G1 diz que perfil foi utilizado ‘indevidamente’ para atacar a criança que desfilou com Bolsonaro

Destacado

Minutos atrás, o G1, portal de notícias da Globo, utilizou o Facebook para confirmar a veracidade do print que viralizou as redes sociais na tarde deste sábado (7).

Na imagem divulgada por internautas, uma imagem mostra o perfil do G1 no Facebook atacando Ivo Cezar Gongaza, a criança de 9 anos que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro no desfile cívico de 7 de setembro em Brasília.
“Moleque imbecil, vai se alfabetizar”, diz o comentário do G1, que foi feito no mesmo post em que o portal fez a notícia sobre o evento.
Após a repercussão do caso, o G1 confirmou a situação. Em nota, o portão de notícias da Globo diz que investigará o responsável pelo post e assegura que medidas cabíveis serão tomadas.
Veja a íntegra da nota
“Nota da redação: A conta do G1 foi indevidamente utilizada para um comentário ofensivo sobre o menino que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro no desfile de 7 de setembro. O G1 repudia o uso de sua conta e anuncia que vai investigar o ocorrido e tomar as medidas cabíveis.”

Incêndios: Portugal em alerta máximo

Destacado

A firefighting plane dumps water on a forest fire next to Fontao, Portugal September 6, 2019. REUTERS/Rafael Marchante

Portugal está em alerta máximo por causa dos incêndios. As chamas obrigaram este sábado (7) o bloqueio de estradas em vários pontos do país e já mobilizam 2.500 bombeiros e 26 aviões.

No combate às chamas em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, estão 240 bombeiros, 64 viaturas e três aviões.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, “face à intensidade” do fogo foram reforçados os meios de combate, com bombeiros e viaturas.

No final da tarde, 90% do incêndio estava controlado. Os aviões estão sendo abastecidos no Rio Tejo.

A mesma fonte adiantou que o incêndio, que começou às 12h40 na freguesia de Santo Quintino, “está ativo”, tem uma frente ativa e não está em perigo a zona eucaliptal.

O incêndio no conselho de Alcobaça deve ser combatido por 134 bombeiros e 40 viaturas.

Nas ocorrências importantes da Proteção Civil constam ainda os incêndios nos conselhos da Mealhada e de Águeda, apesar de se encontrarem em fase de resolução.

Estes dois fogos concentram um total de 389 bombeiros, 118 viaturas e um avião.

O incêndio que ocorre desde o início da manhã em Vacariça, conselho da Mealhada, que chegou a envolver 10 aviões, entrou em fase de conclusão. Fonte Agência Brasil

Prefeito do Rio pede para recolher livro dos Vingadores que mostra beijo gay na Bienal

Destacado

Prefeito do Rio pede para recolher livro dos Vingadores que mostra beijo gay na Bienal

Se alguém concordou com a decisão do prefeito Marcelo Crivella, que na noite de quinta-feira (5) determinou o recolhimento de um romance gráfico por suposto conteúdo impróprio, esta pessoa permaneceu discreta enquanto esteve na Bienal na tarde e noite de sexta-feira.

Na noite de quinta, a Justiça determinou que as obras não poderão ser recolhidas em função de conteúdo LGBT na Bienal. O G1 esteve no evento para repercutir a medida e todas as pessoas ouvidas manifestaram repúdio à possibilidade do recolhimento do livro.

“Estamos em uma feira literária – aqui, as pessoas compram os livros que quiserem. Algum tema tratado por uma determinada obra incomoda ou desagrada? É simples: basta não comprá-la. Agora, de forma alguma posso achar normal que um governante determine recolhimento de livros. Já vimos isso em outros períodos da história e sabemos que o resultado não foi bom. Fiquei estarrecida com essa medida”, descreveu Andreia Fernandes.

Polícia civil prende suspeito de tráfico interestadual com mais de 40k de crack na BR-222, em Igarapé do Meio – MA

Destacado

Polícia civil prende suspeito de tráfico interestadual com mais de 40k de crack na BR-222, em Igarapé do Meio – MA

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC prendeu em flagrante delito, na manhã desta sexta feira (06 de setembro de 2019), Leandro de Oliveira Medeiros, de 38 anos, transportando uma carga de 40 tabletes da droga popularmente conhecida como CRACK, proveniente do estado do Goiás.

O Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), numa investigação em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Goiás, conseguiu monitorar a trajetória da droga e interceptar o infrator na cidade de Igarapé do Meio-MA, onde o mesmo foi abordado e a equipe conseguiu encontrar a grande quantidade do entorpecente escondida dentro dos pneus suspensos de um Caminhão Scania com placa de Belo Horizonte-MG, de propriedade do próprio suspeito.Leandro já havia sido preso em maio deste ano, na cidade de Uberaba-MG, pelo crime de Receptação, mas foi agraciado com o benefício da liberdade provisória pela justiça daquele estado. A carga ilícita é avaliada em mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), e teria sido adquirida por membros de uma facção criminosa que atua no Estado do Maranhão para ser distribuído em vários bairros da capital maranhense.

O suspeito foi conduzido para a sede da SEIC no bairro de Fátima e depois dos procedimentos legais será encaminhado ao complexo penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da justiça.

Cirurgia de Bolsonaro é mais simples e deve durar até três horas

Destacado

Informação é do mesmo médico que comandou operações anteriores

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil  

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro, para correção de uma hérnia incisional, é uma intervenção mais simples e deve durar até três horas. A informação é do médico André Luiz de Vasconcellos Macedo, o mesmo cirurgião que comandou as duas operações anteriores do presidente, para instalação e remoção da bolsa de colostomia que ele usou após sofrer uma facada, no dia 6 de setembro do ano passado, durante um ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). 

“É um procedimento bem mais simples e eu calculo que deve durar entre duas ou três horas”, disse Macedo à Agência Brasil. Segundo o médico, a cirurgia também fecha o ciclo de tratamento do presidente relacionado à facada. 

O Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (6) que Bolsonaro vai se licenciar do cargo por cinco dias e não três, como previsto inicialmente. O procedimento será realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O presidente chega à capital paulista ainda neste sábado (7) e a previsão é que ele já passe a noite no hospital.

A partir de domingo (8), o vice-presidente Hamilton Mourão assume oficialmente o governo. A previsão é que Bolsonaro retome o cargo ainda no hospital, enquanto estiver internado, mas somente após um período inicial de recuperação. Ao todo, ele deve permanecer no hospital por até dez dias. 

Acompanham o presidente, durante a internação em São Paulo, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e dois de seus filhos: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro.

Parque do Rangedor é inaugurado hoje

Destacado


O parque, portanto, está ajudando a preservar a natureza da região, incluindo plano de manejo.

O mais novo espaço de esporte e lazer, cheio de muito verde e no meio de São Luís, será inaugurado hoje, a partir das 16h. O Parque Estadual do Sítio Rangedor é  uma grande área (cerca de 120 hectares) com verde preservado. Os espaços para atividades foram feitos em áreas que já estavam degradadas. O parque, portanto, está ajudando a preservar a natureza da região, incluindo plano de manejo.

Para quem está interessado em saber como tudo vai funcionar por lá, fique atento às dicas:

Qual o horário de funcionamento?

De domingo a domingo, das 5h às 23h. Neste sábado, na abertura, o horário será diferente: a partir das 16h.

Onde fica?

Um grande bolsão verde, próximo ao Multicenter Sebrae do bairro do Cohafuma e da Avenida dos Holandeses no Calhau. Para quem quiser se exercitar ou se divertir por lá, há entradas na Avenida Luís Eduardo Magalhães ou pela Rua Búzios.

Como chegar?

Para que for de ônibus, dá para descer pertinho das entradas do parque localizadas na Avenida Luís Eduardo Magalhães. Passam nessa avenida as linhas de ônibus Terminal Cohama / Term. Praia Grande (T-409); Ponta D’ Areia/Deodoro (T – 402) e Alto do Calhau/São Francisco (406 – linha não integrada). É possível também descer na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma e fazer uma caminhada de cerca de dez minutos até o parque. Para quem usar aplicativos de transporte, dá para localizar no endereço a Rua Búzios, Calhau, São Luís – MA ou também a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Duas pessoas são presas pela polícia civil em Timon; Drogas e porte ilegal de arma de fogo foram os motivos

Destacado

A Polícia Civil do Maranhão, através da DENARC – Timon, unidade vinculada à SENARC, em operação realizada no dia de ontem,  sexta-feira (6), terminou com a prisão de 02 (duas) pessoas em flagrante delito.

A primeira prisão ocorreu por volta das 10 horas da manhã quando a equipe abordou a  Talita Verônica de Lima Pereira, 22 anos, a qual se deslocava em um ônibus com destino ao centro de Teresina.

Levada para a sede da Denarc e revistada por uma policial feminina foram encontradas sob suas vestes 209 (duzentas e nove) invólucros plásticos contendo Crack, além de uma “sacolinha” contendo cocaína.

No mês de junho deste ano a Denarc já havia efetuado a prisão em flagrante da genitora de Talita, a senhora Maria de Jerus de Lima Pereira, também surpreendida na posse de crack.

Na continuidade da operação no dia de ontem (sexta),  a equipe efetuou a prisão em flagrante delito de José Francisco de Amorim Rabêlo, 18 anos, o qual estava na posse de 01 (um) revólver calibre 38 com 06 (SEIS) munições intactas do mesmo calibre.

José já havia sido abordado pela equipe no dia 30 de agosto último, ocasião em que estava na posse de um Rádio comunicador, fato que chamou a atenção dos policiais que continuaram as investigações que culminaram na prisão do mesmo na tarde de hoje.

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Timon, visando a adoção das providências de praxe.

A Via Crúcis, o ideal e a luta para quem quer ser vereador em Vargem Grande

Destacado

Cada povo tem o governo que merece, diziam os sábios do passado. E isso vale também para os dias atuais.

Queiramos ou não, iniciamos uma temporada histórica que pode mudar ou não a nossa atual conjuntura política. Isso já afirmei em outro artigo, depende exclusivamente do comportamento eleitoral de nosso povo.

O caminho para se chegar até a Câmara, não é fácil como pensam alguns aventureiros. É difícil, e muitas vezes decepcionante. Que nos digam os atuais vereadores. Pois só eles sabem o desgaste a que são submetidos dia e noite, muitas vezes por informações falsas, passadas por aqueles que entendem que desgastar o adversário, é o caminho mais curto e seguro para se chegar a Câmara ou obter sucesso e vantagens políticas com os detentores do poder..

Quero aqui abrir um parêntese para um rapaz que não tenho amizade com ele, mas tenho muito apreço e admiração, o Antonio Carlos da Pedra Grande, conversei com ele apenas um vez, em outras vezes nos cumprimentamos, mas apesar desse pouco convívio, pude mensurar a grandeza do seu caráter e a força de seu ideal. Antonio Carlos quer ser vereador não a qualquer preço, mas com a anuência dos homens e mulheres de bem de Vargem Grande. Homem humilde, mais de uma estrutura moral inabalável, de dar inveja a muitos acéfalos que circulam em torno da áurea do poder.

Tem lutado com seu ideal,mas nunca se vendeu, nem maculou sua imagem para as gerações futuras.

Citando esse exemplo, vejo outras pessoas,que querem ser vereador por que veem ali uma válvula de escape. Não tem nenhuma profissão definida.Não quiseram estudar, não gostam de trabalhar, e acham que podem e devem se sustentar e os seus familiares, pedindo o meu e o seu voto, e negociando a qualquer preço como mercadoria em feira de troca-troca.

Antes das eleições procuram candidatos, formam pacto por um valor que acredita ser suficiente para se sustentar e aí se declaram candidatos, com o aval e o dinheiro do chefe político, defendendo a bandeira de um grande ideal por Vargem Grande. Lembro-me de uma frase de Milôr Fernandes que diz: “. Desconfio de todo idealista, que lucra com o seu ideal.”

Esses idealistas durante a campanha não dão sossego aos chefes políticos pedindo dinheiro para se eleger. Depois da campanha, se eleito, redobram a dor de cabeça do prefeito eleito, pedem dinheiro para si e cargos para os familiares e amigos. Ou o político dá o dinheiro, ou ele se vira para o outro lado. Essa é a rotina de uma grande leva de candidatos a vereadores. Só pensam em si. Conjugam o verbo, apenas na primeira pessoa do indicativo, Eu, eu, e eu.Só querem tirar vantagens pessoais. Não falo com todos, mais com uma grande leva. Poucos como o Antonio Carlos, são realmente idealistas. Não se elegem mas continuam na luta própria sem pedir nada para ninguém. Junto a ele na minha pequenez de visionário político, o Matias Pancadão, que foi enganado algumas vezes, nunca se elegeu, mesmo assim, não desistiu de lutar. Isso sim, é ideal.

Quem quiser, pode continuar com seus idealistas de plantão, que eu, cá com meus botões, vou continuar na espreita, e dizer como disse alguém, certa vez, a um folião mascarado que não queria se identificar: EU TE CONHEÇO CARNAVAL.

Lotofácil da Independência tem 33 apostas ganhadoras

Destacado

A Lotofácil da Independência, que sorteou um prêmio de R$ 95 milhões nesta sexta-feira, teve 33 apostadores que acertaram os 15 números. Cada um vai receber um prêmio de R$ R$ 3.014.770,55. O sorteio ocorreu no Espaço Loterias Caixa em São Paulo (SP).

Os números sorteados foram 02, 03,    05, 06,    07, 08,    09, 13,    14, 16, 18, 22,    23, 24 e 25.

Houve 5.589 apostas com 14 acertos e cada um ganhou R$  1.786,85; 206.981 tiveram 13 acertos e receberam R$ 20; 2.504.156 apostas fizeram 12 pontos e ganharam R$ 8 e 12.782.296 fizeram 11 acertos e levaram R$ 4.

O próximo sorteio da Lotofácil, que não será um prêmio especial como o deste sábado, será na segunda-feira (9) e tem um prêmio estimado de R$ 2 milhões. As apostas custam R$ 2. Fonte Agência Brasil

Militares participam de desfile em São Luís

Destacado

Desfile comemorativo realizado na capital maranhense, com a participação de membros das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, escolas, comunidade e políticos

Por: Samartony Martins

O Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do Brasil, Sete de setembro, e Dia da Pátria) é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.  Para celebrar a data, acontece neste sábado (7), a partir das 8h da manhã, o desfile comemorativo realizado na capital maranhense, com a participação de membros das forças armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas militares comunidade e representantes políticos.

O Dia da Independência é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do Presidente da República, que faz uma revista às tropas. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, com a presença dos respectivos governadores, e em várias outras cidades em todo o país.

As apresentações na capital maranhense serão realizadas por militares do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em parceria com o Governo do Maranhão. Por causa do desfile, o trânsito na região será alterado.

Haverá, entre outros veículos, várias viaturas do Exército, Polícia Militar e Corpo de bombeiros, além das tropas que seguirão a pé, para a população acompanhar boa parte desses profissionais que atuam diariamente na capital maranhense.

Foram convidados para o evento, o secretário de Segurança, o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), coronéis da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil, o Comandante do Corpo de Bombeiros, representantes da Marinha , Exército, Aeronáutica, políticos e comunidade, além do governador Flávio Dino que deve acompanhar os desfiles no palanque da solenidade

Também hoje dia 7 de setembro, acontece o Grito dos Excluídos e Excluídas, que há 22 anos leva as demandas populares para as ruas. Dezenas de entidades ligadas aos movimentos sociais deverão fazer protestos em prol dos direitos humanos e justiça social. Na ilha a manifestação acontecerá na área Itaqui Bacanga com direção ao Anel Viário.

Articuladoras e articuladores de várias cidades brasileiras já estão realizando reuniões e pré-Gritos, organizando agendas, definindo trajetos e locais para as atividades e articulando as manifestações que ocorrerão no período da Semana da Pátria, tendo como ponto máximo o dia 7 de Setembro.

Veja o que funciona nos feriados de 7 e 8 de setembro no Maranhão

Destacado

Neste sábado (7) e domingo (8) são comemorados o dia da Independência do Brasil e o aniversário de São Luís. O G1 listou o que deve funcionar durante os dois dias.

Por G1 MA


Rua Grande, principal via de comércio popular de São Luís (MA) — Foto: Reprodução / TV Mirante

Rua Grande, principal via de comércio popular de São Luís (MA) — Foto: Reprodução / TV Mirante

O feriado nacional da Independência do Brasil, comemorado neste sábado (7) e o aniversário de São Luís, feriado municipal celebrado nesse domingo (8), vão alterar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais na capital e em todo o estado.

Por serem celebrados no fim de semana, os feriados não vão alterar o horário de funcionamento de repartições públicas, agências dos Correios, casas lotéricas e bancos. O G1 listou o que deve funcionar durante os dois dias, confira:

7 de setembro (sábado – Independência do Brasil)

Órgãos públicos e hospitais

Não terá expediente em repartições públicas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís. Serviços considerados essenciais como policiamento, limpeza pública e atendimentos em hospitais de urgência e emergência, funcionam em escala de plantão.

Shoppings e lazer 
Rio Anil Shopping

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 20h
  • Supermercados: 09h às 22h
  • Academia: 9h às 18h
  • Cinema: programação no site e aplicativo
  • Lazer: 12h às 22h
  • Lotérica: fechada
  • Banco Bradesco: fechado

São Luís Shopping

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 22h
  • Supermercados: 08h às 22h
  • Lava Jato: fechado
  • Cinema: 12h às 22h
  • Lazer: 12h às 22h
  • Lotérica São Luís: fechada
  • Banco Bradesco: fechado

Shopping da Ilha

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 22h
  • Supermercados: 10h às 22h
  • Cinema: 12h às 22h
  • Lazer: 12h às 22h
  • Farmácia: 12h às 22h
  • Academia: 09h às 14h
  • Salão de Beleza: 12h às 22h
  • Caixa Econômica: fechado
  • VIVA: fechado

8 de setembro (domingo – Aniversário de São Luís)

Shoppings e lazer
Rio Anil Shopping

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 14h
  • Supermercados: 10h às 20h
  • Academia: 9h às 15h
  • Cinema: programação no site e aplicativo
  • Lazer: 12h às 22h
  • Lotérica: fechada
  • Banco Bradesco: fechado

São Luís Shopping

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 14h às 20h
  • Supermercados: 08h às 20h
  • Lava Jato: fechado
  • Cinema: 12h às 22h
  • Lazer: 12h às 22h
  • Lotérica São Luís: 14h às 22h
  • Banco Bradesco: fechado

Shopping da Ilha

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 22h
  • Supermercados: 10h às 20h
  • Cinema: 12h às 22h
  • Lazer: 12h às 22h
  • Farmácia: 12h às 20h
  • Academia: 09h às 14h
  • Salão de Beleza: fechado
  • Caixa Econômica: fechado
  • VIVA: fechado