Ministro do STF autoriza que doleiro falte à CPI do BNDES

Destacado

Dario Messer estava foragido desde 2018 e foi preso no último dia 31

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil  Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello autorizou nesta segunda-feira (12) o doleiro Dario Messer a deixar de comparecer à sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES na Câmara dos Deputados, marcada para amanhã (13). 

Na decisão, Mello atendeu a pedido da defesa do doleiro, que foi preso pela Polícia Federal (PF) há duas semanas. Segundo o ministro, Messer não é obrigado a comparecer à CPI. 

Doleiro Dario Messer

Doleiro Dario Messer – Reprodução TV Brasil

“Tendo em consideração as razões expostas, defiro o pedido de medida liminar nos precisos termos expostos nesta decisão, em ordem a assegurar, cautelarmente, ao paciente em questão, em face da CPI do BNDES, o direito ao não comparecimento, para fins de inquirição, perante essa CPI”, decidiu. 

Histórico

Em maio, no caso envolvendo a CPI de Brumadinho (MG), a Segunda Turma da Corte, composta por Celso de Mello, decidiu que o presidente afastado da Vale, Fabio Schvartsman, não era obrigado a prestar esclarecimentos à comissão. 

Foragido 

Conhecido como o doleiro dos doleiros, Messer estava foragido da Justiça desde maio de 2018 e foi preso na casa de uma amiga em um condomínio de luxo nos Jardins, bairro de classe alta na capital paulista.

Dono de bar mata cliente com tiro na testa em Codó

Destacado

Do Blog do Marcos Silva

O proprietário de um bar localizado no povoado Cantinho do Edgar, zona rural de Codó, é suspeito de matar um cliente com um tiro na testa. O crime aconteceu no início da tarde deste domingo (11).

O corpo da vítima, identificada como Bento Beleza, 72 anos, ficou caído no meio da sala do pequeno comércio. O autor do crime foi identificado como Ivanilson Costa, popularmente conhecido como “Vanilson do Edgar”.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava bebendo no bar e armada com um facão. Os dois discutiram e o comerciante pegou um revólver calibre 38 e efetuou um disparo.

O suspeito fugiu em direção ao povoado Palmeiras e se escondeu no matagal. Ele ainda não foi localizado pelos policiais de Codó.

Pesquisa indica que 87% das pessoas acham conta de luz cara no país

Destacado


Brasília - O consumo de energia elétrica fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope, mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia. O percentual é 10% maior do que o obtido na avaliação de 2018. Segundo a Pesquisa de Opinião Pública 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico, lançada hoje (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.

Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, número que subiu 4% em relação ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz são 65% e 64% disseram fazer esforço para economizar energia para não atrapalhar o orçamento familiar. Para 57% da população o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.

De acordo com a Abraceel, o objetivo da pesquisa foi o de saber a opinião dos cidadãos sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e até mesmo de produzir sua própria energia. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 23 e 27 de maio, de 16 a 55 anos, em todas as regiões do Brasil.  

“Os resultados apontam um crescimento constante no interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. O Brasil não pode caminhar na contramão do mundo. Países desenvolvidos abriram seus mercados de energia e desfrutam de uma economia e de um crescimento de produção que o nosso mercado também merece”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros. 

Segundo Reinaldo Medeiros, o mercado livre no Brasil já existe, embora restrito a grandes consumidores, que alcançaram uma economia em torno de R$ 185 bilhões nos últimos 16 anos.

COM APOIO DO JUDICIÁRIO: Crimes virtuais serão combatidos com rigor, garante delegado Renilto Ferreira

Destacado

628D4CC3 0C58 4BD0 8DA0 E3BB64D21A32 1024x767 - COM APOIO DO JUDICIÁRIO: Crimes virtuais serão combatidos com rigor, garante delegado Renilto Ferreira - minuto barra

Pessoas que se escondem por trás de perfil falso para denegrir a honra e a dignidade de outras, serão punidos com o rigor da lei. 

Na última quarta-feira o delegado regional de Barra do Corda Dr Renilto Ferreira esteve reunido com o Juiz Dr Elias de Queiroga Filho, onde expôs, à necessidade de combater crimes praticados pela Internet por meio de perfis fakes. Segundo Renilto Ferreira, pessoas estão tendo suas honras atingidas por criminosos em redes sociais. Existem pessoas usando aplicativos para práticas sexuais(GRINDR)e se passam por outras, o que leva, a pessoa ter seu nome exposto em conversas sem que sejam elas de fato dona do perfil.

Dr Renilto viajou para para São Luís e, visitou, a Delegacia de Combate a Crimes tecnológicos, sendo que na tarde de sexta-feira e na manhã desta segunda, Renilto Ferreira esteve buscando conhecimento e aperfeiçoamento quanto às formas de como proceder a esse tipo de investigação, bem como, identificar pessoas que usam desses perfis fakes criados para cometer os mais diversos tipos de crimes.

“Esperamos trazer com sucesso essa expertise para a 15• Delegacia Regional de Barra do Corda, onde iremos dividir com os nossos colegas de trabalho os aprendizados angariados junto a esse departamento especializado, o qual se encontra muito bem capitaneado pelo Delegado Dr Edilado Muniz, pessoa essa a qual já nos ajudou anteriormente no tocante a questão de rastreamento de aparelhos celulares roubados ou furtados e agora, mais uma vez, nos recebe de braços abertos para nós instruir como combater os crimes realizados. Esperamos em breve, assim como no caso de celulares roubados, termos também uma equipe especializada nesse tipo de ocorrência para poder atender os cidadãos de Barra do Corda e região que forem vítimas desses delitos virtuais”, disse o delegado. Fonte Minuto Barra

Profª. Marluce em entrevista afirma ser pré-candidata a prefeita nas próximas eleições

Destacado

Dia 09 deste, sexta-feira passada, a professora Marluce Mesquita, atendendo convite do apresentador Jociedson Aguiar, participou do programa Bandejão da Nova e confirmou sua pré-disposição em disputar as eleições para o cargo majoritário de prefeita municipal em Vargem Grande.

Quando perguntada sobre a avaliação que a pré-candidata faz da atual gestão, a professora Marluce afirmou que é verdade que o prefeito Carlinhos Barros tem construído escolas no município, mas ao mesmo tempo tem fechado outras, e primordialmente, não valoriza o professor.

Destacou que, as aulas em alguns setores do município, iniciaram no mês de junho, sendo isso, uma avaliação negativa da atual gestão, e que existem professores com 38 alunos em sala de aula, o que na sua visão, é anti-didático e anti-producente. Como professora, disse Marluce, não temos condições de atender um grupo de alunos tão grande, e satisfazer es exigências didáticas e humanas em uma só sala de aulas.

Acrescentou a pré-candidata, que por onde passa e com quem conversa, tem sido estimulada a prosseguir na luta, e que os seus interlocutores afirmam quase que unanimemente, que a atual administração não está correspondendo os anseios da população.

Marluce em sua humildade, disse ainda.Que existem outros pré-candidatos com Geraldo Rodrigues, Dr.Miguel, Pancadão e Diego da Madeireira, que embora tenha afirmado não ser candidato,é um dos nomes cotados para substituir Carlinhos Barros no comando do município.

Por fim Jociedson perguntou, se Marluce eleita, valorizaria o professor, ela respondeu: ” Com certeza Jociedson” pois sou do meio, estou em sala de aula e conheço as necessidades da classe.

Vargem Grande: assalto na noite de ontem deixa homem gravemente ferido

Destacado

No inicio da noite de ontem (11), amigos reuniram-se para tomar umas cervejas e comemorar o dia dos Pais no Bar do Nego, localizado a av. Castelo Branco, próximo a escola São José, Bairro do mesmo nome, em Vargem Grande.

E aproximadamente as 8 hs da noite uma moto estaciona e dela desce um elemento que de armo em punho, anunciou o assalto e começou a recolher os pertences de todos,principalmente, celulares.

Ao se aproximarem de Bernardo Marques de Araújo Junior de 38 anos, residente no bairro Baixa Grande, este informou ao bandido, que não tinha celular. O bandido insistiu que deveria lhe entregar o aparelho, com a negativa, o bandido desferiu um tiro que atingiu a vítima na panturrilha esquerda,. e em seguida fugiu.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal, onde recebeu os primeiros socorros e continua internado em observação médica. Felizmente não corre risco de morte.

A polícia foi acionada e desde então, continua diligenciando no sentido de colocar os criminosos na cadeia. .

Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus -Momento de fé e oração

Destacado

Estamos a doze dias do festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, e muita gente com a ideia fixa do pessimismo, começa a fazer referências a violência nesse período. Eu, particularmente ando na direção contrária. Sabem por que? Porque como gosto de fazer Justiça, nos últimos anos, os períodos mais seguros do município de Vargem Grande, são exatamente os de maior aglomeração de pessoas. O festejo do Glorioso São Raimundo Nonato e o carnaval.

Esse ano não estou participando das reuniões com presença fixa, mais estou na torcida, para que em nome de DEUS e sobre a proteção do Santo Vaqueiro, tudo se transcorra as mil maravilhas.

Pois é, e ontem depois do assalto que vitimou o jovem Bernardo Marques de Araújo Junior, muita gente começou a dizer que o Festejo não havia nem começado, e os assaltantes davam sinais de vida.

Alguém se lembra de algum assalto nos últimos dois festejos? Pois é nesse período que tanto o Ten. Rios quanto o Dr. Murita, estão diuturnamente com suas equipes de militares e civis, abortando crimes de todas as matizes.

Romeiros de São Raimundo, venham tranquilos, nosso aparato de segurança mais uma vez estará aposto para dizer-lhes que podem vir pagar suas promessas, renovarem outras, cumprirem seus rituais religiosos,pois nesse período, que se estende de 22 a 31 de agosto, nosso município respira tranquilidade.

PRF apreende 100 kg de maconha em fundo falso de F-250, em Santa Luzia

Destacado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que durante trabalho de rotina às 12h de domingo dia 11/08/2019, uma equipe abordou um veiculo F-250, na BR-222, km 416, em Santa Luzia.

Os policiais desconfiaram do nervosismo do motorista e resolveram proceder abordagem mais minuciosa, quando perceberam um fundo falso na carroceria do veículo, onde encontraram cerca de 100 kg de maconha, prensada, distribuídas em 93 tabletes.
Na ocasião, a Polícia Rodoviária Federal deu continuidade aos procedimentos de encaminhamento da ocorrência para a Superintendência PRF, localizada em São Luís. O motorista, cuja identidade não foi revelada, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Hoje na História: Thomas Edison inventa o fonógrafo

Destacado

No dia 12 de agosto de 1877 o inventor Thomas Edison anunciou que havia construído um fonógrafo. O aparelho utilizava um sistema de gravação mecânica analógica, em que as ondas sonoras foram transformadas em vibrações mecânicas por um transdutor acústico-mecânico. Estas vibrações moviam um estilete que fazia uma ranhura helicoidal sobre um cilindro de fonógrafo. Para reproduzir o som o processo era invertido.