E o Diego, por que não?

Destacado

A Bíblia nos ensina que se não dermos valor as coisas pequenas, como poderemos dar as grandes? Isso serve para todos os segmentos da vida, pública ou privada.

Depois da poeira baixar em relação as duas novas adesões dos ex-vereadores ao grupo CB, eis que surgem duas perdas dentro do grupo. Saem demissionário ou demitidos, Ismael Leon e Allison Play. Que dirão os mais chegados do prefeito. Esses não somam nada. Mas não é bem assim. Todo mundo tem seu valor.

Mas como na forma de um fantasma que assombra o prefeito no seu projeto de reeleição, surge a figura do vereador Dyego da Madeireira, que inegavelmente é um dos vereadores mais bem avaliados do município.

E de onde vem essa ideia? Pensemos comigo. No início do ano, o vereador deixou claro em suas declarações que não quer mais ser vereador. Tem projeto político maior. E que para seu lugar na Câmara está defendendo o nome de sua irmã.

Nessa hora acendeu a luz de alerta e o prefeito e seus amigos próximos, fingiram que não viram, se fizeram de desentendido ou subestimaram o valor do edil. E aí, Dyego continuou a correr solto, fazendo suas doações, no seu trabalho social e com isso, agregando valores e pessoas ao seu projeto político.

Deixou claro que quer ser vice na chapa do prefeito CB. Ninguém deu ouvidos ou acreditou acreditou, ou no mínimo, o grupo não nutre esse desejo. E por que? Dyego não é um forte aliado? Ou não é de confiança do grupo? E se não é de confiança por que continuam com ele no apoio as ações do prefeito?

Agora parece que o Dyegão quer uma definição do grupo. Ou lhe aceitam como candidato a vice, ou pelo que vejo, vai sair candidato a prefeito. E se sair não faz falta? Só um louco poderia acreditar que não.

Os mais antigos me ensinaram que na política o feio é perder. E que ela, a política, é a arte de juntar, somar, e jamais dividir.

Se Dyego sair deixará um vazio enorme no grupo, que só poderá ser avaliado, após as eleições.

Mas quem pode estar por traz desse interesse fomentando essa ideia do vereador? Será que ele está sozinho acreditando nesse projeto político, ou existem fantasmas alimentando esse sonho?

Seja como for, ainda existe tempo de conversar, pois o tempo é capaz de tudo, inclusive separar pessoas, que elas mesmas, num passado recente, juravam fidelidade eterna umas as outras.

Conversa entre amigos e caldo de galinha, nunca fizeram mal a ninguém. Dizem os ancestrais que, quem vai na frente bebe água limpa. E Dyego não está esperando convite de ninguém para navegar nas caudalosas águas das eleições 2020. Está sozinho lançando sua rede ao mar, e visgando peixes que muitos pensavam ser propriedade sua.

Não se assustem com o que ainda está por vir, Vargem Grande tem de tudo, inclusive postagens de secretário apoiando o outro secretário na seleção de candidatos em seletivo municipal, de olho em eleições futuras. Mas isso é um outro assunto que tratarei em outra postagem, se DEUS quiser.

Criminosos explodem agência bancária e atiram em policiais

Destacado

Não há informações sobre pessoas feridas

Na madrugada desta quarta-feira (31), a agência do Banco do Brasil de Esperantinópolis, a 268 km de São Luís, foi atacada por um bando criminoso.PUBLICIDADE

De acordo com a polícia, os assaltantes destruíram a agência e ainda atingiram a tiros o prédio da companhia da Polícia Militar e o carro oficial da polícia que atende ao município.

Não há informações sobre pessoas feridas. De acordo com os policiais da cidade, os bandidos não fizeram nenhum refém e, provavelmente, não levaram grande quantia em dinheiro, pois a agência ainda não havia sido reabastecida.

Viatura da Polícia Militar em Esperantinópolis foi atingida a tiros durante assalto a banco — Foto: Divulgação

Em período de abastecimento da agência, alguns policiais de municípios vizinhos reforçam a segurança em Esperantinópolis. O efetivo da Polícia Militar no município é de três policiais por plantão.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. O Centro Tática Aéreo (CTA) é esperado na região para dar suporte às buscas nesta quarta-feira por meio de helicóptero. Fonte O Imparcial

Hoje faz dezessete anos sem Dra. Ana

Destacado

Com o coração apertado e tomado pela saudades, o blog presta uma simples homenagem a Dra Ana.

Por; Thalissa Ambrósio

O tempo é mesmo implacável. Estamos completando dezessete anos sem a presença de Doutora Ana. Uma mulher simples, honrada, que com carisma e humildade conquistou o coração do povo de Vargem Grande. Mas a vida nos revela surpresas nem sempre agradáveis, pois de forma repentina e prematura perdemos Dra.Ana.

Mesmo com pouca idade, pois a dezessete anos atrás eu tinha somente 5 anos, hoje ao acordar lembrei com tristeza e saudade do dia em que Ana nos deixou, restando apenas lembranças daquele abraço apertado, do sorriso largo e de um exemplo de empatia.

O que nos conforta é saber que mesmo em outro plano, ela continua cuidando de todos nós como cuidou de seus filhos. Pois é como ela sempre dizia; “Vargem Grande é minha casa e os filhos dessa terra também são meus”.

Inauguração da sede própria do Almeida Supermercado é só festa e preços baixos

Destacado

O grande dia é hoje. E essa é uma oportunidade única para quem quiser comprar no Almeida Supermercado. Além de você ganhar nos valores das mercadorias, você ainda vai concorrer a diversos prêmios. Voltamos para a avenida José Magalhães onde iniciamos esse nosso projeto de tornar acessível o melhor produto a preço imbatível.

Antes de tudo, dá uma passadinha no supermercado Almeida e confira nosso mundão de novidades com aquele precinho camarada..

Hoje na História:Fidel Castro anuncia saída do poder após 49 anos como presidente de Cuba

Destacado

Na noite de 31 de julho de 2007, o presidente cubano Fidel Castro surpreendeu o mundo com o anúncio de que estava passando o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, por conta de problemas de saúde. A renúncia oficial aconteceu no dia 2 de fevereiro do ano seguinte, assinalando o fim de um período de 49 anos no poder e também o adeus do último líder histórico do comunismo. Fidel Castro, que nunca foi eleito por eleições diretas, proibiu a existência de partidos de oposição e manteve a imprensa sob seu controle em Cuba. Apesar das controvérsias em relação à liberdade civil no país, seu governo alcançou altos índices de desenvolvimento humano e social, como por exemplo a baixa taxa de mortalidade infantil, erradicação da desnutrição infantil e do analfabetismo.

OAB, trincheira da cidadania

Destacado

Paulo Castelo Branco

Muito antes da criação da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1930, ainda no Império, o Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, cavou a trincheira da cidadania em defesa da democracia, da legalidade e da independência do Brasil.

Por incrível que possa parecer, após a vitória do movimento armado que levou Getúlio Vargas ao poder, e em seguida à ditadura; um dos seus primeiros atos foi assinar o Decreto nº 19.408, datado de 18 de novembro de 1930, que estabeleceu a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A atuação do Instituto direcionada à construção da identidade nacional, se assentaria em bases mais sólidas da atuação dos recém-formados bacharéis e sua finalidade, reunir os “cultores” e “agitadores” do Direito. É daí, portanto, que os mesmos princípios estão fixados na essência da atuação dos advogados, sendo que os “agitadores” do passado são hoje os insistentes cultores dos direitos humanos, da ética e da transparência.

Durante a sua existência, a OAB Federal e suas seccionais sofreram ameaças por seus posicionamentos em defesa das prerrogativas dos advogados, especialmente daqueles que militam nos cantões do País.

A mais grave agressão ao trabalho da entidade foi em 27 de agosto de 1980, quando uma carta-bomba foi enviada para a sede da OAB no Rio de Janeiro, e Lyda Monteiro da Silva, a mais antiga funcionária da OAB, secretária do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, foi morta ao abrir a correspondência.

A Ordem reagiu com tristeza e indignação. Um indivíduo foi identificado e indiciado, mas absolvido por falta de provas.

Em 2014, a Seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) em homenagem à secretária, no dia 6 de agosto. Seu filho, advogado Luiz Felippe Monteiro, assim se pronunciou:

“— Até hoje tenho dor no estômago só de lembrar — disse em entrevista ao site da OAB-BA. — O fato nunca foi apurado, muito em função do período em que vivíamos. A própria oposição, na época, calou-se, em troca da garantia das eleições de 82.

Discordo, então, daqueles que acham que minha mãe foi um mártir na abertura da democracia, porque, na minha concepção, a democracia só se consolida, de verdade, no momento em que nossa história é completamente recuperada. Mas ainda tenho esperança que, ao crescerem, meus filhos consigam estudar esse episódio já com o nome de todos os culpados.”

Esses fatos e relatos estão disponíveis nos sites do Conselho Federal, em órgãos de imprensa e redes sociais.

Durante a sua existência, a OAB e suas Seccionais foram presididas por advogados ditos de direita, centro e esquerda que nunca deixaram de expor as suas preferências político ideológicas. Porém, os conselhos Federal e Seccionais, ao se posicionarem contra o poder e o arbítrio manifestam o desejo da maioria dos seus membros nas notas e pronunciamentos, democraticamente.

É com esta história secular que os advogados preocupados com o futuro do Brasil, ficam indignados com as palavras do presidente Jair Bolsonaro que saem de sua boca como se fossem disparos de armas automáticas tão elogiadas pelo presidente.

A Ordem dos Advogados não se intimidará com palavras ou atos incentivadores da polarização entre os brasileiros, nem, tampouco com ameaças contra a independência da entidade.

Feto humano é achado dentro de vaso sanitário em UPA de São Luís

Destacado

No entanto, polícia não descarta a possibilidade de ser um embrião, que foi encontrado dentro da UPA Socorrinho II, no bairro São Francisco.

Por G1 MA — São Luís


Unidade de Pronto-Atendimento Socorrinho II, no bairro São Francisco, em São Luís. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Unidade de Pronto-Atendimento Socorrinho II, no bairro São Francisco, em São Luís. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil investiga o achado de um feto dentro de um vaso sanitário na Unidade de Pronto-Atendimento Socorrinho II, no bairro São Francisco, em São Luís. O achado aconteceu nesta terça-feira (30) e a polícia busca saber quem teria feito isso.

De acordo com policiais da 9ª Delegacia de Polícia Civil, ainda não dá pra ter certeza se era um feto ou um embrião, assim como o dia em que foi deixado no hospital. Equipes do Instituto Médico Legal foram enviadas ao hospital e realizar perícia.

Presos suspeitos de balear motorista no olho durante assalto a ônibus no interior do MA

Destacado

Um motorista da empresa de transportes Araújo, que faz linha Apicum-Açu/São Luís, foi baleado no olho esquerdo durante um assalto. O caso ocorreu, por volta das 21h, desta segunda-feira (29), no percurso de Cururupu.
De acordo com informações do delegado do caso, Tiago Sitonio, até as 08h desta terça-feira (30), quatro suspeitos, incluindo o que seria líder da ação, já foram presos. O delegado informou ainda que a operação, que iniciou por volta das 5h, continua com intuito de capturar mais suspeitos envolvidos no latrocínio tentado.
A vítima, que não teve o nome divulgado, está hospitalizada na Santa Casa de Misericórdia em Cururupu.

Mais de 600 mil famílias não receberam benefício para desconto na conta de luz

Destacado

Pagar a conta de energia elétrica com descontos é um benefício que muitas famílias de baixa renda do Maranhão têm direito com o ProgramaTarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, mas muitas delas não sabem que podem ter esse desconto ou não sabem que precisam atualizar seu cadastro a cada dois anos.
Atualmente, 1.504.438 famílias estão cadastradas no Maranhão. Segundo dados levantados pela Cemar, mais de 600.911 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal e atendem a todos os critérios exigidos pelo programa, ainda não recebem o benefício, por não ter realizado cadastro junto a Cemar, ou mesmo, apenas por não atualizá-los. As cidades de São Luís, Imperatriz e Timon lideram o ranking de municípios com o maior número de famílias com direito ao benefício, mas que ainda não recebem o desconto por estarem com o cadastro desatualizado.
Mas como fazer para se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda?
Primeiro, é preciso conhecer o Programa Tarifa Social Baixa Renda, criado em 2010, que consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%. Para Indígenas e Quilombolas esse desconto pode chegar até 100%.
Os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica pelas famílias cadastradas, sendo que as residências com menor consumo de energia elétrica tem descontos maiores. Um consumo elevado, pode significar sair da faixa de descontos do programa, por isso é importante para a família ter boas práticas de economia, para não gastar demais com a energia elétrica e perder o desconto.
Para fazer o cadastro é preciso primeiramente possuir o NIS – Número da Identificação Social, ligar na Central 116 ou ir a uma Agência de atendimento da Cemar mais próxima, com os seguintes documentos:
Documento Oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte) e o CPF do titular da Conta;Número de Identificação Social (NIS);Para família indígena, é possível apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
Famílias que possuem membros com patologia ou doença que requerem uso de aparelhos elétricos devem apresentar relatório e atestado subscrito por profissional médico homologado pela Secretaria de Saúde do município, do SUS, ou estabelecimento particular conveniado, comprovando que é necessário o uso dos aparelhos, equipamentos ou instrumentos para o tratamento.
Confira o ranking dos 10 municípios maranhenses com o maior número de famílias que podem ter a conta mais barata:
Existe limites e prazos para o cadastro na Tarifa Social Baixa Renda?
As famílias podem se cadastrar a qualquer momento no programa e não há limites de prazos para o vigor do desconto. Porém, devem manter os dados atualizados junto a base da Cemar para que não percam o benefício, como alerta o Analista Comercial da Cemar Ronilton dos Santos: “É necessário que o cliente tenha seu cadastro atualizado junto ao CRAS, assim como buscar, posteriormente, os canais de atendimento da Cemar para solicitar a inclusão e atualização do benefício, quando for necessário. O cliente precisa ter a prática de atualizar os dados no CRAS anualmente e, principalmente, quando tiver a informação na fatura de energia elétrica que perdeu o benefício ou que perderá por algum dos critérios de validação.” alerta Ronilton.
Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL, o que faz muita diferença no orçamento de uma família. Os descontos são decrescentes e cumulativos, à medida que o consumo vai evoluindo, até o limite de 220 kWh/mês.
Faixa de Consumo Desconto
0 a 30 kWh/mês 65%
Acima de 30 até 100 kWh/mês 40%
Acima de 100 até 220 kWh/mês 10%
Para saber se você está recebendo o benefício da Tarifa Social, você deve verificar na sua fatura mensal de energia elétrica, no campo de dados do cliente, a seguinte informação “Classificação: Residencial Baixa Renda”. Por se tratar de um desconto na fatura, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica e nem ficar de fora de desconto

Incêndio atinge loja no centro de Bacabal no Maranhão

Destacado

Incêndio foi registrado no início da tarde desta terça-feira (30). Ainda não há informações sobre as causas e se há feridos.

Por G1 MA 


Incêndio atinge estabelecimento comercial em Bacabal

Incêndio atinge estabelecimento comercial em Bacabal

Um incêndio atingiu um estabelecimento comercial no início da tarde desta terça-feira (30) na região central de Bacabal, município localizado a 247 km de São Luís. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre as causas do acidente e se há feridos no local.

Fumaça resultante do incêndio pode ser vista à distância em Bacabal (MA) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Fumaça resultante do incêndio pode ser vista à distância em Bacabal (MA) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Em um vídeo enviado ao G1, mostra uma grande cortina de fumaça se espalhando pela região do incêndio e a presença muitos curiosos no local. A área possui uma grande quantidade de lojas que fazem parte do centro comercial da cidade, dentre elas a Casa Lotérica do município e uma loja de parafusos.

Incêndio atraiu curiosos para a região central de Bacabal (MA) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Incêndio atraiu curiosos para a região central de Bacabal (MA) — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Itapecuru-Mirim/MA:Câmeras flagram ação de criminosos em tentativa de Arrombamento a Caixa Eletrônico.

Destacado

A guarnição do 28º BPM em Itapecuru-Mirim/MA foi informada na tarde desta segunda-feira (29) pelo o gerente da agência Bancária do Banco do Brasil a onde o mesmo percebeu que um dos caixas de autoatendimento havia sido violado, o gerente  observou as imagens do circuito  interno de segurança, visualizou os dois suspeitos na boca do caixa.
Nas imagens o casal permanece dentro da agência na frente do caixa eletrônico por mais de três horas, forçando para retirar  um envelope, segundo o gerente este envelope foi depositado na sexta feira,  dia 26/07/2019 às 21:12h, contendo  o valor de  R$ 2.650,00 sendo  subtraído R$ 1.650,00 pela dupla no sábado no período  vespertino, assim como mostram as imagens.
A guarnição  da Força Tática, após  ter acesso às imagens e os vídeos, reconheceu  os autores (Maria de Jesus licar e José  Ribamar do Nascimento Viana Filho) os suspeitos foram localizados e conduzidos até a delegacia de Polícia Civil. Fonte Cristiano Dias.