Urgente: Jovem é baleada no centro de Vargem Grande

Destacado

Deu entrada as 8 hs e 10 min da noite de hoje, (13)no Hospital Municipal Benito Mussoline de Sousa, uma jovem de apenas 14 anos de idade, das iniciais (A.L.da S. Ribeiro).

Segundo as primeiras informações, a jovem vinha de sua igreja juntamente com quatro amigas e estavam na rua José Alexandre próximo a uma Igreja Evangélica quando foram abordadas por três elementos que estavam em uma bicicleta e exigiam o seu celular.

Os delinquentes ao anunciarem o assalto, foram surpreendidos com a atitude da menor que esboçou reação no sentido de não entregar seu celular. Com a recusa, um dos bandidos efetuou um tiro de arma calibre 3, que atingiu a perna esquerda da menor.

A menor foi socorrida e encaminhada ao hospital . No momento seu estado de saúde é instável e não corre perigo de morte.

A vítima nesse momento está no centro cirúrgico onde será submetida a uma cirurgia para retirada do projétil.

Família que morreu em desabamento de prédio no Rio será sepultada no Maranhão

Destacado

Pai, mãe e filho devem ser sepultados na cidade de Pinheiro. Dia do velório e enterro está indefinido, já que familiares ainda tentam trazer os corpos para o estado.

Por G1 MA — São Luís


Menino Hilton, à esquerda, morreu na manhã deste sábado (13) no hospital para onde foi socorrido; a irmã dele, Isabele, escapou ilesa; a mãe dele, Maria Nazaré, e o pai, Hiltonberto, foram retirados dos escombros já sem vida. — Foto: Arquivo Pessoal

Menino Hilton, à esquerda, morreu na manhã deste sábado (13) no hospital para onde foi socorrido; a irmã dele, Isabele, escapou ilesa; a mãe dele, Maria Nazaré, e o pai, Hiltonberto, foram retirados dos escombros já sem vida. — Foto: Arquivo Pessoal

O pai, a mãe e o menino que morreram eram da cidade de Pinheiro. A família começou a se estabelecer no Rio de Janeiro há cerca de 15 anos, quando Hiltonberto viajou para trabalhar na cidade como lanterneiro. Ao longo dos anos, ele levou a esposa e o filho Hilton para junto dele. Apenas a menina Isabele é nascida no Rio.

Busca por desaparecidos

A busca pelos desaparecidos entrou no segundo dia nesta manhã de sábado (13). Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham no local, que foi isolado devido ao risco de desabamentos de construções vizinhas às que desabaram.

Vista aérea dos escombros dos prédios que desabaram na Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: AP Photo/Renato Spyrro

Vista aérea dos escombros dos prédios que desabaram na Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: AP Photo/Renato Spyrro

G1

O fim dos “conselhos” onde prevalecia o sistema de “boquinha” para a “cumpanherada”

Destacado

O governo juntou vários “conselhos” (que serviam como local de empregar os companheiros de campanha) e enxugou mais de 700 destes puxadinhos.

Resultado? A mídia espalhou que o “Conselho de crianças com deficiência foi extinto porque Bolsonaro não tem um deficiente em casa e não se importa!”

Ora, de todas as primeiras damas que tivemos, essa é a que mais se importa com a causa, inclusive, pela primeira vez, teremos pessoas com deficiência auditiva e visual, trabalhando nas pastas que cuidam de pessoas com deficiência auditiva e visual!

Não é interessante?

Assim como teremos índios cuidando da questão indígena! Não é fantástico?

Por que não fizeram isso antes?

Porque tinham que dar empregos pra “cumpanherada” e nessa hora, deficiente e índios “só ocupam vagas”.

Tiveram 16 anos para resolver e não mexeram um dedo, só deram emprego e mais emprego para os companheiros.

Acabou o poder, acabou o dinheiro, perdeu o emprego.

É assim que funciona nas prefeituras também.

Por que seria diferente com o governo federal?

Raquel Brugnera

SUSPEITO DE PERTENCER A QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ASSALTOS A COLETIVOS É PRESO NA CAPITAL

Destacado

As equipes do GSA do Batalhão Tiradentes realizava diligências pelo Bairro da Vila Vitória, no intuito de identificar os elementos que haviam cometido um assalto a coletivo naquela região pelo período da manhã.
A guarnição recebeu uma denúncia anônima, via disque-denúncia do Batalhão Tiradentes, dando conta de que, no endereço já mencionado na ocorrência, havia uns indivíduos suspeitos de terem cometido um assalto pela manhã, mais precisamente as 05h, desta sexta-feira, 12, na Vila Vitória. Diante do fato foi realizado um cerco policial no local, juntamente com o  GSA DO CPAM-2, onde o conduzido identificado Da Silva apareceu e autorizou as guarnições a fazerem uma breve busca no interior da residência.
Os policiais adentrarem no local, foi possível identificar um forte odor que lembrava o cheiro de maconha, e em continuidade nas buscas, foram encontrado 01 revólver cal. 38, sem numeração, 03 munições do mesmo calibre intactas, os quais estavam dentro do tambor, 168 unidades de uma substância que aparenta ser maconha.
Diante dos fatos e circunstâncias retro mencionada, o mesmo foi conduzido ao DRF na Vila Palmeira, sem lesões corporais, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
MATERIAIS APREENDIDOS:

