Governo Bolsonaro quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes

Destacado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição.“Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar na metade do preço na casa do trabalhador brasileiro. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição”, disse Guedes.Ao participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Guedes disse que o monopólio da Petrobras no refino do gás torna o preço do produto mais caro no Brasil. O ministro afirmou ainda que a solução para a falta de recursos vem do petróleo, especificamente da exploração da camada do pré-sal. Fonte Alex Ramos

Briga entre mulheres termina em morte no interior do Maranhão

Destacado

No início da tarde de hoje (09), uma jovem de 25 anos apenas,identificada como Kelrry Dayna foi esfaqueada e morta por duas mulheres no município de Matinha-MA. A motivação do crime se deu por conta de uma briga entre a mãe das duas suspeitas e a vítima.
A população de Matinha está revoltada com a barbaridade em que se deu o crime, onde as suspeitas agiram na traição e não deram oportunidade de defesa para a vítima, que acabou não resistindo e morreu ainda no local. 
Ainda de acordo com informações repassadas ao Blog, as autoras do crime seriam irmãs e estão foragidas. Fonte Neto Weba

“Tigrão” é assassinado em Rio Verde-GO

Destacado

O Vargem-Grandese Miguel Melo Almeida, conhecido como “Tigrão”, foi encontrado morto na noite de segunda dia (08), por voltas 21 hs, no bairro do Jardim das Margaridas, em Rio Verde-GO.

A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o corpo com perfurações de arma de fogo e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Rio Verde, que constatou a morte de “Tigrão”.

Segundo informações, “Tigrão” participava de uma bebedeira na casa de um amigo, que por volta das 19 hs saiu para o bairro Jardim das Margaridas, no trajeto, ele foi surpreendido por alguém, que provavelmente o estava aguardando, para executa-lo.

A polícia Civil de Rio Verde vai investigar o caso. “Tigrão” tinha várias passagens por diferentes delitos pela delegacia de polícia de Vargem Grande-MA.

Informações: Rota da Notícia de Rio Verde

Preso envolvido em assalto à Unidade Mista do Bequimão; colete balístico e celulares são recuperados

Destacado

Além da prisão de Jonilson Costa Cruz, a polícia apreendeu uma arma de fogo, colete balístico e celulares de vítimas.

No início da tarde dessa segunda-feira (8), as polícias Civil e Militar prenderam Jonilson Costa Cruz, suspeito de ser um dos assaltantes que roubaram a Unidade Mista do Bequimão, no domingo (7), por volta de 22h, em São Luís.
Durante as investigações do caso, a polícia descobriu o paradeiro de Jonilson. Ele estava escondido no povoado Cedro, em São José de Ribamar, próximo à Cidade Olímpica. 
Segundo a polícia, na casa onde Jonilson Costa estava homiziado, foram encontrados alguns aparelhos celulares, pertencentes às vítimas do assalto na unidade hospitalar.
Após ser detido, Jonilson Costa confessou ter participado do assalto, na companhia de mais três pessoas, e contou à polícia onde havia enterrado a arma de fogo utilizada no crime e o colete balístico roubado do vigilante da Unidade Mista.
Ainda de acordo com a polícia, o companheiro de Jonilson foi conduzido à delegacia, para prestar esclarecimentos, pois o mesmo estava em posse dos celulares roubados.
Segundo informações do delegado Henrique Mesquita, da Seccional Leste, a Polícia Civil ainda não encontrou a arma de fogo roubada do vigilante, mas já tem informações sobre os outros três envolvidos no assalto, os quais já estão sendo procurados.

NEY CARVALHO Reflexões sobre a Petrobras

Destacado

A Petrobrás tem representado uma ilha de eficiência e sensatez, em meio a esses turbulentos 100 dias do governo Bolsonaro. Sob a batuta competente do “Chicago Oldie” Roberto Castello Branco, novo presidente, a companhia tem desenvolvido seus planos de desinvestimento e se concentrado nos setores de exploração de petróleo em que demonstra maior competência.

O primeiro e simbólico passo foi a venda da Refinaria de Pasadena, marco emblemático dos desmandos da era petista e grande vertedouro de corrupção e prejuízos para a empresa.

Outra providência foi a extinção do escritório em São Paulo, mantido por anos para usufruto de Guido Mantega, então presidente do Conselho, que convocava reuniões do mesmo às sextas-feiras, obrigando o deslocamento de diretores e conselheiros para a capital paulista.

Por sua vez a política de preços, tema rejeitado pela ortodoxia econômica, tem visado manter o equilíbrio entre os interesses da companhia e seus acionistas e as demandas de consumidores e contribuintes.

Semana passada consumou-se a venda de 90% da rede de gasoduto da TAG para a Engie, antiga Tractebel, maior geradora privada de energia elétrica do país, que estreou no mercado brasileiro com a compra da Gerasul nas privatizações dos anos 1990.

No roteiro para o futuro próximo estão a desestatização da BR Distribuidora e a venda de refinarias. Nesse aspecto cabe uma reflexão que não parece mais viável na BR. Teria sido de todo conveniente que essa empresa fora fracionada em três ou quatro companhias que competissem efetivamente entre si em âmbito nacional e não mantida como uma única entidade de porte gigantesco.

Já quanto às refinarias pode-se, ainda, gerar uma competição mais efetiva agrupando-as em algumas grandes corporations o que produziria a ambicionada concorrência para benefício do público consumidor.

Ney Carvalho é escritor e historiador.