Gilmar dá tiro no pé: “Se a CPI da Lava Toga for instalada, o STF manda trancá-la”

Destacado

Percebendo que o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, não suportando mais a pressão, começa a dar sinais claros de que poderá instalar a CPI da Lava Toga, o ministro Gilmar Mendes resolveu entrar em cena.

O todo poderoso declarou ao jornal Folha de S.Paulo que a Lava Toga “é flagrantemente inconstitucional”.

Na sequência mandou um recado direto ao grupo de senadores que luta em prol da CPI.

“(…) Se essa CPI fosse instalada, produziria nenhum resultado. Certamente, o próprio Supremo mandaria trancá-la.”

Um autêntico tiro no pé do ministro falastrão.

A ameaça vai insuflar os senadores, que vão pressionar ainda mais e provavelmente terão êxito.

E, caso a ameaça Gilmar se cumpra, não tenham dúvida, os pedidos de impeachment fatalmente serão desengavetados.

E o de Gilmar certamente será o primeiro.

Quem viver, verá! Fonte Jornal Hoje Online

Trabalhadores buscam agências da Caixa para sacar FGTS e tirar dúvidas

Destacado

Horário também será ampliado na segunda (16) e na terça

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil 

No centro da capital federal, trabalhadores aproveitam o sábado para tirar dúvidas e para verificar se já receberam os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses dos até R$ 500 começaram a ser feitos ontem (13) pela Caixa Econômica Federal para quem nasceu em janeiro, fevereiro, março ou abril e têm conta poupança no banco. Hoje (14), as agências da Caixa, em todo o país, ficaram abertas das 9h às 15h, para o saque automático do dinheiro.

A trabalhadora autônoma Rosilene da Silva, 52 anos, é uma das beneficiadas. “Vou sanar algumas dívidas, é uma ajuda boa mesmo. Estou inclusive com as minhas contas de água e luz atrasadas”, diz.

A diarista Eliane Lima, 35 anos, também foi à agência para, com o dinheiro do FGTS, garantir o pagamento de algumas contas: “Aparece conta e a gente tem que pagar. Já dá para pagar alguma conta extra”.

O autônomo Marcelo Pereira, 48 anos, foi à agência da Caixa para tirar dúvidas. Ele receberá os recursos somente no dia 27, na próxima liberação, mas já faz as contas do que poderá fazer com o dinheiro. “Vou pagar algumas dívidas, vai ajudar”, afirma.

Para facilitar o saque, além de abrir neste sábado, a Caixa também vai trabalhar com horário estendido por duas horas nas próximas segunda (16) e terça-feira (17). Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Já as que abrem às 10h iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do expediente normal.

Depósito automático

A Caixa começou a fazer o depósito automático para quem tem conta poupança, seguindo calendário do mês de nascimento. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 de setembro. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez de os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro. Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito por meio dos canais de atendimento.

Segundo o banco, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais disponibilizados pela Caixa.

Além das agências bancárias, a Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento: o aplicativo do FGTS, a página na internet, o Internet Banking Caixa e o telefone 0800 724 2019.   

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta-corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Chocante: adolescente de 15 anos estupra menina de 7 anos em Esperantinópolis

Destacado

O crime teria acontecido na casa do acusado A.W.G.S. de 15 anos contra uma menina de apenas 7 anos de idade.
O menor foi capturado no sábado (14) na parte da noite, pela Polícia Militar, que no mesmo momento conduziu o adolescente para Pedreiras, para evitar represálias contra ele.

De Pedreiras ele será encaminhado a delegacia para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Fica o alerta aos pais para nunca deixarem seus filhos sozinhos ou com conhecidos, pois nunca sabemos de verdade quem é cada pessoa, e do que pode ser capaz. Nunca confie seus filhos aos cuidados de outra pessoa.

Taxa básica de juros será definida nesta semana

Destacado

Expectativa é que o Copom faça mais um corte 0,5 ponto percentual

economia ilustração 2

A taxa básica de juros – a Selic – será definida na sexta reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na próxima terça e quarta-feira (18).

Segundo a última pesquisa do BC ao mercado financeiro, a expectativa é que o Copom faça mais um corte 0,5 ponto percentual na taxa, em momento de economia ainda em recuperação. A previsão do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é 0,87%, neste ano.

Na última reunião, no final de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é que esse ciclo de cortes se encerre em outubro, com outro corte de 0,5 ponto percentual. Em dezembro, na última reunião do ano, não há expectativa de redução da Selic, que encerrará 2019 em 5% ao ano, na visão das instituições financeiras pesquisadas pelo BC.

Na ata da última reunião, o Copom informou que poderia continuar reduzindo a taxa básica de juros nos próximos meses. “O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo [monetário, ou seja, corte da Selic]”. O colegiado ressaltou que “dados sugerem possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia brasileira, que tinha sido interrompido nos últimos trimestres”.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do banco para alcançar a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Neste ano, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Para o mercado financeiro, a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar abaixo do centro da meta, em 3,54%. Para 2020, a previsão também está abaixo da meta (4%), em 3,82%.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Para cortar a Selic, o Copom precisa estar seguro de que os preços estão sob controle e não correm risco de ficar acima da meta de inflação.

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião do Copom.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Histórico

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa Selic foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Nas reuniões seguintes, a taxa foi mantida nesse patamar.

Em outubro de 2016, foi iniciado um longo ciclo de cortes, quando a taxa caiu 0,25 ponto percentual para 14% ao ano.

O processo durou até março de 2018, quando a Selic chegou a 6,5% ao ano, e depois disso foi mantida pelo Copom nas reuniões seguintes, até julho deste ano, quando foi reduzida para 6% ao ano.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Bilionário Luciano Hang confirma nova loja da Havan em Imperatriz no Maranhão

Destacado

Havan é conhecida pelas suas lojas com fachadas similares à da Casa Branca e pelas réplicas da Estátua da Liberdade1.4K

O bilionário e presidente das Lojas  Havan,  Luciano Hang, anunciou em um comentário em seu Instagram, que fará uma visita a cidade de Imperatriz onde deve anunciar a instalação de mais uma filial das Lojas Havan. 

A Havan Lojas de Departamentos, ou simplesmente Havan, é uma empresa brasileira do setor varejista cuja matriz está instalada em Brusque (SC). A empresa é conhecida pelas suas lojas com fachadas similares à da Casa Branca e pelas réplicas da Estátua da Liberdade instaladas na frente da maioria das suas filiais.

A Havan comercializa artigos nacionais e importados no atacado e no varejo. Atualmente possui mais de 120 megalojas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco.

Luciano Hang,

O empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, entrou para a lista de bilionários da revista americana Forbes. Na posição 1.057, ele tem uma fortuna estimada em US$ 2,2 billhões. Com mais de 120 lojas no Brasil, a rede cresceu nos últimos anos abrindo unidades em cidades pequenas e médias.

Fundada como uma pequena loja de atacado de tecidos no dia 26 de junho de 1986, em Brusque, o nome Havan é a junção das sílabas iniciais dos nomes dos dois sócios-fundadores da empresa: Luciano Hang e Vanderlei de Limas.

Preso homem que matou desafeto a tiros

Destacado

Por: Da Redação15 de Setembro de 201954

A Policia Civil do Maranhão, através da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), deu cumprimento a mandado contra Petros Erkcs Homem dos Santos. Petros estava com um mandado de prisão por sentença definitiva, incurso no Art. 121°, par. 2°, inciso IV, C/C, a uma pena de 12 anos de reclusão, expedido pela 3° Vara do Tribunal do Júri.

O suspeito, que seria integrante de facção criminosa, tinha um desafeto de infância. Thiago Gonçalves dos Serra e Petros, no dia 19 de agosto de 2014, por volta das 20h, se encontraram na Avenida Santiago, no bairro Vila Vitória, na capital maranhense.

Sem qualquer discussão, Petros Erkcs sacou a arma e efetuou vários disparos contra a vítima, que não teve nenhum tipo de defesa e morreu no local do crime.

Após os tiros, Petros fugiu do local. A polícia realizou os procedimentos investigativos e pediu a prisão do suspeito, cumprida após a expedição do mandado.

Logo após o cumprimento da prisão definitiva, Petros foi encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas, onde inicia o cumprimento da pena pelo homicídio de Thiago, e ficará à disposição da Justiça.

PM apreende 11 motocicletas que participariam da romaria

Destacado

Os veículos apreendidos tinham descarga livre sem o silenciador, o que é proibido por lei

Por: Thayane Maramaldo

A Polícia Militar do Maranhão apreendeu, neste sábado (14), mais de 10 motocicletas que participariam da romaria para São José de Ribamar. No total, foram nove motocicletas apreendidas por infrações de trânsito e duas motocicletas recuperadas provenientes de furto. Um indivíduo foi conduzido à delegacia em posse de veículo furtado.

A ação de apreensão das motocicletas, realizada pelo Batalhão Tiradentes, teve o objetivo de coibir a participação de motocicletas adulteradas na romaria. Os veículos apreendidos tinham descarga livre sem o silenciador, o que é proibido pelo artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Cerca de 57 policiais participaram da ação, que aconteceu das 19h Às 01h, denominada de “Operação Inquietação”. Foram realizadas barreiras policiais na Avenida Jerônimo de Albuquerque para fiscalizar e combater as infrações. De acordo com informações policiais, as motocicletas apreendidas foram encaminhadas ao pátio do Detran.

Em Presidente Médici professor mata jovem com vários tiros após discussão em Bar

Destacado

Felipe de Oliveira Sousa, 25 anos, foi morto com vários tiros, em meio a uma violenta discussão com um professor,identificado como Romenigno Sousa Santos, no Bar da Vanusa na Rua São Benedito em Presidente Médici por volta de meia noite. 
Não foi informado os motivos da discussão entre os dois que resultou no assassinato.
A vítima ainda chegou a ser levado para o Hospital de Governador Nunes Freire, mas, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

Morre o cantor Roberto Leal aos 67 anos

Destacado

Roberto Leal morava na capital paulista havia alguns anos. Ele ficou conhecido pela música “Arrebita”.

ReproduçãoPor: Da Redação15 de Setembro de 2019

Morreu na madrugada deste domingo, 15, o cantor português Roberto Leal, aos 67 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, onde o cantor estava internado.

Roberto estava internado no hospital desde a última terça-feira, 10, após ter uma reação alérgica a um medicamento que tomou, informou a assessoria de imprensa do cantor. Leal estava tratando um câncer há dois anos.

As causas da morte não foram divulgadas. A assessoria também informou que, nas últimas horas, ele teve complicações em decorrência de uma insuficiência renal.

Roberto Leal morava na capital paulista havia alguns anos. Ele ficou conhecido pela música “Arrebita”.

Polícia prende três acusados de participação no assassinato de empresário em Buriticupu

Destacado

Polícia prende três acusados de participação no assassinato de empresário em Buriticupu

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na sexta-feira (13) a Operação Cobiça que prendeu três pessoas acusadas de assassinar o empresário goiano Edvalto Antônio Rodrigues, em julho no município de Buriticupu, localizado a 395 km de São Luís.

Foram presos Alex Cardoso Santos, a ex-esposa dele, Andressa Carvalho Dias e Hidelbrando Alves Lima Torres, conhecido como ‘Felipe’. A vítima, que era empresário, fornecia adubos e defensivos agrícolas a agricultores de soja em Buriticupu, e teve o corpo carbonizado após o crime.

A vítima era sócio de Alex Cardoso que trabalhava com a manutenção de máquinas agrícolas e realizava a intermediação dos negócios com os clientes de Edvalto. O empresário saiu em 13 de julho de Anapólis em Goiás para Buriticupu, para receber pagamentos no valor de R$ 600 mil de produtos que havia comercializado na região. Além do dinheiro, Edvalto receberia uma caminhonete como parte do pagamento.O empresário se hospedou em um hotel da cidade e foi até a casa do sócio para consertar peças que estavam quebradas do veículo. Após o término dos reparos, o empresário sumiu e deixou de fazer contato com a família. Seu corpo foi encontrado carbonizado por moradores da zona rural de Buriticupu, que alegaram ter ouvido disparos de arma de fogo.

As investigações

De acordo com a Polícia Civil, Alex e Hidelbrando foram interrogados logo após o crime. Durante os depoimentos, ambos alegaram que haviam deixado o empresário em um restaurante da cidade. Segundo a polícia, objetos pessoais da vítima foram recolhidos por homem que alegou ser funcionário de Edvalto. Investigadores pediram imagens das câmeras de segurança do hotel onde a vítima estava hospedada que mostraram Hidelbrando entrando no carro de Alex.

A polícia apreendeu celulares dos dois acusados e após uma busca, foram descobertas mensagens trocadas por Alex com um advogado, que não foi identificado, pedindo que ele falasse com Antônio Batista Figueiredo Filho, conhecido como ‘Declé’, para garantir que ele não contasse à polícia sobre o assassinato do empresário.

Em seguida, perícias realizadas no carro de Alex também constataram a presença de sangue no interior do veículo. Ainda segundo as investigações, Andressa Carvalho Dias, ex-esposa de Alex, foi a responsável de fazer as transações bancárias para Hidelbrando logo após o crime.

Antônio Batista Figueiredo Filho já estava preso por roubo e deve responder pela participação no crime. Segundo a polícia, as investigações continuam e o inquérito deve ser concluído em 30 dias.

PF MIRANDO: Auditoria do Ministério da Saúde aponta irregularidades em licitação de quase R$ 3 milhões em Paraibano-MA

Destacado

pf mirando auditoria do ministerio da saude aponta irregularidades em licitacao de quase r 3 milhoes em paraibano ma - PF MIRANDO: Auditoria do Ministério da Saúde aponta irregularidades em licitação de quase R$ 3 milhões em Paraibano-MA - minuto barra

Auditoria do Departamento Nacional do SUS identificou irregularidades em licitação de R$ 2.995.010,60 milhões da saúde de Paraibano.

Documento obtido pelo Blog do Neto Ferreira mostra que a Prefeitura realizou o Pregão Presencial SRP Nº 038/2017 para aquisição de medicamentos, material hospitalar e odontológico para atender as necessidades da Secretaria de Saúde. As fornecedoras vencedoras da licitação foram a Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos, Distrimed Comércio e Representações e Amazônia Distribuidora Eireli.

Ao anliasar a farta documentação, os auditores encontraram páginas rasuras e numeradas em duplicidade e sem sequência. Além disso, não há justificativa dos quantitativos utilizados como parâmetro para elaboaração da Solicitação de Abertura de Licitação, assinada pela Secretária Municipal de Saúde.

Os contratos também não possuem cláusulas que estabeleçam a obrigação, pela contratada, de manter as condições de habilitação durante a execução do mesmo.

Informações: Neto Ferreira