bens imóveis e bloqueio de ativos financeiros dos principais envolvidos.

O cumprimento dos mandados contou com participação de analistas do Ibama e da Corregedoria do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba. Ao todo, 125 policiais federais de diversas Unidades da Federação participam da ação.

O nome da Operação é em alusão ao conjunto arquitetônico situado na ilha de Khizi/Rússia, composto por três edifícios eclesiásticos construídos apenas com encaixe de toras de madeira de pinheiros, sem a necessidade de uso de pregos ou parafusos, eleito como Patrimônio Mundial da Unesco em 1990. Fonte Blog do de Sá.

Enchente deixa mais de 200 pessoas desabrigadas em Boa Vista do Gurupi

Destacado

Moradores de Boa Vista do Gurupi, a 500 km de São Luís, estão apreensivos com a cheia do Rio Gurupi. Com a chegada do período das chuvas, o nível do rio subiu mais de seis metros, inudando casas, plantações e causando transtornos a pelo menos 30% da população.

O ponto mais afetado pela enchente fica na área central da cidade. O trânsito de carros foi substituído pelo trânsito das embarcações, que é o único meio de transporte possível no momento.

Uma força tarefa envolvendo as Secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil e Assistência Social foi montada para prestar atendimento as famílias atingidas no município. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Lúcia Reis, as famílias estão sendo levadas para prédios públicos.

“A prefeitura está dando esse apoio de transporte para fazer a mudança e levar as famílias para um local seguro, prédios públicos, casas de parentes ou alguma casa alugada”, explicou.

A expectativa é que mais famílias sejam retiradas das áreas alagadas e levadas para abrigos, mais de 200 pessoas estão desabrigadas morando de forma improvisada em escolas da rede municipal de ensino. Grande parte dos prédios públicos que poderiam servir de abrigos já foram afetados pela enchente.

A prefeitura decretou estado de emergência no município e ao todo a Defesa Civil contabiliza mais de três mil pessoas afetadas pela enchente. Pela avaliação da Defesa Civil, a enchente deste ano ultrapassa a de 2009.

Delegacia de polícia de Vargem Grande tem novo titular

Destacado

Dr. Souza que desempenhou com altivez as funções de delegado no município de Vargem Grande, ficará agora a disposição da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru.

O Seu substituto é o delegado Pedro Henrique Hottes Adão, que vinha exercendo as mesmas funções no município de Godofredo Viana, a partir desta data, responderá como titular da delegacia de polícia de Vargem Grande.

Ao Dr. Souza, desejamos sucesso nessa nova empreitada, na vizinha cidade de Itapecuru, e agradecemos a sua maneira cordial com que sempre nos tratou no exercício de sua profissão.

Ao Dr. Pedro Henrique que assume a delegacia, desejamos que tenha sucesso no desempenho de suas atividades e que possa dar continuidade aos trabalhos de investigação dos últimos crimes ocorridos em nosso município.

Morte de neto de Lula não foi causada por meningite, diz prefeitura de Santo André

Destacado

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde local encaminhou amostras coletadas no hospital para análise e os exames descartaram a doença como causa da morte

Arthur Araújo Lula da Silva faleceu no dia 1º de março no Hospital Bartira, em Santo André Foto: Reprodução / Facebook

A Prefeitura de Santo André confirmou nesta segunda-feira (1º) que a morte de um neto de sete anos do ex-presidente Lula não foi causada por meningite, conforme divulgado por hospital à época.

Arthur Araújo Lula da Silva deu entrada às 7h20 de 1º de março no Hospital Bartira, da rede D’Or, com quadro instável, segundo boletim médico divulgado pela instituição. O quadro se agravou, e a criança morreu às 12h36 do mesmo dia.

De acordo com a nota da prefeitura, logo após a morte do menino, a Secretaria de Saúde local encaminhou amostras coletadas no hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Ainda segundo a prefeitura, os exames descartaram “meningite, meningite meningocócica e meningococcemia”.

“Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança”, diz a nota da prefeitura.

Procurada no fim de semana, a família do ex-presidente não quis se pronunciar a respeito da causa da morte de Arthur.

Da Folha de São Paulo

Pastor de Chapadinha-MA vai a Itapecuru prestar depoimento

Destacado

O assassinato do empresário Pedro Lopes Fontenelle, em Vargem Grande, ainda é um mistério. Para ajudar a solucionar o caso o pastor Elias Lima, presidente da Assembleia de Deus em Chapadinha, se dirigiu à Delegacia de Itapecuru-Mirim na manhã desta terça-feira (02) para prestar depoimento.

O crime aconteceu na última quarta-feira (27) às margens da BR-222, em frente a uma propriedade que o pastor havia vendido para o empresário. O empresário foi executado com dois tiros e não levaram nada dele.

Segundo um genro do pastor, o irmão Ezequiel Douglas, ele não recebeu qualquer intimação para comparecer ao distrito policial que investiga o caso e se dirigiu de forma espontânea. “Como ninguém sabe quem são os autores nem a motivação do crime, cabe todos que tiveram algum contato recente com a vítima munir as autoridades policiais com toda informação que possa ajudar a solucionar o caso”, afirmou ao blog.

Pedro Lopes Fontenelle tinha 46 anos e atuava no ramo frigorífico em Vargem Grande.

Do Blog do Eduardo Braga

Fim da prisão após condenação em 2ª instância acaba com sistema de responsabilidade contra corruptos, afirma Moro

Destacado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou, nesta segunda-feira (1º), que o possível fim da prisão após condenação em segunda instância acabaria com um sistema de responsabilidade contra corruptos. A declaração foi dada em um evento na capital paulista.

Moro enfatizou ainda que não será no seu “turno” como ministro que a operação Lava Jato vai retroceder. Segundo ele, houve um grande avanço com a Lava Jato e é preciso que “as pessoas tenham mais certeza de que se elas cometerem crimes no âmbito da administração pública, elas vão ser descobertas, investigadas e, se provada a culpa, vão ser punidas”.

Ao falar sobre o pacote anticrime, o ministro preferiu não prever datas para a análise por parte do Congresso. Segundo ele, o intuito é que o pacote fosse aprovado, discutido e, eventualmente, alterado e aprimorado o mais rápido possível, mas ressaltou que “o tempo do Congresso pertence ao Congresso”. Moro contou ainda que tem sentido, em conversas com parlamentares, uma grande receptividade, e que agora, é uma “questão de ajustar o debate e o diálogo”.

O projeto de lei anticrime prevê mudanças em 14 leis, entre elas, o Código Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e o Código Eleitoral. A intenção, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é combater a corrupção, crimes violentos e facções criminosas.

Por Cintia Moreira/Agência Rádio Mais

Investigadora de polícia é presa por corrupção, peculato e organização criminosa no Maranhão

Destacado

Segundo a polícia, Sandra Helena foi presa no bairro Jardim América. Além dela, outros policiais são investigados.

Sandra Helena é investigadora de polícia e foi presa no bairro Jardim América, em São Luís. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Superintendencia Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR) prendeu na manhã desta terça-feira (2) a investigadora de polícia Sandra Helena Alencar Pinheiro no bairro Jardim América, em São Luís.

De acordo com a polícia, a ação foi em decorrência de um mandado de prisão preventiva contra a investigadora por organização criminosa para prática de corrupção, peculato, extorsão e corrupção de menor para execução de crimes.

Após a prisão, Sandra foi encaminhada ao Anexo Penitenciário da Cidade Operária, em São Luís. A delegada que comanda o inquérito, Kelly Haraguchi, citou uma das várias ocorrências em que a investigadora estava envolvida com corrupção.

“São vários casos. Ela se juntou com outros policiais e praticou vários atos de corrupção, peculato e extorsão. Teve um menor que tentou assaltar um militar e acabou conduzido para a delegacia. Lá não foi feito o procedimento. Depois, esses policiais fizeram pressão para o pai do menor, dizendo que o filho tinha que morrer, que é ladrão…. (…) O menor disse que apanhou muito na delegacia. Até que chegou um advogado que cobrou um dinheiro e o menor foi liberado”, contou a delegada.

G1

CEMAR diz que pré-comunicado exibido em vídeo é verdadeiro; veja

Destacado

A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) divulgou um comunicado dando alguns esclarecimentos quanto ao vídeo exibido nas redes sociais sobre clonagem de conta de luz [entenda clicando aqui].

A nota explica que a suposta conta falsa é a na verdade a pré-negativação que é emitida desde 2017, impresso no mesmo modelo do formulário da fatura.

“O documento serve como aviso antecipado ao cliente, antes da negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito. Possui código de barras que pode ser utilizado para pagamento, substituindo a fatura original”.

A CEMAR explica que em caso de dúvida o consumidor deve entrar em contato com a central através do número 116 ou a agência de atendimento em cada cidade.

Presos acusados de cometer diversos roubos a residências em São Luís

Destacado

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos, cumpriu nesta terça-feira (2) um mandado de prisão preventiva em desfavor de Juliana Marques Cordeiro Lindoso, de 22 anos, e um mandado de prisão temporária contra Alexandre Torres Rodrigues, conhecido como “Xande”, de 29 anos.
Segundo a polícia, a dupla faz parte de uma associação criminosa voltada para a prática do crime de assalto à residência e foram identificados como autores de vários roubos a residências, em São Luís. 

Os assaltos ocorreram no bairros Cohama, no dia 20 de março e ontem, segunda-feira (1º); Planalto Anil I, no dia 20 de março; Olho D´Água, no dia 21 de março; e Jardim São Cristóvão, no dia 21 de março.
Após as formalidades legais, Juliana Lindoso e Alexandre Rodrigues foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.