✓ 01 Revólver, Cal. 38, sem numeração aparente;✓ 03 munições do mesmo calibre;✓ 01 celular samsung;✓ 168 unidades de substância semelhante a maconha;✓ 01 Balança de precisão;✓ 01 Celular Samsung;✓ 01 Gandola do exército;✓ 01 Relógio;✓ 01 Papel Filme PVC;

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos

Destacado

Blog do Alex Ramos 
A professora colombiana Yokasta M, de 40 anos, que lecionava em Medellin, tinha métodos “pouco usuais” para avaliar seus alunos.
Segundo o portal La República, do Peru, ela ameaçava os alunos, principalmente de 16 e 17 anos, afirmando que iria melhorar as notas deles se fizessem sexo com ela. Caso eles negassem, Yokasta falava que iria reprová-los.
Ela foi descoberta pelo pai de um aluno ao enviar fotos provocantes para seu celular. Agora ela pode ser condenada a até 40 anos de prisão, e seu marido está pedindo o divórcio.
(VER MAIS FOTOS)

Sandoval tem novo auxiliar

Destacado

Sandoval um dos mais respeitados técnicos em montagens e reparo de antenas parabólicas, nos comunicou que agora tem um novo auxiliar que dará maior celeridade aos trabalhos,pelo número da demanda.

Para isso contratou um dos nossos mais conhecidos e amados amigos de Vargem Grande,o Siba Roque.

Ontem quando o comerciante Chiquinho de Artulindo ao ligar o seu receptor para ligar o seu TV para assistir a um jogo de futebol, verificou que a antena parabólica estava com problemas e então procurou os serviços de Sandoval , que de público apresentou o seu novo auxiliar.

Perguntado sobre o desempenho de Siba, Sandoval foi enfático, Muito bom, reúne todas as qualidades de um bom auxiliar. É prestativo, comunicativo, e sem hora para trabalhar.

Ganhamos todos nós com essa aquisição,pois nesse período invernoso ninguém quer ficar sem ver seus programas preferidos da televisão, uma vez que com a queda de energia e outros problemas advindos do tempo, os aparelhos receptadores de imagens, ficam mais vulneráveis a danificações.

Assaltantes são presos com arma de fogo e objetos roubados em Pedrinhas

Destacado

Policias do Grupo Tático Móvel (GTM) do 21º BPM, comandado pelo Tenente Coronel Harlan, prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (12), dois suspeitos de praticar assaltos.
A prisão ocorreu no bairro Pedrinhas, na zona rural de São Luís.  Eles foram identificados como Anderson Farias Oliveira, residente na Rua do Porto, em Pedrinhas; e Guilherme Alves dos Santos, residente na localidade Arraial, no Quebra Pote.
Eles estavam com uma mochila Karga que  continha  duas capas de coletes balístico, pertencentes a uma empresa de segurança privada, uma calça jeans, uma camisa maga longa, sete celulares, um tablet, dois relógios dourados de marca Euro e Orient, além de um revólver de calibre 38, cano longo, de seis tiros e  com quatro munições intactas.
A dupla foi conduzida ao 12º DP, no bairro Maracanã, para autuação em flagrante.

Padre morre após capotamento de caminhonete na BR-226 em Grajaú

Destacado

O padre Odenilton Oliveira Santos, líder religioso da Paroquia Nossa Senhora de Fátima, no setor Expoagra, em Grajaú, morreu em um acidente grave no final da tarde de sexta-feira (12), na BR-226, no Povoado Morros.
Segundo informações, o padre seguia para a cidade de Imperatriz. O motorista que dirigia a caminhonete tentou desviar de um buraco e acabou perdendo o controle, saindo da pista e capotando por várias vezes.

O padre Odenilton estava no banco do passageiro e morreu na hora. O motorista ficou apenas machucado.
O corpo está sendo velado na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No domingo (14), o corpo será trasladado para Camacã, na Bahia, sua cidade natal, onde será sepultado.

O site oficial da Diocese de Grajaú lançou uma nota de pesar pelo falecimento do missionário.
NOTA
A Diocese de Grajaú, a Congregação dos Padres Palotinos e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima comunicam o falecimento do Padre Odenilton Oliveira Santos, SAC ocorrido na tarde do dia 12/04/2019, por volta das 16h, nas proximidades do povoado Morros, BR 226. O corpo será velado na Matriz Nossa Senhora de Fátima, Grajaú – Setor Expoagra logo após a liberação dos procedimentos técnicos. O sepultamento será na cidade de Camacã-BA.
Rezem conosco!

Seduc abre inscrições para novo seletivo de professores da rede estadual

Destacado

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que foram abertas novas inscrições para preencher as 50 vagas nos municípios de Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Amarante do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Belágua, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Turiaçu, Turilândia, Barreirinhas, Humberto de Campos, Sao João do Caru, Cajari, Olinda Nova do Maranhão, Vitória do Mearim, Araguanã, Carutapera, Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca, não preenchidas no processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores do Ensino Médio. Os interessados poderão se inscrever nos dias 17 e 18 de abril até as 23:59.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico disponibilizado no site da Seduc (http://www.educacao.ma.gov.br/seletivos-e-concursos/)

NEY LOPES Caminho para diálogo político no Congresso

Destacado

Há um caminho que poderia facilitar um “pacto” político suprapartidário no Congresso Nacional.

Trata-se, como disse o Ministro Paulo Guedes, na cerimônia de posse do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de buscar “O redesenho da estrutura do pacto federativo”.

O debate desse tema em nada prejudicaria a prioridade do governo, em relação à reforma previdenciária, desde que houvesse a humildade de não considerar a proposta oficial a única viável.

Há pontos que necessitam de mudanças necessárias, cuja harmonização de pontos de vista seria alcançada, através de compensações, que assegurassem maior equilíbrio e estabilidade ao federalismo brasileiro.

Talvez, o “ponta pé” inicial de boa vontade fosse dado pelos governadores nordestinos, em razão da assinatura recente do protocolo, que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), com o objetivo de parcerias econômicas, política, infraestrutura e educacional na região.

Juntos, os governadores levariam à Presidência da República a reivindicação de imediata regulamentação do artigo 43 da Constituição, ao invés de mendigarem dinheiro orçamentário nos corredores dos ministérios.

Em outra hipótese, a iniciativa partiria da própria área econômica do governo federal, o que seria demonstração da inexistência de discriminação do sul e sudeste, em relação às regiões carentes do país.

A sugestão dada neste artigo não é pretensiosa. Apoia-se em fato legislativo concreto.

Ao exercer, em seis legislaturas, o mandato de deputado federal pelo RN apresentei (2005) o projeto de Lei Complementar 323/05, cujo texto chegou a ser aprovado em várias comissões técnicas (com elogios) e terminou arquivado nas gavetas do Congresso Nacional.

O objetivo era regulamentar o artigo 43 da atual Constituição.

A proposta fortalece a federação brasileira e evita que os Estados e municípios vivam de “pires na mão”, mendigando verbas no OGU.

Desde a época em que lecionava Direito Constitucional na UFRN, até a tribuna do Congresso Nacional, defendi acirradamente a implantação no Brasil de um modelo de federalismo regional, que seria a União federal detendo para si a soberania (capacidade de representação perante outros países) e assegurando “autonomia” administrativa e política aos estados-membros.

O projeto criava o complexo geoeconômico e social no nordeste, norte e centro-oeste, previsto constitucionalmente, com a finalidade de reduzir as desigualdades regionais, através da geração maciça de empregos, oportunidades, concessão de isenções fiscais, incremento às exportações e a interiorização do desenvolvimento.

Seria a alternativa viável para debelar o flagelo da “seca e das enchentes”, com o aproveitamento econômico e social dos rios e massas de água represadas ou represáveis nas regiões de baixa renda.

O projeto definia incentivos à recuperação de terras áridas e à cooperação com os pequenos e médios proprietários rurais no estabelecimento, em suas glebas, de fontes de água e de pequena irrigação.

Até hoje, as políticas de desenvolvimento regional deixaram as portas abertas à corrupção.

Para combater tais práticas, o PLC 323 sugeriu o critério da “impessoalidade” na concessão dos benefícios, ou seja, a liberação automática de incentivos a quem preencher as condições exigidas na lei, independente de “padrinhos políticos”, ou tráfico de influência.

O desvio dos incentivos recebidos constituiria crime contra a fazenda pública (apropriação indébita de tributos), além da obrigação de ressarcimento ao erário, em valor atualizado.

Como se percebe, não há necessidade de criação de novos mecanismos, ou órgãos. O atual texto constitucional já oferece os meios para a federação brasileira definir uma política nacional de desenvolvimento regional, com a coordenação da União.

A crise fiscal que atinge a Federação exige criatividade para superá-la. Um dos meios poderá ser o esforço de articulação e cooperação em todos os níveis de governo para alcançar o desenvolvimento e superar as desigualdades regionais.

A viabilização de novo modelo de federalismo causaria impacto positivo nas relações inter-regionais, fortalecendo estados e municípios.

Alcançar esse objetivo assemelha-se a historia do “ovo de Colombo”, que para ficar em pé foi necessário apenas um choque sobre a mesa, amassando uma das suas extremidades.

O ovo que o governo e os congressistas terão que colocar em pé é o artigo 43 da Constituição, já em vigor. Falta apenas, regulamentá-lo. Nada mais do que isso.