Prefeito se envolve em acidente na MA-101

Destacado

Um casal ficou ferido ao se envolver num acidente entre a moto que ocupava e um carro, na tarde desta quinta feira (20), na Rodovia MA-101. A colisão entre a motocicleta  e o carro Hilux aconteceu por volta das 16h, em uma curva, na rodovia. O carro envolvido na batida era conduzido pelo prefeito de Luis Domingues, Gilberto Braga, que sofreu escoriações leves. Mas o homem e a mulher que estavam na motocicleta sofreram ferimentos graves, o casal fraturou o joelho e ambos foram socorridos por  equipes da Saúde do Município de Luis Domingues em duas ambulâncias  e levados ao Hospital Regional de Carutapera. O carro seguia para o município de Luis Domingues e a moto trafegava no sentido contrário. Com o impacto, a moto ficou destruída.

Em contato com o Blog do Neto Weba o prefeito Gilberto Braga disse que está prestando todo suporte aos envolvidos e que o casal após ser levado para o HRC foi transferido para São Luis em duas ambulâncias .
O prefeito disse ainda que esta acompanhando todo processo e que dará todo o apoio necessário.

TCE-MA publica relação de prefeitos e presidentes de câmara inadimplentes

Destacado

TCE-MA publica relação de prefeitos e presidentes de câmara inadimplentes
Da esquerda para direita Astro de Ogum,Germano Barros e Padre Domingos

Gestores não apresentaram à corte a prestação ou tomada de contas anual referente ao exercício financeiro de 2018

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão publicou em seu Diário Eletrônico, nessa quarta-feira 19, a relação dos prefeitos e presidentes de câmara de vereadores declarados inadimplentes pela corte.

Segundo o documento, divulgado pelo blog do Werbeth Saraiva, os gestores não apresentaram a prestação ou tomada de contas anual referente ao exercício financeiro de 2018.

Com a publicação, o próprio TCE-MA deverá agora instaurar tomada de contas sobre as gestões. Apenas caso comprovem a regularizam, eles terão os nomes excluídos da lista, sem prejuízo das sanções legais, mediante ato do presidente do tribunal, conselheiro Nonato Lago.

Foram declarados inadimplentes:

Prefeitos
Fernando Teixeira (MDB) – Cidelândia
Padre Domingos (PSB) – Matões do Norte
George Luiz (PRB) – Primeira Cruz
Ronilson Silva (PRB) – Primeira Cruz

Presidentes de câmara
Amarildo Paixão (PSD) – Bequimão
Eden Rodrigues (PROS) – Campestre do Maranhão
Jonhy Braga (PSDB) – Luís Domingues
Dico de Dedeco (PDT) – Palmeirândia
Astro de Ogum (PL) – São Luís
Germano Barros (PSD) – Vargem Grande
Cyreno Rezende (PTN) – Vitorino Freire
Edilson Romão (PR) – Zé Doca

A relação foi encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), Procuradoria-Geral da República (PGR), Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Governo do Maranhão, para as providências que entenderem necessárias.

Justiça decreta prisão de filhos de deputada federal do Rio

Eles são suspeitos de matar marido da parlamentar

A Justiça do Rio de Janeiro expediu nesta quinta-feira (20) mandados de prisão temporária para dois filhos da deputada federal Flordelis (PSD-RJ). A informação consta da página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos Souza são suspeitos do homicídio do pastor Anderson do Carmo Souza, marido da parlamentar.

O crime foi no último dia 16, em São Gonçalo (RJ), na casa da deputada.

O novo advogado constituído pela família da deputada, Marcelo Ramalho, esteve hoje na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, mas afirmou que ainda não havia visto o inquérito. Ele não quis dar detalhes sobre os fatos. Fonte Agência Brasil

Membros de facção criminosa são presos com drogas e armas na Vila Conceição, em São Luís

Destacado

Policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prenderam em flagrante, na tarde de quarta-feira (19), Alexsandro Falcão Olímpio, conhecido como “Sabão”, e Rafael Santos Soeiro, conhecido como “Toni Kross”, na Vila Conceição, em São Luís.
Com eles, foram apreendidos vários invólucros de maconha, uma porção de cocaína, balança de precisão, papel filme, anotações de contabilidade do tráfico, além de outros apetrechos utilizados no tráfico de drogas, além de um revólver calibre 38, com quatro munições intactas. 
Os presos são integrantes de uma organização criminosa, com atuação na região metropolitana de São Luís. Os policiais cumpriram mandado de recaptura, expedido pela 1ª Vara de Execuções Penais, contra “Sabão”, que fugiu do sistema prisional em 2017.
A polícia ressalta que a dupla está envolvida em roubos a estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, em São Luís.

Após autuação em flagrante na Seic, eles foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A operação foi realizada pelo Departamento Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF) e Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO)

Motorista de Brejo passa mal e morre ao descer de van no bairro Zé Gomes

Destacado

Márcio de Carvalho Rosa, 33 anos, morreu no final da tarde desta quarta-feira, 19, vítima de um ataque cardíaco, no município de Brejo, distante 70 km de Chapadinha. 

O homem, que era bastante conhecido, trabalhava até pouco tempo na empresa Bandeira Verde Construções, exercendo a função de motorista. 
Márcio estava retornando de Chapadinha numa van, quando pouco antes de chegar ao ponto de descida passou mal, já sendo retirado do veículo desacordado.   
Ele foi levado as pressas para o hospital do município, mas já chegou a unidade sem vida. 
Deixamos nossos sentimentos de luto a família e amigos. 

Hoje na História: Neda Agha-Soltan: uma das mortes com mais testemunhas da história

Destacado

No dia 20 de junho de 2009, durante as eleições no Irã, a morte da jovem Neda Agha-Soltan, de 27 anos, foi gravada em um vídeo, se difundiu de forma viral na internet e se transformou, provavelmente, em uma das mortes com mais testemunhas da história da humanidade. Por conta disso, ela também acabou virando um símbolo para os oposicionistas ao regime vigente no Irã. Em 2009, os protestos por conta das eleições no Irã tiveram início no dia 13 de junho, quando milhares de manifestantes em todo o mundo contestaram a vitória do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e marcharam em favor dos candidatos de oposição, Mir-Hossein Mousavi e Mehdi Karroubi. A estudante de música, Agha-Soltan, não era uma ativista política, mas se sentiu atraída pelo movimento de contestação. No dia 20 de junho, ela estava presa no trânsito por causa das manifestações e, como era um dia quente, decidiu sair do carro para acompanhar, de certa distância, o que estava acontecendo na rua. Enquanto ela olhava, foi alvejada por um atirador membro da milícia Basij. Um anônimo gravou um vídeo momentos após Agha-Soltan ser atingida. O vídeo se espalhou na internet e logo chamou a atenção da imprensa internacional. Pouco depois, sua morte foi anunciada em um hospital em Teerã e Agha-Soltan foi enterrada no cemitério Behesht-e Zahra, no sul da cidade. Agha-Soltan e sua trágica morte se transformaram em um dos ícones de luta dos manifestantes iranianos.

“É um covarde que não tem coragem de ficar na minha frente”, diz Jefferson Portela em resposta às ameaças de Aluísio Mendes

Destacado

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, reagiu com indignação às declarações do deputado federal Aluísio Mendes, que o chamou de bufão e desequilibrado. Portela acusa o deputado de dar apoio a bandidos e de estar por trás da campanha contra o Sistema de Segurança do Estado.
Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, Aluísio Mendes prometeu prender Portela, caso o secretário falte com o respeito na Comissão de Segurança. “Ele é bufão e desequilibrado. Atacar as pessoas não vai resolver o problema. Ele que venha preparado. Se faltar com o respeito será decretada sua prisão. Eu pessoalmente a farei”, disse Aluísio.
Jefferson Portela e os delegados Thiago Bardal e Ney Anderson Gaspar serão ouvidos na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados para falar de denúncias de espionagem de políticos, magistrados e autoridades.

Aluísio Mendes, autor da convocação, pretendia levar apenas os dois policiais que acusam o secretário, mas os deputados federais da base aliada incluíram no requerimento o secretário de segurança para apresentar a versão do responsável pelas prisões.
Segundo Portela, “ele (Aluísio) aparece abraçando criminosos e dando total crédito a esta história de interceptações. Será que ele é um analfabeto na condição de policial? Ele sabe que a interceptação só é implantada com a ordem de um juiz. A operadora não implanta com ofício de oficial. Se ele fala de interceptação ilegal ele deve saber algo sobre isso. Na nossa gestão, somente dentro da lei”
Para o secretário, toda a celeuma sobre supostos grampos a autoridades “é uma articulação do crime organizado, tanto para defesa processual quanto para intimidar o sistema de segurança. Só que entraram errado. Bandido não me intimida. E não tem quilate de bandido capaz de me intimidar. Nem pequeno, nem médio, nem grande. Pode ser cueca ou de gravata. Do jeito que vier vamos combater o crime. Ou o cidadão cometeu crime ou não cometeu. Se cometeu ele pode ter o nome que tiver, o dinheiro que tiver, o cargo que tiver mas ele vai responder perante a lei”

Jefferson Portela cobrou explicações de Aluísio sobre o processo na Polícia Federal em que é acusado de vazamento de informação para beneficiar investigado.
“Ele [Aluísio] deveria se explicar. Porque ele caiu em uma interceptação e a Polícia Federal pediu a prisão dele quando ele ligou para um investigado no Maranhão comunicando a operação e a pessoa estava interceptada. Por isso, à época, a PF pediu a prisão dele. Ele também deve explicar sobre a péssima gestão dele com o estabelecimento das facções na capital. De 2009 a 2014 o índice de homicídios no Maranhão aumentou 308%. Já diminuímos em 63%”, disse Portela.
Portela acrescenta que o ex-secretário não tem coragem de ficar à sua frente. “Este Aluísio, um covarde que não tem coragem de ficar na minha frente. Ele devia ter vergonha de como ex-secretário de segurança dizer que um bandido com prisões estaduais e federais decretadas está sendo perseguido. O papel dele seria elogiar a polícia do Maranhão”
E para concluir a entrevista concedida aos jornalistas Jorge Vieira e Clodoaldo Corrêa, ontem no hall de acesso ao plenário da Assembleia, voltou a desafiar o deputado federal.
“Eu espero que ele tenha coragem de escutar tudo que eu tenho para dizer olho no olho pra ele. Ele já fugiu covardemente aqui na Mirante. Ligou em uma sexta-feira, marcou o debate para segunda e combinou de chegar uma hora antes. Duas horas antes ele fugiu e desapareceu”.
Com informações do Blog do Jorge Vieira

Agricultura e Transportes na pauta nacional

Destacado

Duas comissões importantes da Câmara dos Deputados estão pontuando questões emblemáticas para a vida nacional. Presidida pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural começou com reuniões extremamente positivas para o debate que vai pautar o setor nos próximos meses. A balança comercial brasileira e o PIB respiram o agronegócio e suas conquistas para o Brasil no mercado externo. Pinato garimpou algumas questões que estão colocadas na mesa para desenvolverem daqui para frente juntamente com os demais membros dessa representativa comissão parlamentar. O setor agrícola está cada vez mais deslanchando mundo afora com significados números econômicos que demonstram a potencialidade nacional. A pecuária segue o mesmo caminho. O comércio lá fora é consumidor voraz do nosso produto master. O frango e o suíno também são de valores muito positivos. Mesmo enfrentando uma carga tributária desfavorável , o setor empenha-se cada vez mais na busca de bons resultados . Essa Comissão está ai para captar necessidades do segmento e contribuir com decisões importantes salvaguardando sempre o melhor para todos. Junto está a Comissão de Viação e Transporte presidida pelo deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP) que compõe um núcleo que discute a questão da viabilidade econômica no transporte em geral. Na pauta da Comissão estão diversos assuntos para melhorar e dinamizar o setor no Brasil, tão castigado por uma malha rodoviária ruim e sempre discutida sua viabilidade funcional. Ora, se duas expressivas comissões trabalham próximas para o crescimento do Brasil , qual será o papel governamental? Será colocar na pauta nacional os problemas que circundam os setores da agricultura e do transporte. Criar políticas que façam com que o empresário que atua nesses setores não perca o animo em produzir. O Brasil é uma nação muito rica no campo e gera dividendos enormes no transporte de seus produtos. Comissões como essas e presididas por dois parlamentares jovens e preocupados com os argumentos diários que caem em suas mãos em forma de papel, possam sim encaminhar ao Brasil significantes decisões em prol de um franco  desenvolvimento. Que o governo sempre os ouçam.

João Carlos da Silva é articulista e consultor.