EM BELÁGUA, CRIANÇA DE 2 MESES É RAPTADA DE DENTRO DA CASA DOS PAIS

Destacado

Os primeiros levantamentos apontam que na cidade de Belágua, município distante 280 km da capital, São Luís, um bebê de apenas dois meses de vida foi raptado de dentro da casa dos pais.
A residência fica na rua da alegria. Os pais foram a delegacia da cidade vizinha, Urbano Santos, para registrar um B.O. (boletim de Ocorrência). Diante do fato, populares, autoridades policiais, pais, parentes e amigos estão a procura da pequena criança.
Até o presente momento ainda não há informações de quem teria raptado a criança e nem o destino do(s) envolvido(s).

O nome dos pais e nem da criança foram revelados.
O fato teria acontecido na noite desta quinta-feira(20)

SANTA RITA: BANCO DO NORDESTE REALIZA LIBERAÇÃO DE MAIS 100 CONTRATOS

Destacado

Existe uma parceria entre a prefeitura municipal de Santa Rita, através da secretaria municipal de Emprego e Renda e o banco do nordeste, parceria essa que já rendeu investimentos de mais de R$ 12.500.000,00 (doze milhões e quinhentos mil reais) com micro empreendedores e produtores rurais, a fim de incentivar no negócio e na economia local.

Hoje (21), o representante do Banco do Nordeste, Jonas França, esteve na secretaria municipal de emprego e renda, realizando a liberação de mais 100 contratos.

“Essa parceria já nos mostra resultados positivos, quando diz respeito ao incentivo direto no produtor e micro empreendedor, uma vez que a liberação do crédito ajuda também no crescimento da economia local. Agradeço em nome de toda nossa equipe da secretaria de emprego e renda ao prefeito Hilton Gonçalo que sempre apoia nossos projetos de forma incansável. Também agradecemos ao Jonas França, que sempre atende muito bem os nossos munícipes, buscando resolver da melhor forma possível as demandas dos mesmos”, Destacou o secretário Erickson Pinheiro. FonteAlex Barros

Nove adolescentes são recapturados após fuga da unidade da FUNAC em Imperatriz

Destacado

Nove adolescentes foram recapturados após fugirem nesta quinta-feira (21) do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Semear, no bairro Três Poderes em Imperatriz, na região sul do Maranhão. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (21) pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).
Oito adolescentes foram recuperados após serem procurados com a ajuda de um helicóptero da Polícia Militar e outro interno se apresentou a sede da Polícia Civil em Imperatriz. Equipes da PM continuam as buscas na região a procura dos dez internos que fugiram.
Para conseguir sair da unidade, os adolescentes imobilizaram com pedaços de ferro os monitores. Após a fuga, alguns internos roubaram um carro e uma moto que foram abandonados logo em seguida no bairro Parque Alvorada, em Imperatriz. De acordo com a Funac, durante a fuga não houve servidores ou adolescentes feridos.
Pelo menos quatro fugas já foram registradas na Funac do bairro Ouro Verde, em Imperatriz e por conta de um motim registrado há duas semanas na unidade, alguns adolescentes foram transferidos para o Centro Socioeducativo Semear, que não é usado para cumprimento de medidas socioeducativas.

Após ser abandonada, idosa de 81 anos é achada sozinha e doente em Vargem Grande

Destacado

Francisca das Chagas Oliveira teria sido abandonada pela própria família. Ela está na ala vermelha do hospital Socorrão II, em São Luís, e corre o risco de morrer.


Idosa de 81 anos é encontrada doente e abandonada em Vargem Grande

Idosa de 81 anos é encontrada doente e abandonada em Vargem Grande

Uma senhora de 81 anos identificada como Francisca das Chagas Oliveira foi encontrada por vizinhos com feridas na pele e muito doente na cidade de Vargem Grande, a 120 km de São Luís.

Segundo os órgãos de Justiça que atuam na defesa dos idosos, há quatro meses ela foi deixada por uma filha na casa de uma sobrinha, que abandonou a idosa. As duas estão sendo procuradas e podem responder por abandono de incapaz, maus-tratos e tortura.

Francisca das Chagas Oliveira foi encontrada com feridas na pele e doente na cidade de Vargem Grande, no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Francisca das Chagas Oliveira foi encontrada com feridas na pele e doente na cidade de Vargem Grande, no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência da Defensoria Pública do Maranhão, Isabel Lopizic, a idosa está em estado grave na ala vermelha do hospital Socorrão II, em São Luís, e corre o risco de morrer.

“Há risco de morte porque ela chegou bastante debilitada e com úlceras de pressão acentuada, fétida e com formigas”

Denúncias

As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas à rede de proteção formada pela Delegacia do Idoso, Ministério Público Estadual, órgãos independentes e na Defensoria Pública do Estado, onde um centro de proteção do idoso dá orientação gratuita, além de oferecer visitas.

Na Promotoria do Idoso, três mil denúncias de maus-tratos contra idosos já foram recebidos entre 2018 e 2019 em São Luís. Fora as denúncias, 200 idosos já foram resgatados e levados para instituições de longa permanência. A maioria era vítima da violência familiar.

“90% das violências acontece dentro de casa, praticadas por filhos, por netos ou por pessoas que estão em volta, como vizinhos”, declarou o promotor Augusto Cutrim. Fonte G1

Jovem comete suicídio no Bairro Areal, em Chapadinha.

Destacado

Por: Blog do Foguinho, 20 de junho de 2019.
De acordo com informações um jovem identificado por Mauro Portela (filho do Chico Bomba) cometeu um suicídio em sua própria casa no Bairro Areal, próximo ao Conjunto Nota 10.
O corpo de Mauro foi encontrado pelos familiares por volta das 19:30h desta quinta-feira, 20.
Segundo informações ele usou um corda para cometer o suicídio.

IFMA anuncia abertura de novo processo seletivo

Destacado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) campi Bacabal, anuncia a abertura de novo processo seletivo para a contratação temporária de dois profissionais Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Os profissionais de nível superior selecionados deverão ministrar os cursos no campus Bacabal com carga horária de 40h semanais.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no período de 24 de junho de 2019 e 22 de julho de 2019, por meio do site bacabal.ifma.edu.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 80,00.Para mais informações clique no extrato de edital de abertura 

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reforma política

Destacado

Presidente participou da Marcha para Jesus em São Paulo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de hoje (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. “Agora, se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos”.
Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o estado é laico, mas o presidente é cristão. “Vocês [evangélicos] foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós compartilhamos dessa responsabilidade, onde primeiro Deus, depois a família respeitada e tradicional acima de tudo”.
Aos evangélicos, Bolsonaro disse que todos sabem que o Brasil tem problemas sérios de ética, moral e economia, mas entende ser possível reverter essa condição.
“Podemos ser o ponto de inflexão mas entendemos que é possível fazer com que um dia o Brasil seja colocado no local de destaque que merece”. Entrevista a jornalistas
Bolsonaro disse à imprensa que pegou o Brasil arrebentado economicamente e que o governo está trabalhando para reverter a situação. 
“Não há ato de corrupção no meu governo. Quem cria emprego não é presidente, é a iniciativa privada. Nós queremos que, uma vez que os empreendedores tenham confiança em nós, eles invistam”, disse o presidente.
Bolsonaro tornou a minimizar o caso de vazamentos de supostas conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, e disse que Moro é um patrimônio nacional, responsável por um excelente trabalho após o que chamou de saque no Brasil, resultado da corrupção. “O juiz conversa com ambas as partes. Se é que é verdade aquilo, não vejo nada demais. Eu jamais vou inquiri-lo”. 
Quando questionado sobre declarações do ex-ministro general Calos Alberto Santos Cruz de que há muita bobagem no governo, Bolsonaro disse que o general é página virada. “Ele integrou o governo por seis meses e nunca disse que tinha bobagem lá dentro.”
O presidente ressaltou ainda que sobrevoou a cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira, e verificou a existência de montanhas de grafeno (substância extraída de camadas superficiais de grafite e que, pelas suas propriedades físicas tem diversas aplicações tecnonológicas), matéria-prima que o mundo inteiro quer. “Falta uma tecnologia um pouco mais apurada para que se tire o grafeno de lá”.Marcha para Jesus
A Marcha para Jesus é aberta à população e tem como objetivo reunir igrejas cristãs do país e do mundo. O encontro começou com uma caminhada que saiu do estação Metrô Luz, na região central da capital paulista, às 10h, e seguiu em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. 
Participaram do percurso de 3,5 quilômetros, 10 trios elétricos acompanhados por mais de 3 mil caravanas de várias partes do país. O evento recebeu dezenas de bandas, cantores e cantoras do segmento gospel.
Agência Brasil

Hoje na História: Brasil conquista o tricampeonato mundial de futebol no México

Destacado

No dia 21 de junho de 1970, a seleção brasileira de futebol conquistou, no México, o seu terceiro título mundial de futebol. A equipe também entrou para a história como uma das melhores de todos os tempos. O time verde-amarelo ganhou todas as três partidas da primeira fase: Tchecoslováquia (4-1), Inglaterra (1-0) e Romênia (3-2). Depois, venceu o Peru (4-2), o Uruguai (3-1) e a disputa na final contra a Itália, quando goleou o rival por 4 a 1. A Copa do Mundo no México também entrou para a história como a primeira a ser transmitida a cores e via satélite para todo o mundo. Curiosamente, pouco antes do Mundial, o então treinador do Brasil, João Saldanha, não havia convocado Pelé por conta de uma lesão e também porque o Rei do Futebol tinha miopia. Contudo, Saldanha foi demitido antes da Copa do Mundo e o seu sucessor, Zagallo, tratou de chamar Pelé para disputar o campeonato no México.

A sociedade em alerta permanente

Destacado

Percival Puggina,

Não passa um dia sem que editoriais, artigos e comentários em rádio e TV, se disponham a lecionar o público sobre o caráter negocial da democracia e sobre a impropriedade das mobilizações populares. Neste domingo (16/06), o Estadão volta ao assunto: “O alarido não é bom conselheiro. Decisões de Estado tomadas ao sabor da gritaria das redes sociais, como se tem tornado perigosamente comum, carecem dos elementos básicos de uma política madura”. E por aí vai o texto lastimando a circulação de informações por esses canais, o passeio das versões e das versões de versões, tudo em tempo real, impossibilitando a necessária reflexão.

Se o leitor destas linhas é, também, leitor de alguns dos mais destacados meios de comunicação do país, deve ter visto muito disso por aí. São afirmações que refletem saudosismo dos velhos tempos em que uns poucos iluminados opinavam e influenciavam a opinião pública. Esse tempo, felizmente, passou.

O ganho proporcionado pelo surgimento das redes sociais é imenso! A hegemonia esquerdista fora, até então, produto acabado, finalizado e desastrado desse monopólio. As redes sociais, apesar de sua natureza babélica e caótica, mudaram o país, desfizeram mitos, denunciaram mentiras e seus autores, protegeram a Lava Jato, impulsionaram o impeachment e trouxeram ao debate ideias relegadas às catacumbas. Libertaram os ideários conservador e liberal das desqualificações que os mantinham no anonimato das prateleiras inacessíveis.

Numa sociedade conduzida durante décadas, como manada, por políticos, economistas, professores, sindicalistas, autores, artistas e atores, de esquerda, descolados, moderninhos e revolucionários, de onde vinha “a voz do povo”? Vinha das massas de manobra. Portava bandeiras vermelhas e era mobilizada a favores de Estado, ônibus de sindicato e sanduíches de mortadela. Durante esses longos anos, dezenas de milhões de brasileiros viveram uma cidadania aleijada, hipossuficiente, sem direito a vaga no parking das opiniões, apartados que eram pela pretensa “superioridade moral” da esquerda. Deu no que se viu e nunca foi diferente.

Seria essa a “política madura”? Se o alarido não é bom conselheiro, presume-se que quem pensa diferente deva se sujeitar a um silêncio obsequioso. Espera-se que a nação creia que tudo andará bem se todos fecharem os olhos, deixarem as instituições “cumprirem seu papel” e a formação das opiniões retornar às antigas vozes?

Não! Impressiona que tantos profissionais da comunicação não percebam o imenso desalento dos brasileiros em relação às instituições do país! É por causa delas que tantos vão às ruas. Cobrar dos cidadãos que entrem em recesso para que a paz volte a reinar é propor um contrato entre ovelhas e lobos. É voltar à cidadania quadrienal, exercida apenas no dia da eleição. E é restaurar o ancien régime da corrupção. Foram as redes sociais e as mobilizações pacíficas dos cidadãos que influenciaram de modo decisivo todas as transformações positivas pelas quais o país passou desde 2014.

Querem ajudar realmente o Brasil? Querem tornar desnecessárias as mobilizações sociais? Ótimo! Ajudem a mudar as instituições. Exerçam nesse sentido o poder que ainda têm. As instituições que temos estimulam condutas irresponsáveis, exigem sociedade em estado de alerta porque fabricam crises com assiduidade e desenvoltura que, mesmo aos 74 anos, não cessam de me estarrecer.