EURICO BORBA Salvando o Planeta

“Devíamos estar em pânico. E quando digo pânico, não quero dizer sair correndo e gritando. Quero dizer que precisamos sair da zona de conforto.”

Palavras de uma menina sueca – Greta Thunberg – de 16 anos de idade, inteligente, articulada, simples (não usa piercings ou tatuagens, os cabelos são normais arrumados com duas tranças), expõe o que pensa com uma bela fluência em inglês. Desde o final de 2018 faz greve na sua escola, todas as sextas feiras, postando-se na frente do Parlamento Sueco pedindo ações concretas dos políticos para “resolverem a crise ambiental e o aquecimento da atmosfera”.

Seu protesto espalhou-se por todo norte europeu com milhares de jovens participando – “Fridays for Future”.
Referindo-se às gerações mais velhas, Greta diz com todas as letras: “vocês nos traíram, nada fazendo para salvar o planeta. Ouçam os cientistas. Nós jovens assumiremos a causa”.

Greta já falou no Parlamento Europeu, no Parlamento Inglês, no Fórum de Davos e foi indicada, formalmente, para o Prêmio Nobel da Paz de 2019 – é o atual sucesso da imprensa europeia.
A mídia brasileira não toca no assunto nem na ação da menina sueca, fica apenas prestando atenção para as nossas mediocridades, vulgaridades, banditismos e corrupções, se esquecendo de que o nosso mundo está morrendo.

Vamos nós, a geração de velhos, nos juntar aos adolescentes e ir para as ruas exigir o encaminhamento de soluções para a crise ambiental, para o aquecimento da atmosfera. Estaremos lutando pela VIDA de nossos descendentes, os nossos netos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *