Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

Destacado

Proposta teve 379 votos a favor e 131 contra

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Depois de oito horas de debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto principal da reforma da Previdência. A proposta teve 379 votos a favor e 131 votos contra.

Agora, os parlamentares começam a votar os 20 destaques apresentados pelas bancadas. Mais cedo, os deputados tinham concordado em derrubar as emendas individuais e manter apenas as de bancada.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União.

A reforma da Previdência precisava de 308 votos, o equivalente a três quintos dos deputados, para ser aprovada. Se aprovado em segundo turno, o texto segue para análise do Senado, onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

debate do texto principal foi aberto por volta das 17h, quando a Câmara rejeitou o último requerimento de retirada de pauta da reforma da Previdência. Nas últimas horas, os líderes dos partidos estavam encaminhando as orientações para as bancadas.

Padrasto mata enteada de um ano e dez meses de idade, em Turilândia

Destacado

No dia ontem, 09, por volta das 21h00, a adolescente N.E.R., de 16 anos de idade, e seu companheiro Ernildo Sousa Silva, de 18 anos de idade, compareceram ao Hospital de Turilândia/MA, com o corpo da criança Kethelyn Rodrigues, de 1 ano e 10 meses de idade, filha dela e enteada dele.
Segundo o casal, a criança teria caído de uma rede e batido a cabeça no chão. Entretanto, o médico plantonista constatou que o corpo da criança apresentava marcas, no pescoço, compatíveis com sinais de esganadura, ocasião em que acionou o conselho tutelar e a polícia militar, sendo o casal conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Helena/MA, por volta das 22h30, para prestar os devidos esclarecimentos.
Ao tomar conhecimento do caso, o Delegado Regional de Pinheiro, Dr. Oséias Cavalcanti, determinou que o corpo da criança fosse encaminhado, imediatamente, para o Instituto Médico Legal de São Luís, para que fosse realizado o exame cadavérico pelo médico legista competente. 
Ainda durante a madrugada, um investigador de polícia civil se dirigiu ao IML, em uma ambulância municipal, com o corpo da criança, o qual foi submetido a exame necroscópico, tendo o respectivo laudo pericial atestado como causa da morte a asfixia por esganadura.
Inicialmente, o casal negou, veementemente, a prática de qualquer ato de execução do homicídio da criança, mas, diante das fortes e inequívocas evidências, o padrasto da criança acabou por confessar o crime, durante seu interrogatório, na Delegacia Regional de Pinheiro.
Segundo o autor do crime, ele resolveu ceifar a vida da criança, apertando o pescoço dela com as mãos, enquanto ela dormia na rede, porque não gosta do pai dela e tem ciúmes da sua companheira, mãe da criança.
Segundo a mãe da criança, no dia de ontem, por volta das 12h00, uma amiga sua falou que a criança parecia muito com o pai dela. Ouvindo isso, Ernildo não gostou e disse que a mãe da criança não deveria ficar falando do seu ex-namorado, ocasião em que se travou breve discussão, e, após alguns minutos, ela foi para a casa da mãe dela, que fica nas proximidades de sua residência, no Povoado Bacabeira, em Turilândia.
Por volta das 13h, a mãe da criança retornou para a sua casa e acreditou que ela estava dormindo, na rede. Por volta das 17h30, a adolescente estranhou o fato de a criança estar dormindo muito e, ao se dirigir até ela, encontrou-a, suspirando, ainda com vida, ocasião em que Ernildo alegou que a criança havia caído da rede, razão pela qual possuía algumas escoriações visíveis.
O casal, então, levou a criança para o Hospital de Turilândia, onde ela já chegou sem vida. Ernildo Sousa Silva, padrasto da criança, foi autuado em flagrante delito, pelo cometimento do crime de feminicídio qualificado pelo motivo fútil, pelo emprego de asfixia e pela impossibilidade de defesa da vítima, podendo pegar até 30 anos de reclusão.
Após a lavratura do procedimento, o autor do crime foi conduzido para o Presídio Regional de Pinheiro, onde permanecerá, à disposição da Justiça.
A mãe da criança prestou depoimento e foi liberada, visto que, preliminarmente, a autoridade policial competente não vislumbrou nenhuma participação dela no cometimento do crime. Entretanto, as investigações continuam, no sentido de esclarecer os fatos em toda a sua extensão.
Via Vandoval

Armas e munições são apreendidas durante “Operação Gurupi” no Maranhão

Destacado

Os suspeitos comercializavam armas de fogo, munições e também realizavam o tráfico de entorpecentes.

ReproduçãoPor: Da Redação com informações da SSP-MA10 de Julho de 2019

Uma operação da Polícia Civil do Maranhão identificada como “Operação Gurupi”, realizada na última terça-feira, 9, resultou na prisão de 6 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, no município de Carutapera.PUBLICIDADE

A operação coordenada pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Superintendência de Polícia Civil do Interior (Spci), se deu pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão nos locais utilizados para a prática de crimes.

Os suspeitos comercializavam armas de fogo, munições e também realizavam o tráfico de entorpecentes. Diversos materiais usados durante os atos criminosos também foram aprendidos. A polícia trabalha para prender os demais envolvidos nos crimes.

De acordo com o Superintendente da Senarc, Breno Galdino, “os envolvidos estavam vendendo munições, armeiros consertando armas para pessoas sem a posse e ou registro dos mesmos. Havia ainda o tráfico de drogas na região. As investigações continuarão para encontramos os fornecedores na região do Gurupi”, ponderou o superintendente.

Na manhã desta quarta-feira, 10, os delegados responsáveis pela operação Gurupi, receberam a imprensa e concederam uma coletiva no auditório da Senarc, explicando sobre a operação.

O delegado Albert Fontes da Senarc explicou:

A operação visou reprimir o tráfico de drogas e o comércio ilegal de arma de fogo. Durante a operação foram presas 06 pessoas: O Marcos Vinícius Pantoja, preso pelo comercio ilegal de arma de fogo. Ele seria de certa forma, um armeiro na região. Ele não somente era o armeiro, fazia a manutenção das armas, como vendia as armas; Katiane Pereira e o Jessé Borges. Estres presos por tráfico e associação. Na residência foram encontrados uma determinada quantidade de cocaína, onde era vendido em Carutapera. Outro preso foi o Antônio Vieira, ele foi preso pela posse ilegal de arma de fogo e pelo comercio de arma de fogo e munição. Ele possuía uma vasta quantidade de munições. Na sua casa foi encontrada uma arma de fogo, um revólver. Foram apreendidos no seu comércio, 05 armas de fogo. Presa ainda Maria Luíza de Sousa. Ele foi presa pelo tráfico de drogas. Na sua casa foi encontrada uma quantidade de cocaína. Outra presa foi a Maria de Lurdes Pereira, também presa pelo crime de tráfico de drogas.

Além das superintendências, participaram também as Delegacias de Carutapera, Eugenio Barros, Alcântara, Maracaçumé e Santa Helena.

Avô que estuprou e engravidou neta de 11 anos volta a ser preso em Icatu

Destacado

ICATU – A Polícia Civil do Maranhão por meio da 1ª Delegacia Regional de Rosário, efetuou na tarde desta terça-feira (9), no Povoado Mata, zona rural de Icatu, o cumprimento do mandado de prisão preventiva em desfavor de JOSE RIBAMAR Alves, (62), pela prática de estupro de vulnerável, tendo como vítima uma neta de 11 anos, crime previsto no art. 217-A do Código Penal.
Tal crime tornou-se do conhecimento da Polícia Civil no plantão da Delegacia Regional de Rosário, no sábado(6), e desde então todas as providências foram tomadas para elucidar o fato criminoso, bem como os cuidados como encaminhar a vítima para atendimento no Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente CTPCA, para exames.
Com o resultado das investigações, em apenas 2 (dois) dias a Autoridade Policial titular da Regional de Rosário procedeu à representação pela prisão do investigado, a qual foi acolhida pelo Poder Judiciário de Icatu/Ma com parecer favorável do Ministério Público e dado imediato cumprimento pela Polícia Civil por policiais da Delegacia Regional de Rosário e Delegacia de Icatu.
JOSE RIBAMAR foi encaminhado ao presídio de Rosário onde encontra-se à disposição da justiça.

Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

Destacado

Jornalista que ficou conhecido por cumprimentar os telespectadores com o “Olá, tudo bem?” sofreu um enfarte

Por: Da Redação10 de Julho de 20191.1K

Na manhã desta quarta-feira (10), o jornalista Paulo Henrique Amorim faleceu aos 77 anos de idade. Ele trabalhou em diversas redações, inclusive na Globo e na Record, foi correspondente no exterior de revistas como o Veja.

Seu último emprego foi na TV Record, depois de ter sido dispensado da Globo e passado um bom tempo na Band, mas estava fora do ar desde o mês passado, quando foi afastado do programa Domingo Espetacular. O jornalista morreu de enfarte na capital fluminense.

Amorim estava na Record TV desde 2003 e deixa um legado para o jornalismo brasileiro, uma vez que passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país. 

Paulo Henrique Amorim deixa uma filha e a esposa Geórgia Pinheiro, também jornalista.

Segundo informações,ontem a noite o jornalista Paulo Henrique Amorim jantou com diversos amigos em um restaurante do Rio de Janeiro. 

Polícia fecha bordel onde menina de 12 anos era explorada

Destacado

Uma mulher, identificada como Nice dos Reis, foi presa em flagrante delito

Por: Thiago Marques

Na tarde da última terça-feira (09), a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Regional de Bacabal, fechou uma casa de prostituição que funcionava no município de Bom Lugar que explorava sexualmente menores de idade.

Uma mulher, identificada como Nice dos Reis, foi presa em flagrante delito. Segundo informações da polícia, ela administrava o local e explorava a sobrinha de apenas 12 anos de idade.

Nice dos Reis

HOMEM É PRESO EM PINDARÉ ACUSADO DE AGREDIR A PRÓPRIA MÃE A PAULADAS

Destacado

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira, (9) no povoado Areias, município de Pindaré Mirim o homem identificado como Edilson Mendes Cutrim. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em função de ter agredido a pauladas a sua própria mãe.  A vítima sofreu lesões na cabeça e teve que ficar internada no hospital daquela cidade.  Ao tomar conhecimento do caso a delegada Cláudia Maciel representou o pedido de prisão de Edilson. O acusado foi preso com ajuda de policiais da Delegacia Regional de Santa Inês e em seguida conduzido para a Unidade Prisional daquela cidade onde vai permanecer a disposição da Justiça.

MENORES SÃO APREENDIDOS EM COROATÁ APÓS ASSALTAREM CARTÓRIO

Destacado

Foram apresentados na DP em Coroatá dois suspeitos menores de idade, pelo fato de os mesmos terem participado de um roubo no cartório do 2 ofício, localizado na Av.Magalhaes de Almeida, centro da cidade, na data de segunda-feira (08),  por volta das 17hrs40min. Na ocasião,  os mesmos em posse de uma arma de fogo, tomaram sob violenta ameaça cerca de R$ 1.600,00 e três celulares.

  Em posse de tais informações e de reconhecimento das vitimas a PM do 24° BPM conseguiu na manhã de ontem terça-feira (09), localizar o primeiro conduzido de iniciais “L.F da S.F.C, onde em posse do mesmo estava um dos celulares roubados. O mesmo assumiu a autoria do ato infracional, erelatou que junto a ele estava o conduzido de iniciais “P.J da C.S” e um indivíduo conhecido por “tchou”.

  Os mesmos foram apresentados sem lesões corporais para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Ascom: 24° BPM

Hoje na História: Boris Yeltsin assume como primeiro presidente eleito da Rússia

Destacado

Em 10 de julho de 1991, Boris Yelstin tomou posse como o primeiro presidente eleito da Rússia após o colapso econômico da União Soviética. Ele ficou marcado como uma figura controversa. No início do seu governo, o político era muito popular. Mas sua reputação foi prejudicada pelas crises econômicas e políticas. Quando deixou o cargo após ter sido reeleito, era amplamente impopular junto à população russa.

Membro do Partido Comunista da União Soviética de 1961 a 1990, Yelstin mais tarde se classificou como um político independente, quando se alinhou ideologicamente com o liberalismo e o nacionalismo russo. Em 12 de junho de 1991, Yeltsin obteve 57% do voto popular nas eleições presidenciais democráticas, derrotando Nikolai Ryzhkov, o candidato preferido de Mikhail Gorbachev, o último líder soviético. 

Durante seu governo, Yeltsin transformou a economia socialista estatal da Rússia em uma economia de mercado capitalista, implementando uma terapia de choque econômico, taxa de câmbio de mercado do rublo, a privatização em todo o país e a suspensão dos controles de preços. Como resultado, o país enfrentou colapso econômico e inflação. 

Em meio à mudança econômica, um pequeno número de oligarcas enriqueceu, enquanto os monopólios internacionais passaram a dominar o mercado. Durante a crise constitucional russa de 1993, Yeltsin ordenou a dissolução inconstitucional do Parlamento Soviético Supremo, que reagiu tentando removê-lo do cargo.

Em 1996, Yeltsin foi reeleito presidente. Nessa época, ele apresentou diversos problemas cardíacos. De acordo com muitos relatos, ele também era dependente de álcool. Em 31 de dezembro de 1999, em meio a denúncias de corrupção e problemas de saúde, ele anunciou de surpresa a sua renúncia. Em seu lugar, assumiu interinamente o premiê Vladimir Putin, que seria eleito presidente no ano seguinte.

Aborto

Destacado

Eurico Borba

Sem muitas palavras, pois não há o que debater. Esse assunto de justificar o aborto é uma discussão idiota e velha. Havendo a fecundação de um óvulo por um espermatozoide, a partir desse momento há uma vida humana a ser protegida e promovida, um cidadão ou cidadã com direitos historicamente assegurados que, deixado quieto e seguro no útero da mãe, nove meses depois nascerá. Eliminar o embrião, em qualquer momento da sua natural evolução, é UM ASSASSINATO.

Não se trata de uma questão religiosa – trata-se de uma conclusão lógica.

Tal discussão só prospera num mundo como o nosso, intelectualmente medíocre, que exibe, cada vez mais, parte expressiva da sua população agindo de maneira irresponsável – a falsa noção da liberdade sem limites, movidos pela obsessão do prazer imediato – grupos progressivamente expressivos e ativos de mulheres e homens ignorantes, desvairados e cínicos.

Ensine-se como evitar a concepção, forneçam-se os meios para impedir a fecundação, mas tratemos de respeitar e proteger a sacralidade da vida quando ela se manifesta no útero de uma mulher.