Hoje na História :Nasce Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na antiga Morávia (Checoslováquia), em 6 de maio de 1856. O médico neurologista é conhecido como o pai da psicanálise. Ele começou sua carreira se interessando pela hipnose e seu uso para tratar doentes mentais. Mais tarde, apesar de manter na terapia vários aspectos desta técnica, substituiu a hipnose pela associação livre e a análise dos sonhos, para desenvolver o que é conhecido como “a cura pela fala”. Tudo isto se transformou em ponto de partida da psicanálise. 

As hipóteses e métodos introduzidos por este médico foram polêmicos durante sua vida. Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose no tratamento de pacientes diagnosticados com histeria. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa teoria serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.

Ele também ficou conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica. Além disso também criou a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, por meio da escuta do paciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *