Justiça Federal condena faculdades pela oferta irregular de cursos superiores no MA

Destacado

A Justiça Federal condenou o Instituto de Educação Superior do Brasil (Iesb) e a Faculdade Latina Americana de Educação (Flated) por conta do oferecimento irregular de cursos de graduação mediante convênio, descumprindo as normas regulatórias do Ensino Superior.
A decisão foi com base em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
De acordo o MPF/MA, o Iesb não possui credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, por isso, não pode ofertar cursos de ensino superior e, consequentemente, não pode proceder a emissão de diplomas de graduação. Além disso, a Flated, instituição que firmou convênio com a Iesb, apesar de possuir autorização do MEC para atuar na área de educação, está restrita apenas à modalidade presencial na sede, ou seja, na cidade Fortaleza (CE), não podendo desenvolver suas atividades do Maranhão.
Assim, a Justiça Federal decidiu pela suspensão de todas as atividades de ensino da Iesb que não possuam autorização e credenciamento do MEC, pelo pagamento de danos materiais, referentes aos valores pagos pelos alunos desde a celebração do contrato, bem como pela indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, para cada aluno prejudicado.
A Flated deve se abster de ofertar cursos de graduação ou extensão no Maranhão, sem autorização do MEC, bem como através de convênios com instituições não credenciadas. Os acordos entre as instituições de ensino tornam-se nulos.

Conselho de Polícia Civil julga e expulsa o delegado Bardal dos quadros da SSP-MA

Destacado

O julgamento foi  feito ontem, quinta-feira (25) pelo Conselho de Polícia Civil do Maranhão. O delegado Tiago Bardal (foto abaixo), ex-superintendente da Seic não mais pertence aos quadros da Secretaria de Segurança Pública. A confirmação foi dada hoje ao blog pelo secretário Jefferson Portela.

A expulsão deve ser publicada no Diário Oficial nas próximas horas, mas os motivos são conhecidos, que vão desde a participação de Bardal em crimes proteção de quadrilhas a extorsão de comerciantes, incluindo o envolvimento com organização criminosa que praticava o roubo de cargas e contrabando no Maranhão.

Agora ex-delegado, Bardal, que encontra-se preso em uma cela especial na Delegacia da Cidade Operária, deve ser transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ocupará outra cela especial por ser advogado. Fonte Luis Cardoso.

Ex-presidiário suspeito de fazer desvios de contas bancárias é preso com granada e carro blindado, em Imperatriz

Destacado

O ex-presidiário Antônio da Silva Aguiar, de 25 anos, foi preso na Rua 10, no bairro Bonsucesso, em Imperatriz, por volta de 20h30 desta quinta-feira (25). Ele é suspeito de fazer desvios de conta bancárias. Ele usava tornozeleira eletrônica.
Com ele, os policiais apreenderam:
– Um veículo Honda Civic, placa KXC-0989- 03 celulares- 04 documentos de veículos- R$ 280,00- 05 cartões de bancos- 03 RGs- 01 porção de cocaína (8,2 gramas)- 01 notebook marca Compaq- 01 CPU de marca AMD
Pelas informações da PM, o Serviço de Inteligência do 3° BPM iniciou investigações contra Antônio Aguiar após receber informações de que ele havia realizando assaltos na cidade de Açailândia, e que estaria prticando crimes virtuais em Imperatriz.
Ele foi abordado por policiais na Avenida JK, onde foi constatado que o veículo Honda Civic, de cor prata, é blindado. Na residência dele, foram apreendidos uma granada, um notebook, usado para aplicar golpes cibernéticos, três celulares, documentos pessoais e cartões de banco.

Antônio Aguiar informou o endereço de uma pessoa de nome Walison, que seria seu comparsa na prática de crimes. No endereço informado, os PMs encontraram uma CPU de computador, também usado para hackear contas.
O preso foi conduzido até à Delegacia de Polícia Civil, sem lesões corporais, para autuação em flagrante. Ele deverá responder por tráfico de drogas, crime cibernético e posse ilegal de matéria bélico.
Preso em 2013 com quadrilha de assaltantes em Açailândia
No dia 07 de janeiro de 2013, Antônio da Silva Aguiar, então com 19 anos, foi preso por integrar uma quadrilha de assaltantes.

Com ele, foram presos Antônio Eduardo Pereira da Silva (19); Isalman Gomes da Silva (23); Raul do Vale (19); Maycon Roderyck Silva Lacerda (22); Joel Pinto Mota (19); Marcelo Moura Lemos (20); Lucas Carvalho (21).
De acordo com informações policiais, a quadrilha vinha praticado diversos assaltos a pessoas, residências, estabelecimentos comerciais e casas lotéricas.
Na noite da prisão, a quadrilha teria invadido uma residência na Vila Bom Jardim, rendido os moradores e roubado vários objetos pessoais, dentre eles, uma TV LCD de 42 polegadas. No dia anterior, haviam tomado de assalto uma motocicleta modelo Honda Bros.
Ainda de acordo com informações policiais, a quadrilha agia alternando os integrantes, a fim de dificultar a identificação do bando. 

Após luta corporal com policiais, traficante é preso com droga no centro de São Luís

Destacado

Policiais da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) realizaram, nessa quinta-feira (25), no Centro, em São Luís, a prisão em flagrante de Luan Devison Aguiar Campelo, por tráfico de droga.
No momento da prisão, o traficante realizava a entrega de drogas. Com ele, foi encontrada razoável quantidade de maconha.

Pelas informações da Senarc, o traficante estava sendo investigado após diversas denúncias via aplicativo WhatsApp dando conta que de que ele estava realizando a distribuição de droga na região central da cidade, motivo que ensejou a representação por mandados de busca e apreensão.
Após a localização da droga, Luan Campelo foi preso e conduzido à sede da Senarc para autuação em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Ele também foi autuado por lesão corporal e resistência, visto que tentou evitar sua prisão entrando em luta corporal com os policiais.
Após os trabalhos, o preso foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Resposta rápida | Policia Militar prende suspeitos de cometer homicídio dentro de casa lotérica em Pinheiro

Destacado

A Policia Militar de Pinheiro prendeu agora a pouco o elemento de nome Ednaldo França Santos, vulgo “gordinho” e um comparsa, de nome ainda não divulgado.
A dupla é suspeita de envolvimento no homicídio de um jovem identificado como Rael. O crime aconteceu por volta das 14 horas desta quinta-feira (25) dentro de uma casa lotérica, que fica próximo a rodoviária.
Segundo informações, os dois elementos seguiram a vítima, quando ele entrou na lotérica. Os assassinos também adentraram no estabelecimento e efetuaram os disparos. Veja aqui
Várias pessoas estavam no local e informaram que os dois indivíduos estavam de moto, sem capacete e ainda saíram apontando a arma em direção ao alto.