Governo registra diminuição de focos de incêndio na Amazônia

Destacado

Operação Verde Brasil mostrou redução principalmente em Rondônia

Publicado em 28/08/2019 – 18:47

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil  Brasília

A Operação Verde Brasil, que reuniu várias agências em torno do combate aos incêndios na Amazônia Legal, registrou diminuição nos focos de incêndio nos últimos dias. Embora ainda não haja confirmação de tendência de extinção do fogo nos próximos dias, a avaliação do governo até o momento é positiva.

“A avaliação é positiva. Com os parâmetros do Censipam [Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia], vimos que os focos de incêndio diminuíram bastante”, disse o vice-almirante Ralph Dias da Silveira, subchefe de operações do Estado-Maior das Forças Armadas, em coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje (28).

Segundo os dados do Censipam, havia focos de incêndio espalhados e mais intensos, principalmente, em Rondônia, Amapá, Pará e Maranhão entre os dias 25 e 26 de agosto. Na medição realizada entre os dias 26 e 27 de agosto, o mapa de focos de calor mostrou redução, principalmente em Rondônia, onde houve emprego de reforço no efetivo para combate ao fogo.

Em Rondônia, o número de focos de incêndio foi reduzido de 400, quando a Operação começou, para 24. Mas o chefe do Centro Especializado Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gabriel Zacharia, alerta que os esforços precisam continuar. Zacharia explicou que os focos de incêndio diminuíram, mas não estão extintos, e que é necessário mais tempo para confirmar uma tendência. “Vai ter dia com um pouco mais, outro dia com um pouco menos, e isso é o normal de acontecer”.

Operação Verde Brasil

 Abastecimento com água da Aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira no combate a focos de incêndio na Amazônia.
Abastecimento com água da Aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira no combate a focos de incêndio na Amazônia. – Isac Nóbrega/PR

Na última sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

O efetivo empregado na Amazônia Legal, entre militares e brigadistas, é de 3.912 pessoas, além de 205 viaturas. O Brasil também recebeu ofertas de ajuda internacional. Dentre elas, o Chile ofereceu equipes especializadas e três aviões com capacidade de armazenar 3 mil litros de água e os Estados Unidos duas aeronaves para combate a incêndio.

Israel ofereceu 100 metros cúbicos (m³) de agente químico retardante de chamas e o Equador disponibilizou três brigadas com especialistas em combate a incêndios florestais. A ajuda internacional ainda não foi posta em prática, o que deve ocorrer, segundo Ralph Dias da Silveira, em breve.

Caminhão carregado de verdura tomba na Br 316 proximo ao povoado Brejinho

Destacado

Uma colisão entre dois caminhões no KM 583 da BR-316, nas proximidades do povoado Brejinho, entre Timon e Caxias (MA), deixou uma vítima morta e outras três feridas. O acidente ocorreu por volta das 11h50 desta quarta-feira (28).

A vítima fatal e as outras feridas foram socorridas e encaminhadas à UPA da cidade de Timon (MA) e devem ser encaminhada pra Hospitais na cidade de Teresina/PI após os primeiros atendimentos.

Os agentes ainda estão no local fazendo os devidos levantamentos para detectar as possíveis causas do acidente.

Blogueiro Youtuber Rony Uchôa

Governo do Maranhão lança portaria proibindo uso de celular em sala de aula

Destacado

A Secretária de Estado da educação (SEDUC), lançou uma portaria proibindo o uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos dentro das salas de aulas em escolas do Maranhão.

De acordo com a portaria N.º 1474, fica proibido o uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas unidades de ensino mantidas pela rede estadual de educação, no Estado do Maranhão.

A proibição será aplicada dentro das salas de aula, exceto autorização dos professores. Nos demais espaços, o uso do celular ou equipamento apenas em “modo silencioso”.

Os telefones celulares poderão ser recolhidos pelos professores, durante os períodos de aulas, ou se preferirem deverão ser mantidos, em modo silencioso ou desligados, ficando a critério do professor. Em caso de desobediência, a escola poderá tomar medidas de acordo com o regimento escolar ou normas de convivência da escola.

A escola deverá disponibilizar um número de telefone, no qual os pais e responsáveis possam entrar em contato para localizar o aluno.

Segundo a SEDUC, a portaria serve para adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização.

Folha do Maranhão

Permanece desaparecido bancário que está afastado do BB de Bacabal por causa de depressão

Destacado

O bancário Antônio Gomes de Souza Júnior trabalha na agência do Banco do Brasil, na cidade de Bacabal, tem vários anos. Com sintomas depressivos, síndrome do pânico e ansiedade, após exames médicos, foi afastado do local de trabalho por 45 dias, e veio para São Luis entregar documentos.

Ele precisou viajar para a capital São Luis e confirmar com documentos os exames junto ao seu plano de Saúde, Cassi, sobre seu estado de saúde. Então, na última quarta-feira, dia 21, pegou um ônibus da Guanabara, no mesmo coletivo em que estava uma prima. A família confiou que nada acontecia em razão de Júnior sempre viajar sozinho quando vinha para tratamento.

Ele ainda manteve contatos com a família na última sexta-feira, dia 23, e demonstrou estar abatido e triste. E de lá para cá nunca mais nenhuma notícia do bancário. Preocupados, familiares registraram um Boletim de Ocorrência numa delegacia em São Luís e aguardam informações do bancário. Fonte Luis Cardoso

URGENTE!! Polícia Militar acaba de prender assaltante que baleou dono de farmácia em Barra do Corda

Destacado

A Polícia Militar de Barra do Corda acabou de prender um dos assaltantes que durante uma tentativa de assalto na farmácia Melissa no bairro Altamira, acabou baleando o dono da farmácia Senhor Toinho. Veja a foto dele já preso, passou pelo Quartel da PM e se encontra na delegacia. O outro ainda se encontram foragido. Segundo um PM, o assaltante preso não confessou o crime.

5705218B 59E0 49FF A291 85FE25975B3C 576x1024 - URGENTE!! Polícia Militar acaba de prender assaltante que baleou dono de farmácia em Barra do Corda - minuto barra

PUBLICIDADE

São Paulo registra primeira morte por sarampo neste ano

Destacado

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Marcelo Camargo/Agência Brasil   

Governo estadual e prefeitura mantêm campanha de vacinação até dia 31

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil 

A cidade de São Paulo registrou, nesta semana, a primeira morte por sarampo em 2019. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a vítima é um homem de 42 anos, sem histórico de imunização contra a doença. O óbito por sarampo foi confirmado ontem (27) e divulgado hoje (28).

De acordo com a secretaria, 2.457 casos de sarampo já foram confirmados em todo o estado neste ano. Deste total, 66,6% se concentram na capital, que registrou 1.637 casos.

Para prevenir a doença, São Paulo continua com a campanha de vacinação contra o sarampo para bebês com idade entre 6 meses e menos de 12 meses. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos e representa cerca de 13% do total de casos registrados no estado.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos na faixa de 1 ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima dessa faixa, até 59 anos, é preciso receber pelo menos uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, público que, potencialmente, teve contato com o vírus do sarampo no passado.

Além do sarampo, a vacina tríplice viral protege contra rubéola e caxumba.

Prefeitura

Por causa do grande número de casos de sarampo na capital, a prefeitura prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 deste mês. Todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias e todas as pessoas na faixa entre 15 e 29 anos devem ser vacinadas, independentemente do número de doses tomadas anteriormente.

NO MARANHÃO IDOSO MORRE APÓS SER ATROPELADO, MOTORISTA FOGE, MAS ACABA PRESO

Destacado

Na cidade de Imperatriz, um idoso identificado como José Benício de Carvalho morreu após ser atropelado, nessa terça-feira (27), no bairro Jardim Morada do Sol.

O motorista, que causou o acidente, fugiu sem prestar socorro a vítima. Ele foi identificado como Rui Pereira de Araújo.

Policiais prenderam o homem após ser localizado em uma residência. Rui Pereira foi levado a delegacia e o corpo da vítima encaminhado para Instituto Médico Legal (IML)

.Do Central de Notícias

IBGE: POPULAÇÃO ESTIMADA DO BRASIL É DE 210 MILHÕES DE HABITANTES

Destacado

Rio de Janeiro com 17.264.943

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, dia 28, que a população estimada do Brasil é de 210.147.125 milhões de habitantes. O órgão publicou ainda, no Diário Oficial da União, a projeção populacional para cada unidade da federação, tendo como data de referência o dia 1º de julho de 2019. No ano passado, eram 208,5 milhões de brasileiros. O crescimento nacional foi de 0,79%.São Paulo, o estado com a maior população do país, chegou à projeção de 45.919.049 habitantes (no ano passado, havia 45.538.936). No caso do Rio, são 17.264.943 de pessoas (em 2018, eram 17.159.960).Já no Maranhão o número de habitantes chega a 7.075.181, frente aos 7.035.055 de habitantes no comparativo com o ano passado, ou seja, houve uma variação de 0,57%, o que representa 40.126 habitantes a mais. Se partirmos para as capitais  a 15ª cidade mais populosa do país é São Luís.A unidade da federação menos populosa é Roraima, com 605.761 cidadãos atualmente. Houve, no entanto, um crescimento significativo em relação a 2018, quando o estado tinha 576.568 habitantes. Uma das razões para esse aumento de 5,1% seria o fluxo migratório, já que Roraima tem recebido muito venezuelanos.Confira:Unidades da federaçãoPopulaçãoBrasil: 210.147.125Rondônia: 1.777.225Acre: 881.935Amazonas: 4.144.597Roraima: 605.761Pará: 8.602.865Amapá: 845.731Tocantins: 1.572.866Maranhão: 7.075.181Piauí: 3.273.227Ceará: 9.132.078Rio Grande do Norte: 3.506.853Paraíba: 4.018.127Pernambuco: 9.557.071Alagoas: 3.337.357Sergipe: 2.298.696Bahia: 14.873.064Minas Gerais: 21.168.791Espírito Santo: 4.018.650Rio de Janeiro: 17.264.943São Paulo: 45.919.049Paraná: 11.433.957Santa Catarina: 7.164.788Rio Grande do Sul: 11.377.239Mato Grosso do Sul: 2.778.986Mato Grosso: 3.484.466Goiás: 7.018.354Distrito Federal: 3.015.268

Do Extra

Idoso é assassinado dentro de sua própria residência em Santa Luzia – MA

Destacado

Idoso é assassinado dentro de sua própria residência em Santa Luzia – MA

Moradores do bairro Mutirão em Santa Luzia – MA, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (28), ao encontrarem morto dentro da sua própria residência, João Evangelista da Conceição, de aproximadamente 70 anos.

Informações colhidas no local por nossa reportagem, apontaram para um latrocínio ou tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) já que a vítima morava sozinha e havia “acabado” de receber seu pagamento de aposentadoria. O crime aconteceu na madrugada, quando o idoso provavelmente foi atacado a pauladas. Ninguém foi preso até o momento e autoria é desconhecida.

A Polícia Militar esteve no local realizando levantamentos de praxes.

Quando a pensão alimentícia é descontada da folha de pagamento?

Destacado

A pensão alimentícia é uma obrigação do responsável perante a pessoa que tem o direito de recebê-la, também chamada de dependente, quando esta não tem condições de sobreviver por si só, por exemplo, um filho menor de idade.

Quando os pais se divorciam, por exemplo, é possível que um deles, mesmo que a guarda seja compartilhada, solicite o pagamento da pensão. Esse pedido é feito através da Ação de Alimentos, e pode ser realizado por qualquer dependente ou seu representante legal.

Para fixar o valor da pensão, devem ser observados alguns critérios, como a possibilidade do alimentante, o que significa o limite ou o teto que o responsável deve pagar sem que isso ofereça prejuízo para sua vida; e a necessidade do dependente, analisando suas despesas mais importantes e úteis.

Normalmente, a pensão é paga em doze parcelas ao filho em forma de depósito na conta de seu representante legal. Contudo, existe a possibilidade de haver desconto na folha de pagamento do alimentante, desde que este desconto não prejudique a sobrevivência do alimentante.

Esse tipo de desconto pode ser pedido já na petição inicial do processo de solicitação da ação de alimentos. Porém, esta só é uma alternativa possível quando o alimentante é:

  • Funcionário público;
  • Militares
  • Diretores, gerentes, ou empregados com direitos e obrigações determinados pelo código do trabalhador.

A vantagem desse tipo de desconto é que não há o risco de atrasos de pensão, cuja punição, entre outras medidas, é a prisão civil do devedor.

Também é interessante lembrar que o alimentante também pode solicitar esse tipo de desconto.

VLV Advogados – Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

Professores e estudantes de Formosa da Serra Negra são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Destacado

531B4A6B C4A1 4B9C 9F40 4AF15CC22EEB 668x1024 - Professores e estudantes de Formosa da Serra Negra são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática - minuto barra

A cidade de Formosa da Serra Negra, mais uma vez aparece no cenário da mídia estadual, em destaque na educação. A solenidade de premiação da 14ª OBMEP, Olímpia Brasileira de Matemática das Escolas públicas aconteceu na cidade de Imperatriz na última sexta-feira, 23 de agosto, onde, estiveram presentes, o coordenador geral da OBMEP da região MA02, Daniel Santos de Carvalho, diretor do IFMA, diretor regional de educação de Imperatriz e Secretários de educação de toda região.

Formosa da Serra Negra foi premiada com 13 menções honrosas e 5 medalhas de bronze.

60554213 E32A 497E 9D84 C29859BA56B6 1024x498 - Professores e estudantes de Formosa da Serra Negra são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática - minuto barra

Das 217 cidades do Maranhão, somente Formosa da Serra Negra e Fortuna do Maranhão alcançaram este feito histórico. Dos 16 professores premiados no Maranhão 4, são de Formosa da Serra Negra, sendo eles; Professores Autemar Leda, João Filho, Fátima, Alcione Brito. Somente a escola municipal Eliza Moreira Ferraz e a escola estadual CE. Antônio Sirley de Arruda Lima alcançaram a meta no município.

Os alunos premiados foram Ananda, Tiago, Luís Patrício, Karem Lorrany – da Escola municipal Eliza Moreira Ferraz e a aluna Lorena Viana da escola estadual .
A secretária Iranice Martins Arruda, participou do evento em Imperatriz e falou que este feito engloba uma série de fatores, desde o motorista, o professor, o coordenador, supervisor, e ao prefeito municipal que não mede esforços, em busca de melhorias para a educação do município.

36B1E3A1 B27D 4CF8 9CB5 30C1475D6B29 1024x768 - Professores e estudantes de Formosa da Serra Negra são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática - minuto barra

Para o prefeito Janes Clei, é motivo de muito orgulho olhar Formosa da Serra Negra em destaque estadual na educação. “Estamos felizes, pois, estamos no caminho certo que é investir bem na educação de nossos alunos e na valorização dos professores”.